Business -

Cinco dicas para tornar o home office mais eficiente

9 de Agosto de 2022

O home office é uma tendência da atualidade, principalmente, devido a epidemia do Coronavírus, que gerou um isolamento social por quase dois anos.

Como o coronavírus provoca a Síndrome Respiratória Aguda, que pode levar o paciente até mesmo ao óbito, por isso, foi necessário um isolamento social completo. Onde a população mundial não podia sair de casa nem para fazer compras básicas, como itens de higiene e alimentos.

Foto: Freepik

O mesmo princípio foi aplicado em relação ao trabalho, onde apenas os serviços sociais continuam operando normalmente de forma presencial, como no caso das áreas da saúde, transporte público, dentre outros exemplos.

Muitas empresas fecharam devido a esse problema, mas algumas conseguiram contornar por meio da migração para os ambientes digitais e implementação do home office, até mesmo para monitorar rastreadores veiculares.

O home office já era algo praticado a uma décadas e difundido em diversos países, mas não tão usual como na época do isolamento social, onde essa prática foi maior empregada.

Após o desenvolvimento das vacinas às pessoas puderam aos poucos voltarem a sua rotina normal, entretanto, algumas adaptações feitas neste período continuaram sendo empregadas, uma delas é o home office.

Para auxiliar as pessoas a otimizarem o seu trabalho remoto, o objetivo desse texto é explicar o que é o home office, as vantagens em relação ao trabalho presencial e dar algumas dicas de como otimizá-lo.

O que é home office?

O home office é um termo em inglês que ao ser traduzido para o português significa escritório em casa, ou seja, é uma forma de trabalhar para uma empresa ou para outra pessoa de forma remota.

Não precisa ser necessariamente realizada em casa, há aqueles que preferem trabalhar em cafés ou em residencial de idosos, caso precise visitar algum parente idoso.

Tudo depende de ter ou não acesso à internet, basta estar conectado para realizar seu home office. 

Essa prática começou a ser realizada quando o uso da internet se popularizou, com o aumento da acessibilidade dos planos e do preço de dispositivos digitais, como o computador, notebook e smartphone.

De forma geral, a prática de home office é algo novo, assim como a internet, tendo surgido nos Estados Unidos, país onde o desenvolvimento de softwares e hardwares é algo grande e constante.

Como funciona o home office

Trabalhadores de todas as áreas do conhecimento podem praticar o home office, sejam eles autônomos ou com carteira assinada. Até mesmo um locutor de carros de som propaganda pode realizar as gravações em sua casa e apenas distribuir o áudio para os motoristas.

Basta ter acesso a internet e disciplina para desempenhar todas as atividades requeridas para o cargo, além de participar obrigatoriamente das reuniões, que são realizadas por web chamadas.

Para aqueles que possuem carteira assinada, a empresa tem a obrigação de fornecer os equipamentos e as condições necessárias para o trabalho do funcionário.

Pois, entende-se que esse funcionário deveria trabalhar nas dependências da empresa, com direto a tudo aquilo que está presente dentro do local.

Como isso não ocorre, a empresa deve fornecer condições dignas de trabalho. Por exemplo, o computador, cadeira de escritório, os periféricos, dentre outros exemplos.

Já os profissionais autônomos que prestam serviços terceirizados, têm a obrigação de ter esses equipamentos, até mesmo às persianas para evitar a entrega da iluminação indesejável.

De forma geral, a motivação e a disciplina para desempenhar as atividades remotas deve vir do próprio funcionário, que será contratado principalmente devido a essas características, que são muito importantes durante o trabalho remoto.

Os principais benefícios do home office

Apesar de ser uma prática relativamente nova, o home office já traz diversos benefícios em relação ao trabalho presencial, como:

  • Melhor qualidade de vida;
  • Menos tempo de deslocamento;
  • Mais tempo com a família e amigos;
  • Horários mais flexíveis;
  • Maior desempenho da equipe;
  • Equipe diversificada;
  • Economia;
  • Conforto;
  • Praticidade.

O trabalho remoto beneficia tanto as empresas quanto os funcionários, principalmente, aquelas que não possuem muito espaço disponível para comportar toda a equipe, como é o caso daquelas localizadas em grandes centros urbanos.

Outra vantagem para as corporações é a possibilidade de contratar funcionários diversificados, que estão espalhados até mesmo em outros países.

Esses funcionários vão ter um olhar mais amplo para solucionar problemas e auxiliar com ideias criativas, pois vão ter vivências diferentes.

Para os colaboradores, a principal vantagem é o aumento da qualidade de vida, pois não precisam passar horas no transporte público e no trânsito, podem passar mais tempo ao lado de seus familiares e amigos.

Esse funcionário vai ter mais tempo para investir em outras atividades, pois há casos de pessoas que passam cerca de 4 a 5 horas por dia dentro do transporte público.

Essa praticidade e conforto possibilita que as pessoas viagem e continuem trabalhando, possam fazer diferentes horários e entregar os projetos da mesma forma ou até mesmo de maneira mais eficiente.

Além disso, dá ao funcionário tempo para que ele invista em cursos de capacitação e se especialize em outras áreas, até mesmo na construção de portões deslizantes.

Dicas para fazer um bom home office

Para algumas pessoas, principalmente aquelas mais antigas e tradicionais, o home office é uma novidade cheia de incógnitas quanto o assunto é como aplicar no cotidiano.

Existem pessoas que não possuem disciplina para exercer um cargo em home office, mas que a sua área exige, como é o caso dos profissionais de tecnologia da informação.

Portanto, seguir algumas dicas para facilitar esse processo, como:

  • Ter uma rotina;
  • Fazer pausas;
  • Criar um ambiente adequado e agradável;
  • Ter metas bem delineadas.

Além disso, realizar reuniões constantemente, faz muita diferença nesse quesito.

Ter uma rotina

A palavra-chave para o sucesso do home office é ter disciplina, pois é ela que vai garantir a realização da rotina de trabalho. A rotina está presente em qualquer área de trabalho, até mesmo na dos despachantes.

Não basta apenas entregar os projetos, é necessário acordar na hora certa, se vestir para o trabalho de forma adequada e confortável e começar a desempenhar as atividades do cargo.

Além de sempre se alimentar na hora correta, pois ir fazer comida no meio do expediente pode reduzir o desempenho do colaborador.

Fazer pausas

Como de forma remota o funcionário irá ficar mais sedentário, pois não irá se deslocar para o trabalho, irá menos vezes tomar café e conversar com os colegas, as chances de adquirir problemas de saúde são maiores.

Portanto, é necessário realizar pausas frequentes, para dar uma esclarecida nas ideias ou até mesmo fazer ginástica laboratorial, aumentando a circulação sanguínea exercitando os músculos.

Criar um ambiente adequado e agradável

Ter um ambiente de trabalho adequado é essencial para desempenhar o home office, sendo imprescindível o uso de cadeiras de escritório confortáveis e outros itens que auxiliam os funcionários a não adquirirem doenças laborais.

Além disso, salas planejadas, uma boa iluminação e um ambiente decorado de acordo com os gostos do funcionário vão aumentar a sua produtividade.

Vale ressaltar a importância de separar os ambientes da casa, principalmente o quarto do escritório. É necessário ter um local diferente destinado para o descanso e para o trabalho.

Ter metas bem delineadas

O que vai guiar o funcionário para que ele tenha bons resultados é o delineamento de metas, que devem ser desenvolvidas pelo líder.

Uma série de aplicativos online são utilizados para organizar e traçar essas metas, sendo atualizados constantemente e mantendo toda a equipe informada sobre o que está sendo desenvolvido, entregue e o desempenho de cada colaborador.

Realizar reuniões constantemente

Às vezes durante o home office os funcionários não conseguem criar conexões com seus colegas de trabalho ou não aprendem o que está acontecendo de forma geral na empresa.

Para solucionar esse problema e aumentar a eficiência do trabalho, é necessário informar os funcionários em reuniões online periódicas, promovendo ambientes de socialização.

A socialização entre os funcionários é importante para que os vínculos afetivos sejam criados e a equipe trabalhe de forma unida e amigável. 

Considerações finais

Sendo assim, o trabalho remoto é uma tendência da atualidade e pode gerar a redução de custos para uma empresa, pois ela não precisa mais de grandes salas comerciais. Além disso, é algo que a maior parte dos funcionários qualificados procuram e podem escolher uma empresa em relação a outra devido a esse fator.

O home office agrega positivamente em todos os campos de atuação, portanto, cabe apenas ao empreendedor adotá-lo em sua empresa.

Dessa forma, é possível garantir a redução de custos e o aumento das vendas de qualquer produto, até mesmo de recarga de cartucho para impressora Lexmark.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários
Assista ao vídeo