Informes - GERAIS

Entenda como a ansiedade pode afetar a sua saúde bucal

16 de Agosto de 2022

Um grande problema que está presente na vida de diversas pessoas, é uma rotina muito acelerada, lotada de informações, o que causa o aumento de forma exponencial da ansiedade.

Atrelado a isso, podem surgir diversos problemas no organismo, não somente no quesito de saúde mental, mas podendo refletir até mesmo na bucal. Antes de falar sobre essa relação entre ansiedade e a saúde oral, é relevante sempre relembrar a importância que a higienização tem na vida das pessoas.

Foto: Freepik

Assim como as consultas de rotina, realizadas através de um plano odontologico empresarial, por exemplo, que serve para manter os dentes limpos e longe de complicações.

Dessa maneira, é pertinente entender que não basta apenas escovar os dentes, se não for realizada de maneira efetiva e em conjunto com os outros cuidados, inclusive com o resto do corpo humano, como o tratamento de ansiedade e outros transtornos.

Para problemas bucais, procure saber como funciona o plano odontológico da empresa.

Como a ansiedade afeta a saúde bucal

Como foi dito anteriormente, um problema muito grave que afeta a vida das pessoas, é esse ritmo acelerado, muito por causa da rotina lotada de trabalho e de pouco tempo vago.

Porém, isso a longo prazo, pode causar estresse acumulado, ansiedade e diversos outros problemas que influenciam diretamente no dia a dia das pessoas.

E o que muita gente não sabe, é que esse problema pode implicar em outras complicações para o corpo, inclusive para a cavidade bucal.

Caso apresente qualquer tipo de complicação nessa região, é importante consultar seu convenio odontológico para mei, se tiver um, pois pode cobrir diversos tratamentos.

Algo importante a se entender, é justamente como essa relação acontece, ainda mais que esse problema pode assolar diversas pessoas. Por isso, é pertinente conhecer como se dá essa ligação.

Um dos problemas que podem ser citados, é o bruxismo, que é quando os dentes superiores entram em conflito com os inferiores, de maneira voluntária ou não.

Sendo mais comum a forma involuntária, que ocorre quando se está dormindo, e pode ser tratada em um plano odontológico para cnpj.

Quando uma pessoa está em um estado acentuado de estresse, a ansiedade pode aparecer, e se manifestar de diversas maneiras.

Nesse caso, pode ocorrer até mesmo o bruxismo, o que pode danificar os seus dentes de forma involuntária sem que perceba, já que estará fazendo esse movimento sem que perceba.

Outra coisa que é muito comum em pessoas que têm ansiedade, é o ato de roer as unhas, o que pode causar danos à dentição.

Já que as unhas são de certo modo resistentes, então, podem causar pequenas lesões nos dentes, que podem ser resolvidas em plano odontológico pme, por exemplo, se tiver acesso.

A ansiedade também pode fazer com que seu sistema autoimune enfraqueça, ficando mais propenso a doenças, como:

  • Cáries;
  • Xerostomia;
  • Herpes labial;
  • Gengivite.

Dessa maneira, também é importante entender como se pode ter hábitos mais saudáveis, para evitar que esse tipo de problema aconteça. Além de também melhorar no quesito de saúde mental, que é fundamental para qualquer pessoa.

Como tratar e evitar esse tipo de problema

Agora que ficou mais fácil de se entender a relação entre ansiedade e problemas bucais, é pertinente também conhecer como evitar que esse tipo de complicação aconteça.

Agora, caso ocorra, é importante descobrir quais são os melhores métodos para cuidar da saúde mental e a bucal.

A primeira coisa a se falar, é sobre a saúde oral, que deve ser mantida em constante higienização, ainda mais em períodos em que o corpo fica com a imunidade baixa, que ocorre muito quando a pessoa está ansiosa, pois o estresse influencia muito.

Nesses casos, escove os dentes ao menos três vezes ao dia, dando ênfase no pós-refeição.

Além disso, se tiver alguma doença bucal, como é o caso da cárie, por exemplo, você também deve contar com a ajuda de um profissional odontológico.

Somente ele quem irá te passar os melhores tratamentos a serem realizados, além de também ajudar na hora da higienização ficar mais efetiva.

Quanto ao problema de ansiedade, embora seja muito difícil de contornar esse transtorno, ainda mais se a pessoa tiver uma agenda diária lotada, porém, existem pontos para serem feitos.

A primeira coisa que se deve fazer, é tentar realizar atividades extras, como uma caminhada ou uma prática de algum exercício físico, que ajuda muito no controle da ansiedade.

Por fim, o tratamento psicológico é indispensável, pois o profissional é o seu maior aliado quando se está ansioso.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Comentários
Assista ao vídeo