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​​​​​​​Site ou rede social: Três motivos de que você precisa para criar um site

28 de Julho de 2022

Criar um site esta cada vez mais acessível

Uma das melhores notícias dos últimos anos para empreendedores de todo o mundo foi a dos avanços tecnológicos no desenvolvimento de sites. Há já algum tempo que criar uma página online deixou de ser uma dor de cabeça e passou a estar acessível à generalidade das pessoas. Agora, através das plataformas de criação de sites de forma personalizada e descomplicada a partir de templates pré-feitos, sem a exigência de conhecimentos técnicos de programação, criar um site está literalmente à distância de um clique.

Foto: Divulgação/ Wix

 

É agora cada vez mais fácil para quem, em determinado ponto das suas vidas, considera uma boa ideia para si, para o seu trabalho ou para o seu negócio criar um site. Assim como passamos várias horas por dia em diversas páginas com as mais diferentes funcionalidades, também, por vezes, sentimos a curiosidade ou a necessidade de criar um site próprio.

São milhares de situações em que tal opção se justifica e faz todo o sentido. Qualquer negócio, independentemente da sua natureza, nos dias que correm, deve estar presente no segmento online. Mesmo os de venda de produtos ou serviços em espaços físicos, podem, e devem, simultaneamente vender ou ter presença online para exponenciar as suas vendas e divulgar o seu projeto.

Vamos conhecer os 3 motivos mais relevantes para criar um site e perceber o porquê de a criação destas plataformas ter sido a notícia com mais impacto dos últimos tempos para o comércio mundial.

Abrir o seu negócio online

No caso dos negócios, nos dias que correm, é absolutamente imprescindível criar um site que publicite os produtos ou serviços oferecidos, que divulgue o trabalho e as novidades e que crie uma relação com os clientes ou potenciais clientes.

Negócios tão díspares como o comércio, a restauração, os serviços de beleza e bem-estar, de desporto, de produtos financeiros, ou qualquer outro, todos têm a necessidade de estar presentes online para conseguirem aumentar as suas vendas, distinguir a sua oferta dos concorrentes através da divulgação dos preços e dos resultados e comunicando todo o tipo de novidades, ofertas e promoções.

Quem vende produtos exportáveis, como as lojas de roupa ou de produtos eletrónicos, ganha dimensão nas vendas, ao poder enviar os seus produtos para todo o país e para todo o mundo; os que oferecem serviços ou bens não-exportáveis e que necessitam de uma localização física para o fazer, como os cabeleireiros ou restaurantes, devem aproveitar a presença online para divulgar a qualidade dos seus bens e serviços, atraindo mais clientes aos seus estabelecimentos e servindo até para marcar reservas.

É cada vez mais raro encontrar uma loja, uma marca ou um estabelecimento sem site próprio que venda, divulgue ou comunique o seu trabalho.

Divulgar o seu trabalho ou obra

Outro dos motivos válidos para querer criar um site prende-se com os profissionais que pretendam promover o seu trabalho, obra ou serviços. Fora do âmbito das lojas ou marcas, falamos de profissionais ou grupos de profissionais que fornecem trabalhos ou serviços especializados ou artísticos e que pretendem criar um site online para expor os seus portfólios e assim angariar novos clientes pela qualidade e diferenciação.

Falamos, neste caso, de artistas, como fotógrafos ou escritores, de arquitetos, de designers, de cientistas, de freelancers ou de consultores das mais diversas áreas, de personal trainers e até de profissionais de reparações e pequenas obras domésticas.

Este tipo de sites inclui, por norma, a apresentação do profissional, a descrição das suas aptidões, o currículo profissional e, o mais importante, um portfólio multimídia rico e variado dos seus trabalhos ou obras.

Desta forma, estes serviços de criação de sites representam uma enorme mais-valia pela facilidade e acessibilidade financeira que oferecem, podendo até revelar-se fundamental para a captação de novas oportunidades de emprego e de negócio.

Comunicação Institucional

Fora do âmbito comercial, existem milhares de outras aplicações e funções para estes sites. Uma das mais fundamentais é a da comunicação institucional por parte de todo o género de entidades que têm por obrigação transmitir informação sobre a sua atividade à sociedade em geral e aos membros da sua comunidade em particular, e em que a criação de um site é o meio mais expedito e direto de o fazer.

Falamos de clubes e associações desportivas, de instituições, eventos ou salas de espetáculos culturais, de associações de cariz médico, social ou humanitário, de fundações, entre muitos outros… Estas entidades formam, em muitos casos, comunidades de sócios, filiados, utentes ou apenas interessados e têm uma necessidade concreta de comunicar resultados desportivos, agendas, programações, informações relevantes, novidades, e até, em muitos casos, criar espaços de discussão e partilha de experiências e ideias.

Mesmo nestes casos em cujo o intuito primordial não é a geração de receitas através da venda de produtos e serviços, as plataformas permitem integrar neste tipo de sites um modelo de loja ou bilheteira online, bem como mecanismos de doação de quantias, servindo todos os propósitos dos sites criados por este tipo de organismos.

Conclusão

Qualquer que seja o negócio ou projeto, criar um site já se tornou há muito uma ferramenta útil. Para quem quer vender ou divulgar o seu trabalho, uma página na internet tem o condão de chegar a um número muito extenso de potenciais clientes ou interessados, de aumentar os mercados de venda, de criar uma comunidade agregadora de troca de experiências e opiniões, entre muitas outras possibilidades que, no mundo digital, são praticamente infinitas.

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