A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) apoia as iniciativas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para implantação de novas tecnologias de navegação aérea. A partir de 12 de dezembro, as terminais aéreas de São Paulo e Rio de Janeiro passam a contar com uma nova forma de navegação do tráfego aéreo: o PBN – Performance-Based Navigation ou, em português, Navegação Baseada em Performance.
Com o novo sistema, as aeronaves passam a contar com a capacidade de navegação por satélites para traçar a rota mais direta entre os aeroportos de origem e destino, reduzindo o tempo de voo e consequentemente o consumo de combustível.
Segundo a entidade que representa 240 Companhias Aéreas de mais de 115 países, a entrada em operação do PBN nas principais terminais aéreas do Brasil é um marco importante para a aviação. “O PBN é uma forma mais rápida e segura de navegação que vai propiciar a redução não só do tempo de viagem, como também da emissão de poluentes na atmosfera. A redução da emissão de poluentes é uma das metas mais importantes da indústria aeronáutica”, diz Carlos Ebner, diretor da IATA no Brasil.
O PBN já vinha sendo utilizado em testes nas terminais Recife e Brasília desde 2010. O DECEA tem promovido seminários e debates sobre o tema, sempre com a participação da IATA e demais entidades do setor.