Cultura - Teatro

Espaço Garganta recebe o espetáculo Viva Voz, que reflete sobre a vida de dois atendentes

28 de Julho de 2022

Entre os dias 14 de agosto e 2 de outubro, aos domingos, às 20h, o espaço Garganta recebe o espetáculo Viva Voz, escrito por Herácliton Caleb e dirigido por Marcos Gomes. A peça acompanha a trajetória de dois atendentes do turno da madrugada de um call center e seus dilemas até a chegada de um novo funcionário que altera o modo de se portar naquele lugar. 

Até que ponto o ambiente de trabalho pode suprimir as subjetividades dos funcionários?

“A pergunta surge em contraponto à realidade de muitas empresas, onde os trabalhadores têm suas subjetividades suprimidas por conta de uma rotina castradora e por um sistema que zela pela velocidade em detrimento de uma relação mais humana com o trabalho”, conta o dramaturgo Herácliton. 

“Seja na indústria manufatureira ou no ramo de atendimento, muitas vezes essa rotina impede que os trabalhadores se coloquem e se reconheçam uns nos outros, assim como também é parte da agenda o não fortalecimento de vínculos entre os pares”, completa.

“Escamotear as diferenças e peculiaridades de cada funcionário parece ser palavra de ordem em muitas empresas no Brasil. Muitas delas usam roteiros pré-definidos como um modo de otimizar o trabalho e aumentar a produtividade. Mas essa exigência parece ter fortes efeitos na psique humana: ao exigir que um ser pensante siga um conjunto de regras e bordões - e não questione nem empregue sua subjetividade -, a empresa provoca um apagamento do seu valor como sujeito e de sua sensação pessoal de bem-estar.”

E se em algum lugar - especificamente em um ambiente onde a comunicação é o centro - um episódio fugisse a essa constante? Um episódio que fosse uma espécie de catalisador de processos íntimos e interpessoais de expressão… Quais lugares poderiam atingir os funcionários caso suas subjetividades não fossem desestimuladas?

Viva Voz fala da vida dos não-heróis - pessoas comuns que viveram algo peculiar e transformador em um ambiente de trabalho. A obra trata de funcionários de um call center que, em plena central de atendimento, deram vazão às suas sensibilidades, encontrando brechas num sistema opressivo de trabalho. 

Enquanto processo artístico, a obra se alimenta das reminiscências de três trabalhadores dessas centrais de atendimento - o dramaturgo, o ator e o diretor trabalharam nessa função quando jovens - e propõe uma resistência sensível, uma ode à valorização das subjetividades e singularidades dos trabalhadores brasileiros, que resulta em “compartilhar alguma coisa de outra ordem”. 

Sinopse
No turno da madrugada de um call center, conhecido como o horário dos loucos, Marília e Pedro passam horas tentando burlar o tédio e a opressão até que um novo funcionário chega e propõe um outro modo de se portar no ambiente de trabalho.

Sobre o espaço Garganta

Aberto no final de 2021, o espaço é a nova sede do Grupo II de teatro, formado pelos dramaturgos Lucas Mayor e Marcos Gomes. Abrigar oficinas e peças em pequenos formatos cênicos, além de lançamentos, pocket shows e leituras, é a proposta inicial do Garganta. 

Localizado na Vila Buarque, próximo ao SESC Consolação e ao TUSP, o espaço já recebeu oficinas de artistas como Ester Laccava, Fernanda Dumbra, Ney Piacentini, as escritoras Cidinha da Silva e Aline Bei, o poeta e cronista Fabrício Corsaletti, a dramaturga e atriz Janaina Leite, além de ter promovido vários lançamentos de livros, como os dos escritores Marcelo Montenegro e Mário Bortolotto, além de coletâneas de peças dos dramaturgos Fernanda Rocha, Aramyz e Antonio Peyri.

Lucas Mayor e Marcos Gomes também mantêm um grupo de estudo de dramaturgia quinzenal no espaço, nas tardes de sábado, além de oferecerem semestralmente a oficina de dramaturgia Formas Breves, dedicada à escrita de peças de curta duração. 

Ficha técnica do espetáculo  

Texto: Herácliton Caleb 

Atuação: Daniela Schitini e Guilherme Dourado
Direção: Marcos Gomes
Produção: Herácliton Caleb
Sonoplastia: Marcos Gomes
Iluminação: Marcos Gomes
Figurinos: Lucas Mayor

Serviço - Viva Voz
Temporada de 14 de agosto a 2 de outubro - domingos às 20h.
Local: Espaço Garganta - Rua Doutor Cesário Mota Junior, 277 (sobreloja) – Vila Buarque – SP.  Próx. estação Higienópolis-Mackenzie do Metrô.
Capacidade: 20 lugares

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 45 min

Ingressos: Sympla (R$ 40 inteira e R$ 20 meia)

Comentários
Assista ao vídeo