Cultura - Teatro

Diário de Pilar na Grécia, espetáculo premiado estrelado por Miriam Freeland, estreia temporada

18 de Julho de 2022

Peça acompanha aventura da protagonista enquanto fala de coragem e amizade. Montagem reúne elenco original nos palcos da capital paulista após sucesso em Portugal. Adaptado do livro de Flavia Lins e Silva, autora também do sucesso DPA - Detetives do Prédio Azul

Com muitos prêmios na bagagem e uma temporada internacional, o espetáculo Diário de Pilar na Gréciadesembarca em São Paulo no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, no dia 6 de agosto. Idealizado e estrelado pela atriz Miriam Freeland, é a primeira adaptação para o teatro de um dos selos literários mais vendidos nopaís, a série Diário de Pilar, da escritora Flavia Lins e Silva, com mais de 600 mil leitores. No elenco também estão Roberto BomtempoPedro Monteiro, Leandro Baumgratz, Alexandre MofatiViviana Rocha e Symone Strobel, que assina a adaptação e direção. A peça segue em cartaz até 11 de setembro, com sessões aos sábados e domingos, às 15h. 

A comédia infantil conta a história de Pilar, uma menina aventureira e curiosa. Ela mora com a mãe e o avô Pedro. Não conheceu seu pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida antes mesmo dela nascer. Um dia, seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela, morrendo de saudade, resolve viajar também. Mas logo depois recebe a notícia que seu avô não voltará mais de lá. Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Ao embarcar para a Grécia em sua rede, vive histórias incríveis acompanhada de seu amigo Breno e de seu gatinho Samba.

Assim como sua protagonista, a peça também viajou. Ela estreou em 2018 no Rio de Janeiro, quando ganhou importantes prêmios: melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor texto adaptado no Prêmio CBTJ de Teatro para Crianças; e melhor espetáculo, melhor atriz e melhor ator no Prêmio Botequim Cultural.

Depois disso, ganhou uma montagem em Portugal, com um elenco misto de brasileiros e portugueses, e foi muito bem recebida no país europeu. Além das sessões comerciais, no Brasil, a produção apresentou a peçapara alunos de escolas públicas e ONGs, e Miriam visitou mais de 40 escolas para promover também um bate-papo sobre a série de livros e o fomento da literatura infantil. Agora, quatro anos depois da estreia, ela volta ao Brasil com o elenco original.

A peça é um convite para que o público embarque junto com a protagonista. Com um texto leve, ágil e divertido, ela conta histórias e curiosidades sobre a civilização e a mitologia gregas, seus deuses e heróis mais famosos. Mas também convida a uma jornada de introspecção e sentimentos e ensina o valor da amizade e da coragem.

“Eu me apaixonei pelo livro quando a minha filha mais velha, que tem 23 anos, estava com 10, e nós iríamos fazer uma viagem longa sozinhas. Achei que Diário de Pilar na Grécia poderia ser nosso grande companheiro de viagem e inspirar a Maria Helena. Durante a viagem, quando estava lendo pra ela na cama de noite, aquela coisa de mãe e filha, eu simplesmente comecei a chorar e ela também. A gente ficou emocionada com a história. Não posso dar spoiler, mas foi assim que eu me encantei”, conta.

A autora do livro, Flávia Lins e Silva, também é a escritora por trás do fenômeno infantil DPA - Detetives doPrédio Azul, com adaptações exitosas para o cinema e a televisão. “Flávia Lins e Silva é uma autora extremamente sofisticada. Ela expõe em suas obras uma rica pesquisa e oferece ao seu público possibilidades de conhecimento e acesso raro na literatura brasileira atual”, diz Freeland.

A atriz se tornou fã da série e comprou a coleção inteira. Se aproximou da autora quando ela foi assistir a uma peça que Miriam e Bomtempo protagonizavam. Freeland tinha muita vontade de transformar o Diário de Pilarem um projeto audiovisual. Foi durante uma prática budista, em 2015, que veio a ideia de criar então uma peça. Com carta branca da escritora, Miriam resolveu ela mesma produzir o espetáculo, com a ajuda da educadora e diretora Symone Strobel. “Foram três anos para captar recursos porque eu acreditava que o projeto precisava de um investimento grande para que a gente pudesse criar o mesmo encantamento que o livro cria no leitor”, conta.

O maior desafio de adaptar a história para os palcos foi condensar toda a história. “Conseguimos manter a essência, emoção e o humor que a história tem, a forma pilaresca de viver, que é alegre, otimista e corajosa”, diz Freeland. Para ela, é justamente essa lição de vida da protagonista que faz tudo valer a pena. "Ela não paralisa diante dos medos e das dificuldades. Ela tem fé e vai à luta é uma heroína. A história é uma saga de herói. Eu brinco que esse personagem tocou em mim num lugar que eu acho que o mundo precisa, que é pensar num futuro melhor e não ficar paralisado diante dos medos e das inseguranças que a vida tem.”

Para criar este mundo mágico no palco, a diretora desafiou a cenógrafa Natália Lana e o técnico de luz Felipe Lourenço a montarem tudo apenas com elementos teatrais, sem trabalhar com projeções ou outros artifícios. “A gente queria que tivesse uma luz bem poderosa, que tivesse efeitos. Porque viajar para a Grécia no teatrocom uma rede mágica, andar num cavalo Pegasus e voar pelos ares até o Olimpo não era fácil, né? A Natália foimuito feliz com o cenário dela, muito criativo e muito bonito esteticamente”, conta. Além disso, o cenáriotambém conta com ilustrações originais do livro, assinadas pela Joana Penna. “É como se a criança tivesse asensação de realmente estar ali num 3D, com a visão de que o livro está realmente se abrindo diante do espectador. E mesmo quem não conhece fica muito encantado.”

A idealizadora destaca que a história, apesar de acompanhar personagens infantis, tem ensinamentos para toda a família. “Como mãe, eu queria muito provocar e atrair os pais, que os adultos que estivessem na plateia embarcassem no humor e também na emoção que o espetáculo promove. E a gente comprovou, tanto no Brasil quanto em Portugal, que ele tem essa força.”

Ficha técnica:

Texto: FLávia Lins e Silva. Ilustrações: Joana Penna. Adaptação e DireçãoSymone Strobel. Elenco: Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Pedro Monteiro, Symone Strobel, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati e Viviana Rocha. Trilha sonora e músicas originais: Kleiton & Kledir. Co-produção: Tatiana Trinxet. Cenário: Natália Lana. Figurino: Bruno Perlatto. Iluminação: Felipe Lourenço. 

Serviço:

Diário de Pilar na Grécia

Estreia dia 6 de agosto de 2022, sábado, às 15h.

Temporada: 6 de agosto a 11 de setembro - Sábados e domingos, às 15h.

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$40 (meia-entrada).

Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.

Capacidade: 769 lugares.

TEATRO DAS ARTES – Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970, Loja 409, Pinheiros, São Paulo, SP.

Bilheteria: De terça a domingo, das 13h15 às 20h. 

Vendas online pelo site Sympla. Informações: (11) 3034-0075.

http://teatrodasartessp.com.br/peca/diario-de-pilar-na-grecia/

ATENÇÃO

Obrigatória a apresentação do passaporte da vacina com pelo menos 2 doses.

Comentários
Assista ao vídeo