Business -

Brasil e Colômbia firmam parceria para promover inovação industrial

6 de Julho de 2022

Acordo entre EMBRAPII e Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia é assinado nesta terça-feira, dia 5 de julho

A Empresa Brasileira de Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Serviço Nacional de Apredizaje (SENA) de Colômbia firmam parceria para fomentar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre os dois países. O encontro para a assinatura ocorre de forma virtual durante a “II Comisión Mixta De Cooperación En Ciencia Y Tecnología Entre La República De Colombia Y La República Federativa Del Brasil”, nesta terça-feira, 5 de julho, com a participação de Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII e Luis Ernesto Duran, diretor (E) de promoção e relações corporativas SENA.

A parceria pretende abrir chamadas que unam empresas colombianas e brasileiras no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. A proposta pretende, assim, promover a integração do conhecimento e a cooperação técnica entre as indústrias de ambos os países.

O acordo será realizado por meio das seguintes modalidades: mobilidade de empreendedores e pesquisadores, troca de experiências sobre programas de inovação, intercâmbio de informações sobre possíveis avaliadores de projetos, desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para as demandas do setor industrial das duas nações.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME). Mais de 1600 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos.

Na área internacional, a EMBRAPII tem mantido uma ampla política de incentivo de cooperação de PD&I entre empresas nacionais e estrangeiras, por meio de parceria com agências de fomentos de diversos países. Há acordos com a União Europeia, Israel, República Tcheca, Alemanha, Suíça, Suécia, Hungria, Irlanda, Países Baixos, Canadá, Estados Unidos da América e Reino Unido.

Sobre o SENA- COLÔMBIA:

O SENA, criado em 1957 na Colômbia, por uma iniciativa conjunta entre trabalhadores organizados, empresários, Igreja Católica e a Organização Internacional do Trabalho, é uma entidade pública de ordem nacional, com personalidade jurídica, patrimônio próprio e autônomo e autonomia administrativa, subordinada ao Ministério do Trabalho.

A política institucional do SENA é fortalecer relações com órgãos e entidades de referência no contexto internacional, a fim de levar qualificação trabalhista e formação profissional integral a um maior número possível de colombianos, contribuindo com o crescimento e fortalecimento do tecido social e empresarial, inovação e desenvolvimento tecnológico, competitividade nacional, e influenciando a sustentabilidade e a geração de empregos no país.

Site: https://www.sena.edu.co/es-co/sena/Paginas/quienesSomos.aspx

Comentários
Assista ao vídeo