Informes - Canal Jurídico

Ministro Barroso, do STF, será entrevistado no 17º Congresso da Abraji nesta sexta (5)

4 de Agosto de 2022

Encontro será realizado na FAAP, em São Paulo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), será entrevistado na versão presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo, nesta sexta-feira, dia 05, das 11h30 às 13h.

Ministro Luís Roberto Barroso | Foto: Divulgação

A entrevista será conduzida por quatro jornalistas especializadas em política, desinformação, eleição e ameaças à democracia. São elas: Cristina Tardáguila, diretora de Programas do ICFJ e fundadora da Lupa; Daniela Lima, apresentadora da CNN Brasil; Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora executiva do Estadão; e Patricia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo e diretora da Abraji.

Luís Roberto Barroso é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde junho de 2013 e foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2020 a fevereiro de 2022. Barroso nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em Direito Público e professor titular de Direito Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez mestrado na Yale Law School e pós-doutorado na Harvard Law School, duas universidades americanas que fazem parte da chamada Ivy League, instituições de ensino de maior prestígio nos Estados Unidos.

Autor de vários livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, fez pronunciamentos em defesa da imprensa, do papel do jornalismo como pilar da democracia, e da necessidade de punir criminosos que usam as redes para propagar informações enganosas na internet (fake news).

Para a vice-presidente da Abraji, Katia Brembatti, o Congresso é um espaço de provocação e reflexão para a sociedade. “Em 2022, essa discussão é mais do que necessária, com recorde de ameaças à imprensa, ataques aos profissionais, tentativas de cerceamento dos direitos constitucionais de apurar e publicar o que é de interesse público, e, claro, a disseminação em larga escala de conteúdo enganoso”.

Sobre o Congresso

Promovido pela Abraji desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece desde a última quarta-feira, dia 3, e vai até domingo, dia 7, de forma mista, com quase 100 atividades e mais de 200 palestrantes.

Sobre a Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) completa 20 anos em 2022. É uma associação sem fins lucrativos feita por e para jornalistas e tem como pilares a defesa das liberdades de expressão e de imprensa, do direito de acesso à informação e do aprimoramento do jornalismo para a sustentação da democracia.

Para além de seus projetos, a Abraji atua na proteção e segurança dos jornalistas por meio do Programa Tim Lopes e do Programa de Proteção Legal. Também investe na área de litigância estratégica e incidência por meio de redes nacionais e internacionais. Todo ano promove o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, um dos maiores eventos de jornalismo da América Latina.

Comentários
Assista ao vídeo