Cultura - Teatro

Cia. Articularte estreia novo espetáculo infantil pelo programa de Fomento ao Teatro: Farol de Cores

22 de Julho de 2022

Grupo cria instalação artística para crianças e estreia novo espetáculos de teatro de sombras

A Cia. Articularte de Teatro de Bonecos estreia seu novo espetáculo Farol de Cores (Anita e Di), a partir da magia do Teatro de Sombras, encenando artes das infâncias, com desenhos, pinturas e jogos de Anita e Di, que serão futuros modernistas. 

O espetáculo é encenado com uma novidade delicada de animação, através de bonecos construídos em formato de linha única, com as magias do teatro de sombras. A trama apresenta uma personagem divertida, com muitas ideias inventivas entre desenhos e pinturas. A menina Anita e seu amigo vizinho Di, adoram construir brincadeiras insólitas, transformando objetos e utensílios em esconderijos improváveis. A construção da torre de um novo farol em seu vilarejo costeiro aguça e desperta ainda mais a criatividade das duas crianças. Com seu magnetismo, o farol também acaba revelando seres encantados do mar, trazendo ainda mais aventuras surpreendentes para Anita e Di. Assim eles pintam e bordam diante de um farol que será encantado de cores.

O novo trabalho faz parte das comemorações do centenário da icônica Semana de Arte Moderna de 1922 com uma programação especial para crianças e familiares. Trata-se da ocupação 100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final, que tem a proposta artística de mostrar para as crianças a importância do movimento modernista para a nossa cultura e, por meio da arte, ampliar os horizontes culturais do público. Tudo pode ser visitado e conferido no CCSP – Centro Cultural São Paulo, de 30 de julho até 14 de agosto, com apresentações gratuitas dos espetáculos aos sábados e domingos, sempre às 15h30.

“Lançamos o nosso manifesto e projeto 100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final porque nossas artes podem estar em processo de enfraquecimento. Nossa cultura indígena vem perdendo horizontes ao longo do tempo, nosso folclore está mais raquítico, nossa cultura caipira vem perdendo referências, nossa cultura regional está se aculturando. Tudo, ou quase tudo está compactuando para que nossas artes sejam proteladas, quem sabe para se tornarem somente datas comemorativas. Por isso, a Cia. Articularte arregaça suas mangas para dedicar cada segundo de seus trabalhos para agitar nossas artes, sempre com mais ações, mais atenção e atitudes artísticas de formação para pequenos indivíduos e cidadãos”, afirma o diretor Dario Uzam. 

Programação

Criada pelo conceituado diretor e cenógrafo Kleber Montanheiro, a Instalação Artística Modernista transforma quatro espaços do CCSP em ambientes artísticos em que as crianças podem ter contato com a atmosfera da Semana de Arte Moderna de 1922. Foi montado também um miniteatro com 45 lugares, que imita a arquitetura em miniatura do Theatro Municipal de São Paulo, onde ocorreu esse evento histórico há um século. 

É nesse miniteatro que os pequenos assistirão a estreia e temporada de Farol de Cores (Anita e Di). Pelo mesmo palco, já passaram três espetáculos de teatro de bonecos: A Cuca Fofa de Tarsila, O Trenzinho Villa-Lobos e Portinari Pé de Moleque, que compõem a Trilogia Modernista. 

A ocupação conta ainda com a série “Debates do Século das Cores”, uma série de conversas online com os descendentes de Cândido Portinari, Heitor Villa-Lobos (será dia 26/07, às 19h). O Debate online do próximo mês será realizado no dia 09 de agosto, às 19h, com descendentes de Anita Malfatti e Di Cavalcanti, e mediados por provocadores de conhecimento histórico artístico, além de convidados da classe teatral como o crítico Dib Carneiro Neto. O primeiro debate Modernista com Tarsilinha do Amaral foi realizado em 28 de junho, às 20h.

Já as próximas Oficinas Artísticas de Treinamento para a classe teatral e interessados serão dois workshops sobre “Mímo Corpóreo”, ministrado por Victor de Seixas, nos dias 27 e 28 de julho, das 14h às 18h.                            No próximo mês acontecerá a oficina “Clown com Bonecos” com Cida Almeida, nos dias  10 e 11 de agosto, das 14h às 18h. Já foi realizada com sucesso uma Oficina de “Bufonaria”, ministrada por Allan Benatti, nos dias 29 e 30 de junho.

Toda a programação do projeto “100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final” poderá ser conferida nos sites do CCSP (centrocultural.sp.gov.br) e da Cia. Articularte (www.articularte.com.br).

Espetáculo:

Farol de Cores

Um espetáculo encenado com uma novidade delicada de animação de teatro de sombras, com bonecos construídos em formato de Linha Única. A trama apresenta uma personagem divertida, com diversas ideias inventivas entre desenhos e pinturas. A menina ANITA e seu amigo vizinho, Di, adoram construir brincadeiras insólitas, transformando objetos em esconderijos improváveis. A construção da Torre de um novo Farol em seu vilarejo aguça e desperta ainda mais a criatividade das duas crianças. E também acaba revelando seres encantados do mar, trazendo ainda mais aventuras surpreendentes para as crianças Anita e Di. 

Ficha Técnica

Direção e texto: Dario Uzam | Elenco: Surley Valério, William Lobo, Flavio Borzi, Roberta Turro (Suplente: Renato Bego) | Bonecos: Surley Valerio | Trilha sonora: Pesquisa e edição de Raul Teixeira e Cia. Articularte | Iluminação: Eric Valerio e Dario Uzam | Desenho dos Bonecos: Hernandes de Oliveira | Ilustrações: Victor Grizzo | Duração: 40 minutos | Indicação: a partir de 4 anos

Apresentações: 30, 31/07 (16h); 06 e 07/08 (16h), 13/08 e 14/08 (16h).

Ficha técnica do projeto

100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final

Coordenação Geral: Dario Uzam

Coordenação de Bonecos e Figuras Animadas: Surley Valerio

Criação e Produção da Instalação: Kleber Montanheiro

Direção de Produção:  Deborah Corrêa

Realização e produção: Cia Articularte Teatro de Bonecos

Atores: Surley Valério, William Lobo, Flávio Borzi, Roberta Turro, Tânagra Andria, Renato Bego.

Direção e texto: Dario Uzam 

Bonecos: Surley Valério 

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Serviço

100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final

CCSP – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Quando: 04 de julho até 14 de agosto. 

Visitas à instalação: até 20 minutos antes de cada espetáculo.

Espetáculos: sábados e domingos, às 16h.

Ingressos: grátis, distribuídos 30 minutos antes de cada sessão

Programação: disponível nos sites do CCSP (centrocultural.sp.gov.br) e da Cia. Articularte (www.articularte.com.br)

Cia. Articularte - Redes Sociais:

www.facebook.com/cia.articularte/ 

www.instagram.com/cia.articularte/ 

www.youtube.com/user/ArticularteDario/videos 

https://br.pinterest.com/dariouzam/cia-articularte 

Comentários
Assista ao vídeo