Viver - Saúde

Câncer de cabeça e pescoço é responsável por 20 mil mortes ao ano no Brasil

18 de Julho de 2022

Com altas chances de cura na fase inicial, cerca de 76% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, dificultando o tratamento e aumentando os riscos de óbito pela doença

Considerado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) um dos tipos mais incidentes, o câncer de cabeça e pescoço foi responsável por mais de 20 mil mortes no Brasil no ano de 2019, com estimativa de mais de 685 mil novos casos por triênio no mundo.

Conforme a Dra. Beatriz Cavalheiro, cirurgiã de cabeça e pescoço da Rede de Hospitais São Camilo SP, o maior desafio é a falta de informação sobre a doença, levando a diagnósticos tardios. 

Segundo dados da entidade, mais de 75% dos casos são diagnosticados já em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade. Cânceres de cabeça e pescoço são considerados aqueles que acometem as regiões da cavidade oral, faringe (garganta), laringe e cavidade nasal, bem como a pele, glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região, além da glândula tireoide.

A especialista frisa que no Brasil, os cânceres de boca são os quintos mais frequentes entre homens, enquanto os de laringe estão em oitavo lugar. Já entre as mulheres, o câncer de tireoide é o quinto mais prevalente (e o quarto no estado e na cidade de São Paulo), com quase 12.000 novos casos no ano de 2020, de acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde.

“A prevenção é nossa mais importante ferramenta no combate ao câncer e, o diagnóstico precoce, um importante recurso para sua cura. Por isso, é fundamental a não exposição aos fatores de risco, a realização de exames preventivos e estar atento aos sintomas da doença”, reforça.

Ela explica que, entre os principais indícios, estão lesões e sintomas que não se resolvem ou cicatrizam no período de duas semanas, como feridas na pele, lesões nos lábios, boca e garganta (vermelhas ou brancas, como aftas); rouquidão e alteração do timbre vocal (voz anasalada, por exemplo) e dor ou incômodo ao engolir. Deve-se atentar também ao surgimento de nódulos no pescoço, mesmo que indolores, além do amolecimento dos dentes e sangramentos na região.

Fatores de risco

A médica destaca que, além de tendências familiares e a exposição à radiação, não se têm evidências precisas acerca dos fatores de risco para o desenvolvimento do carcinoma papilífero da tireoide, o mais frequente a acometer essa glândula (90%). Na maior parte das vezes, o prognóstico é excelente e não há sequelas quando o paciente é adequadamente tratado. Existem, porém, variações mais agressivas do câncer da tireoide, mas passíveis de tratamento.

Geralmente, existem alguns agravantes para o surgimento do câncer de cabeça e pescoço, como: 

- Exposição solar

O tipo de câncer mais frequente na região é, por sua vez, os tumores de pele, especialmente em regiões do corpo expostas ao sol sem proteção. Há relação com a exposição solar crônica, de longa data, bem como queimaduras solares agudas. Esses são mais preocupantes quando próximos aos orifícios naturais como boca, nariz, olhos e orelhas.

- Tabagismo e ingestão de álcool

Já os cânceres que acometem o revestimento da boca, garganta e laringe (trato aéreo-digestivo alto) são, na maior parte das vezes, representados pelo carcinoma epidermoide.  O consumo de álcool e fumo (inclusive o tabagismo passivo) estão entre os principais fatores de risco para essas lesões, além da má higiene oral, traumas locais de repetição como aqueles ocasionados por dentaduras mal ajustadas e dieta pobre em frutas e verduras, alerta a cirurgiã. 

O hábito de fumar pode aumentar em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver a doença. Esse risco multiplica-se em associação com ingestão excessiva de bebidas alcóolicas.

- HPV (Papilomavírus humano)

O vírus pode participar do desenvolvimento de tumores malignos na boca e, especialmente, na orofaringe, que inclui a base da língua (porção mais posterior), as amígdalas, as partes laterais e posterior da garganta. A sua via de transmissão é sexual.

- Exposições a substâncias

Pessoas que trabalham no setor industrial e de construção e são expostas a substâncias químicas, especialmente derivados do petróleo, pós de madeira e têxteis, entre outros, podem ter um risco maior de desenvolvimento de cânceres do revestimento da via aéreo-digestiva alta.

“A indicação para este público é seguir com consultas preventivas periódicas e estar atento a sinais e sintomas iniciais”, orienta Dra. Beatriz.

Prevenção

De maneira geral, a adoção de bons hábitos e prática regular de atividades físicas são ações que podem contribuir significativamente para a prevenção de inúmeras doenças, inclusive do câncer.

A especialista do Hospital São Camilo SP recomenda a realização de visitas anuais ao dentista, atenção ao próprio corpo e consulta a um cirurgião de cabeça e pescoço em casos de evidências como as citadas acima, além de:

- Manter a higiene bucal em dia;

- Não fumar (cigarro, charuto, cachimbo, maconha, narguilé) ou mascar tabaco;

- Evitar consumo excessivo de álcool;

- Usar protetor solar adequadamente (importante replicá-lo durante o dia e não esquecer das orelhas), inclusive em dias sem sol, bem como chapéus e óculos escuros;

- Realizar exames preventivos da tireoide;

  • Vacinar-se contra o HPV e usar preservativos nas relações sexuais.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo

As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade São Camilo Oncologia, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.

Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.

No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.

Siga o Hospital São Camilo nas redes sociais: @hospitalsaocamilosp

Comentários
Assista ao vídeo