Viver - Saúde

Trombose: quais são os fatores de risco e como tratar?

27 de Julho de 2022

Entenda as complicações que a formação de coágulos nas artérias e veias podem levar

A trombose, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma ou mais veias do corpo que dificulta ou obstrui a circulação do vaso sanguíneo.

Em 90% dos casos, a condição atinge os membros inferiores e causa grande desconforto, mas há o risco de um fragmento do coágulo se desprender e entrar na corrente sanguínea, em direção aos pulmões ou cérebro, provocando um quadro de embolia pulmonar ou AVC.

Existem casos em que o próprio organismo é capaz de dissolver os coágulos, porém também existem situações que o trombo se avoluma e bloqueia o fluxo sanguíneo, causando inflamações nas artérias e veias.

Identificar a trombose nem sempre é fácil, isso porque em muitos casos ela pode ser assintomática. Por isso é fundamental ficar atento a qualquer sintoma que o seu corpo possa apresentar como: enrijecimento da pele, dor, vermelhidão ou inchaço no local e veias dilatadas.

Existem alguns fatores de risco para o surgimento da trombose, como por exemplo:

- Histórico familiar;

- Alguns anticoncepcionais;

- Obesidade;

- Gravidez e parto;

- Medicações que interferem na coagulação do sangue;

- Ficar deitado ou sentado por muito tempo;

- Sedentarismo;

- Tabagismo;

- Idade avançada.

O tratamento da trombose varia conforme a gravidade e tipo. No caso da trombose venosa, medicamentos anticoagulantes podem ser utilizados juntamente com a terapia de meias de compressão. A SIGVARIS GROUP, empresa global com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica possui em seu portfólio meias de compressão que auxiliam no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático venoso do sangue para o coração. Com isso, não ocorre o acúmulo de sangue na região inferior das pernas, permitindo uma nítida melhora na circulação promovendo conforto e bem-estar.

Comentários
Assista ao vídeo