Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Prêmio Roquette Pinto tinha um dos maiores investimentos da TV Record

4 de Dezembro de 2013
Troféu Roquette Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Prêmio Roquette Pinto nasceu em 1950 para valorizar os melhores profissionais do rádio brasileiro, e foi criado pelo apresentador e produtor de TV Blota Junior (1920-1999).

A primeira entrega do prêmio aos profissionais de televisão aconteceu em 16 de dezembro de 1952 e a última edição do mesmo aconteceu em 1980. Na apresentação estavam o casal Blota Junior e Sonia Ribeiro (1930-1987) que comandavam a noite de festa com muita elegância e competência.

Entre os primeiros premiados estavam Dionísio de Azevedo, Cassiano Gabus Mendes, Lima Duarte, Lia de Aguiar e Wálter Stuart, todos pertencentes ao elenco da TV Tupi. 

A partir do inicio dos anos 1960, a premiação passou a ser transmitida ao vivo pela TV Record e se transformou em um show de várias horas com os melhores artistas da época e que pertenciam ao grandioso cast da emissora paulista.

O investimento da TV Record para cada entrega do Prêmio Roquette Pinto, que era dominado pelos artistas da emissora nas mais variadas categorias, chegou a ser de 100 milhões de cruzeiros novos, que era uma verdadeira fortuna na época.

A TV Record transformou a entrega do prêmio em uma grandiosa festa e em uma disputa acirrada entre as várias equipes de produção da emissora, já que cada uma se ocupava de um parte do programa.

Sônia Ribeiro e Blota Júnior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os nomes que faziam parte do elenco da emissora paulista eram requisitados e “forçados” por contrato a participarem da cerimônia do Prêmio, o que trazia para a TV Record altos índices de audiência. Mas a grandiosidade do programa, que chegava a ter mais de três horas de duração e tentava imitar os shows da Broadway, foi aos pouco cansando o público no decorrer da década de 70.     

Na próxima semana: Um cafona fazia sucesso nas noites da Globo.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo