Viver - Saúde

Como o inverno pode prejudicar a sua saúde bucal

19 de Julho de 2022

Há quem diga que o inverno é a melhor época do ano, mas muitas pessoas não sabem que essa estação pode trazer alguns problemas para sua saúde bucal. Dessa forma, entenda mais sobre o assunto.

Foto: Freepik

Xerostomia

A síndrome da boca seca, também conhecida como a xerostomia, é uma condição associada à baixa produção de saliva pelas glândulas salivares que ocasiona a boca seca. Ela pode gerar desconfortos, interferência na fala, na deglutição, além de dificultar o uso de uma prótese dentaria e causar o famoso mau hálito.

Além disso, ela também pode prejudicar a higiene bucal ao provocar uma diminuição do pH oral e um aumento das bactérias.

Saliva

A saliva tem um papel importante na manutenção da saúde bucal, mantendo a lubrificação. Portanto, a falta dela pode resultar no aumento do número de cáries e infecções dentárias, causando até mesmo a perda de dentes. Nesse caso, é necessário o implante dental.

Por isso, é importante diagnosticar a xerostomia rapidamente e prevenir o desenvolvimento de todos esses problemas.

O que causa a boca seca?

Uma das principais causas, é a exposição dos lábios nos tempos frios. Isso pode causar o ressecamento da mucosa bucal.

Dessa maneira, pode se afirmar que uma das maiores causas para a boca seca é o frio.

  1. Medicamentos

Os medicamentos também podem ser colaboradores para causar a boca seca, principalmente aqueles que são utilizados para algumas doenças, como:

  • Alergia;
  • Sintomas de resfriado;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Psiquiátricos.

Todos os remédios para essas doenças podem causar boca seca. Por isso, é sempre importante ser acompanhado pelo dentista.

  1. Tratamento de câncer

Alguns pacientes que estão em tratamento de câncer também podem sofrer deste mal, por conta da radiografia, porque ela atinge as glândulas salivares.

A sinusite pode causar dor de dente?

É bem comum que as pessoas estejam com a sinusite atacada no frio, e com isso, pode gerar uma dor no dente como um dos sintomas. Isso acontece quando a sinusite acomete o seio maxilar, que fica próximo ao nariz de cada lado do rosto.

Essa é uma cavidade óssea oca preenchida pelo ar. Com isso, quando ela fica cheia de secreção, pode acontecer um estímulo nas raízes dos dentes pré-molares ou molares.

Dessa forma, isso pode gerar uma sensação de dor na arcada dentária.

Bebidas mais consumidas no inverno que contribuem para dentes amarelados

Como no inverno as temperaturas sempre estão baixas, é comum que as pessoas aumentem o consumo de algumas bebidas e assim, elas podem deixar os dentes amarelados, gerando a necessidade de um clareamento dental.

Dessa maneira, veja quais são as bebidas que podem ser piores para a saúde bucal.

  1. Vinho, Café e chá

É comum que as pessoas gostem de frequentar lugares mais rústicos e reservados nos climas mais frios.

Possivelmente, as bebidas mais servidas nestes ambientes são vinho, chá e café.

Essas bebidas são muito consumidas no tempo de inverno para aquecer as pessoas, mas como são extremamente pigmentadas, podem ocasionar o amarelamento dos dentes.

Essa pigmentação amarelada pode ser corrigida através de procedimentos estéticos, como uma lente de dente.

Aumento do consumo do açúcar no frio pode gerar cáries

A cárie é uma doença multifatorial, ela acontece por diversos fatores relacionados. Ela é uma desmineralização como se fosse uma corrosão do dente. Nos dentes existem bactérias que colonizam eles, e quando chega o alimento, principalmente os açúcares, essas bactérias se multiplicam de forma descontrolada.

Assim, elas vão crescendo e formando um biofilme bacteriano que é a famosa placa bacteriana. Essas camadas de bactérias, começam a produzir ácidos e eles vão correndo para a superfície do dente.

É importante que a cárie seja identificada no seu estágio inicial, em que será possível ser resolvida com uma restauração. Caso ela esteja em um estágio avançado, poderá ocasionar até mesmo a perda de dentes.

Em ocasiões da perda de dente, o paciente será encaminhado para a colocação do implante dentário. Após o tratamento, o paciente conseguirá ver a diferença do implante dentário antes e depois.

Como prevenir esses riscos?

É sempre importante visitar de forma regular o dentista e saber o que consumir nas estações certas para evitar problemas bucais. Quando a boca fica seca pelo frio, automaticamente a pessoa passa a língua sobre os lábios. Porém, isso pode ser prejudicial, ferindo-o ainda mais.

É fundamental quando o inverno chegar, começar a hidratação dos lábios com hidratantes para a boca. Se houver alguma dúvida de qual o ideal, consulte um especialista para uma melhor orientação. Além de tudo isso, mantenha sempre uma alimentação saudável, diminuindo o consumo de bebidas ricas em açúcar.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Comentários
Assista ao vídeo