A linha que contorna os prédios em NOVA IORQUE virou um símbolo dessa cidade que encanta o mundo, SKYLINE, que em português significa A LINHA DO HORIZONTE, é um ponto importantíssimo no marketing de muitos arranha-céus.
Foto: Divulgação/ Rosana Cardin |
Que Nova Iorque tem essa referência todo mundo sabe, até essa padaria explorou o marketing com os arranha-céus .
O que ninguém sabia era a que existe uma disputa de marketing para entrar na linha do horizonte. A cada prédio icônico que surge com um arquitetura pra lá de ousada, todo o material de divulgação é feito na tentativa de emplacar uma nova SKYLINE.
legenda |
Isso fica mais claro com a chegada dos novos observatórios da cidade.
O Edge, a Plataforma de vidro, que pertence ao complex do Hudson Yards, inagurado em 15 de março de 2019, no West Manhattan com 395 metros de altura. O formato TRIANGULAR da Plataforma já encontrou espaço na silhueta da SKYLINE.
Foto: Reprodução |
Alem da Plataforma é possível subir um pouco mais no topo do prédio. No desafiador CLIMB, que em português significa “escalar”. Na parte superior do Triângulo.
O Summit, com seus tres andares de transparência, o One Vanderbuilt, e sua transparência nos tres últimos andares com uma antena e um elevador panorâmico. O formato já foi feito para ser reconhecido de longe.
Foto: Divulgação |
O novo WTC (World Trade Center) também já tem seu espaço herdeiro das Torres Gêmeas. Ele é inconfundível.
Todos oferecem visitas com experiências para mostrar o quanto cada um é importante pra cidade, mas sempre ressaltam seus valores estruturais e sua importância na skyline como uma fixação da marca.
Mas isso não é um privilégio dos empresários modernos. Essa disputa começou há quase 100 quando entre dois grandes visionários: Walter Chrisley, presidente da Chrisley Corporation e Raskob, da 40 Wall Street, Construtor do Empire State Building, ambos queriam o tītulo de construtor do maior prédio do mundo. E travaram uma briga.
Foto: Divulgação |
Ao saber um do projeto do outro os dois alteraram os desenhos originais tentando se superarem.
Quando soube que o EMPIRE STATE BUILDING teria 300 metros de altura o Chrysler Building acrescentou um antena no topo do prédio transformando o projeto em 319 metros, porém os engenheiros do Empire não deixaram barato e subiram o 300 para 381 metros.
Foto: Divulgação |
Para vencer a disputa e transformar o Empire State Building acelerou e foi construído em 13 meses e meio. E ganhou título permaceu por 40 anos até a chegada das Torres Gêmeas 1973 que com a antena mediam 526,3 metros.
Hoje a Skyline se mistura entre o novo e antigo, mas com o mesmo charme, esperando o que será que vem por aí.