Colaboradores - Patrícia Fernandes

Patricia Fernandes entrevista Dan Rosseto para o Cartão de Visita News

5 de Agosto de 2022

Nesta última terça-feira, dia 02 de agosto, participou da live do Cartão de visita News o diretor do espetáculo teatral “Feliz dia das mães”, Dan Rosseto

O prudentino Dan Rosseto, ator, dramaturgo, roteirista, diretor de cinema, entre outras designações artísticas, não para nunca! Aliás, como ele mesmo pontua: “Parar não é uma possibilidade”. E comprovando isso, ele está com duas produções a pleno vapor: a peça “Feliz Dias das Mães – A Comédia”, sob sua direção, com estreia marcada para o dia 8 de julho, no Teatro Morumbi Shopping, em São Paulo (SP). E a série "As Aventuras de José e Durval" - sobre a história de Chitãozinho e Xororó, para o Globoplay. “A série vai parar o Brasil e eu não poderia ser mais grato por ter sido chamado para ser um dos roteiristas dessa obra”, ressalta ele.

DAN QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER RIR NOS DIAS DE HOJE?

Rir melhora a resposta imunológica do organismo, estreita as relações sociais, atenua dores, diminui o stress, estimula o cérebro e aumenta a nossa qualidade de vida. O riso é inerente ao homem, assim como a arte. Através do riso, assuntos que poderiam ser difíceis de serem discutidos, são colocados num patamar de fácil compreensão.

FELIZ DIA DAS MÃES é a primeira comédia que escrevo para o teatro. O meu mantra artístico é: “produzir conteúdo é produzir realidade”. Nos últimos anos em que tenho desenvolvido a minha habilidade na escrita teatral, eu analiso a realidade como um “cotidiano devastador”. Este mesmo cotidiano nos assombra diariamente com mensagens absurdas, mas repletas de significados. Ao me sentar para escrever uma peça (levo anos da ideia até o ponto final), eu costumo reunir um volume grande de pesquisas para dar início a obra dramatúrgica.

O texto nasceu com o desejo de homenagear a minha mãe. Eu cresci numa família numerosa e vivi em ambientes onde habitavam pessoas diversas. Famílias numerosas guardam histórias (divertidas e trágicas) e muitos segredos. Aqui, eu me concentrei nas divertidas! Mas não se trata de uma biografia, apenas uma inspiração para a criação das personagens. De uma forma cômica, a família e suas relações com: a sociedade, a morte, a sexualidade, o casamento e a tolerância; é o fio condutor desta peça. 

Bom divertimento, boa reflexão!  Dan Rosseto (autor e diretor)

O espetáculo está em cartaz até o dia 28/08 no teatro Morumbi Shopping, às sextas e sábado às 20h e Domingo 19h. Os ingressos estão à venda pelo Sympla.com ou na bilheteria do teatro.

Fabio Câmara diretor de produção do Espetáculo, também falou ao Portal Cartão de Visita;

“Quando, em 2019, li o texto do espetáculo “Feliz Dia das Mães” fiquei muito animado, pois essa seria a primeira comédia que eu e Dan Rosseto produziríamos após mais de 8 anos de parceria teatral e umas 15 peças de drama encenadas.

Nosso primeiro pensamento foi: quem faria a personagem Dona Alma, a protagonista desta história? Após diversos nomes ventilados em nossas conversas, ele sugeriu o da atriz Iara Jamra e, assim, a convidamos para uma leitura. Vimos acontecer ali o casamento da atriz com a personagem, como se uma estivesse esperando a outra.

Para nossa felicidade, esse casamento ocorre no mesmo ano em que a brilhante atriz Iara Jamra comemora 40 anos de carreira dedicados ao Teatro, cinema e TV, sempre marcado por personagens que permeiam a memória afetiva de várias gerações. No meu caso, destaco a icônica boneca Nina do infantil “Rá-Tim-Bum” da TV Cultura e a divertida Lurdinha da novela o “Rei do Gado”, além de tantos outros.

Para essa celebração ser perfeita, fomos entender como seria produzir após o auge da pandemia, ainda no processo de retomada. Os cuidados a serem tomados por parte da nossa equipe e como trazer de volta o público nessa nova fase ajudarão a tornar novamente o Teatro um lugar dos encontros das pessoas, ideias e, no caso do espetáculo “Feliz Dia das Mães”, de muitas risadas.

Para isso contamos com uma espetacular equipe de mais de 30 profissionais ligadas diretamente ao projeto, fora outros tantos indiretos. Nós do setor cultural, além de oferecermos a nossa arte para as pessoas, somos responsáveis, também, por movimentar a economia da cidade, do estado e do país. Agradecemos aqui a todos os nossos apoiadores que acreditam em cultura e fizeram esse projeto existir. Investir em cultura é investir em um Brasil melhor, e esperamos que isso aconteça muito em breve”. Fabio Câmara (diretor de produção)

Para saber mais acesse:

Instagram: @felizdiadasmaes

                    @danrosseto

Para assistir a live na integra acesse o link abaixo;

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patricia Fernandes (@patriciafernandes.jornalista)

Comentários
Assista ao vídeo