Informes -

Você Sabia? O técnico que mais tempo durou no comando de um clube de futebol é brasileiro

28 de Junho de 2022

A cultura do nosso futebol proporciona, em média, para um técnico o prazo de 5 meses para desempenhar seu trabalho no comando de um clube de futebol. Porém quando o assunto é longevidade a frente de uma equipe, inacreditavelmente, o título pertence a um treinador brazuca e nesse quesito, ninguém supera Amadeu Teixeira Alves, e é bem pouco provável que consigam esse feito.

O treinador que comandou o América de Manaus-AM por 50 anos, curiosamente conseguiu esse feito, digamos, que não somente pelo seu trabalho junto aos jogadores, mas exatamente pelo seu acumulo de função no clube.

Além de comandar a equipe na beira do gramado, Amadeu também desempenhava a função de Presidente do time, bem como foi o seu cofundador. Ele foi o responsável por levar o América a série C do Campeonato Brasileiro em 1991 e conquistou o Campeonato Amazonense em 1994. Sua carreira no futebol encerrou-se no ano de 2010, contudo, ele tratou de que sua dinastia permanecesse ativa ao Nomear sua neta como a nova Presidente do clube, antes de deixar o cargo.

Nos últimos anos, um dos jornais especializados em futebol mais populares, o espanhol MARCA, realizou um levantamento para descobrir qual o treinador que por mais temporadas comandou um mesmo time na história do futebol.

Ao tratar do assunto, logo remetemos a nomes como o de Arsène Wenger e Alex Ferguson, ambos comandaram suas equipes por mais de duas décadas. Um destaque para Ferguson, que no futebol moderno comandou o Manchester United por 27 anos seguidos.

Porém, no futebol europeu, isso não é algo anormal. Apesar da marca importante do escocês, O recorde pertence ao francês Guy Roux, que assumiu o Auxerre em 1961 e só deixou o clube em 2005. Aliás, Ferguson nem mesmo é o treinador escocês que detém esse recorde. Seu compatriota Willie Maley comandou o Celtic, da Escócia, por 43 anos, entre 1897 e 1940.

Wenguer é outro nome muito conhecido pela longevidade a frente de um Clube. O francês, comandou o Arsenal da Inglaterra, por 22 temporadas consecutivas. Foi contratado em 1998 e permaneceu como treinador dos Gunners até a temporada de 2018. Após sua saída, o treinador revelou que se arrependia de não ter deixado o clube mais cedo, tendo em vista que a relação nas últimas temporadas era conturbada e com muitos torcedores contestando o trabalho do francês.

Mas como já visto por nós, “Seu Amadeu”, como ficou conhecido em Manaus, dificilmente será batido por outro treinador, vez que, com um futebol moderno sedento por resultados fica cada vez mais raro treinador longevo a frente das equipes. Infelizmente, em 2017 Amadeu Teixeira veio a falecer, aos 91 anos.

Comentários
Assista ao vídeo