Cultura - Música

PlayVinil lança CD CardioRuído

3 de Dezembro de 2013

O PlayVinil lança o CD Cardioruído com show na Fnac RibeirãoShopping, no próximo dia 6 de dezembro, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A banda, que já está na estrada há cinco anos, apresenta uma versão mais madura do pop music e do pop rock que defende.

Cardioruído traz uma nova batida afinada com  a evolução dos músicos, depois de dois anos do lançamento do primeiro CD. O estilo mistura pop music com levadas de rock´n roll e vem com uma proposta ousada de ritmos, letras e arranjos – fruto do suor dos integrantes da banda durante 10 meses, numa densa rotina de ensaios e inúmeras sessões de gravação, pós-produção, mixagem e masterização.

Sobre o nome do álbum, a explicação é simples: “Produzir o CD nos fez entender que assim como os tecidos e órgãos se unem formando um só corpo, construir um trabalho exige a harmonia entre as pessoas que o envolvem. Extraímos todo o som que corre nas veias”, explica Victor Grili, baterista da banda. Traduzindo, Cardioruído representa “o som que vem do coração”.

O compasso da criação coletiva – há composições de todos os integrantes no cd - resultou em 11 faixas, sendo 10 músicas inéditas e uma releitura do sucesso O Tempo Não Para, de Cazuza e Arnaldo Brandão, que ganhou as paradas nos anos 1980. A banda gravou tambémEla É Demais de autoria dos músicos Gordo Lima e Duda Campello. Todas as demais faixas são composições próprias do PlayVinil.

A faixa Ela é Demais ganhou também um vídeo clipe, lançado no dia 24 de novembro pela internet e propagado pelas redes sociais. A produção contou com a participação da Fashion Blogger, Marina Casemiro e atingiu milhares de views em poucos dias de veiculação.

A batida do CardioRuído

O disco tem som do começo ao fim, até mesmo entre as faixas. “Quem Aperta o play para ouvir o CD vai ouvir música e efeitos o tempo todo, até porque o nosso coração não para de bater e o Cardioruído representa esta nova pulsação do PlayVinil”, revela o vocalista Pedro Grili.

Mas se engana quem pensa que o novo trabalho do PlayVinil, inspirado nas batidas do coração, é um disco que fala apenas de amor. “A gente amadureceu desde o primeiro disco lançado em 2011 e passou a olhar a vida com outros olhos”, afirma o guitarrista Ézio Jemma, autor de boa parte do material do disco.

Temas como guerra, paz, esperança de que o mundo torne-se um lugar melhor pra se viver e as descobertas da juventude são retratadas com a linguagem da geração que vive o tempo todo conectada no mundo digital. Essas características também fazem parte da mudança que a banda vai explorar de agora em diante. “Trabalhamos para fazer um som com a nossa cara, para mostrar para o público o estilo adotado hoje pelo PlayVinil”, explica o tecladista Felipe Ribeiro.

Música para o Mundo

Uma das canções do cd CardioRuído - So Much Better - foi feita em inglês, de autoria do guitarrista da banda Ezio Jemma. A banda escolheu a faixa para fazer uma divulgação mundial do CD através da internet, que é o principal meio de propagação do trabalho deles.

Através das redes sociais, o PlayVinil tem conquistado fãs de várias localidades e popularizado seu trabalho. Os canais mais usados por eles são o Facebook, o Instgram e YouTube, com propagação de vídeos e áudios, além de outros canais no espaço virtual.

Dentro desta estratégia de romper fronteiras para levar seu som, a banda apostou na divulgação dos novos hits na iTunes Store e no aplicativo Deezer - que é febre atualmente nos smartphones, além de outros portais da Web para download. Alguns portais como Google Play e Spotify, que também estão distribuindo o CD na internet, só são acessados por consumidores no exterior, já que ainda nem mesmo chegaram ao Brasil. A banda acredita nestes mecanismos para internacionalizar sua música.

Outras lojas no exterior como Rapshody e Amazon também irão distribuir o disco na web. No Brasil, ainda vai ser possível baixar e ouvir o CD no site OneRPM, na Radio Uol.

“Uma peculiaridade da versão Web do CD Cardioruído é que ele vai conter 10 faixas, enquanto que no CD convencional serão 11 tracks com a inclusão da faixa O Tempo Não Para”, explica o baixista Davi Lima.

 

Comentários
Assista ao vídeo