Uma das máximas do futebol diz que pênalti é tão importante que deve ser cobrado pelo presidente do clube. Como falar sobre o jogo de maior magnitude da história de um time de futebol é algo de relevância semelhante, nesta terça-feira (3/12) o Cartão Verde recebe Márcio Della Volpe, presidente da Ponte Preta, que comenta a presença inédita da Macaca na final de uma competição internacional, a Copa Sul-Americana. Vai ao ar às 22h, na TV Cultura.
Na última quarta-feira (27/11), a Ponte, ao eliminar o favorito São Paulo com uma vitória (3x1) e um empate (1x1), assegurou a vaga para a final contra o argentino Lanús, o que a deixa a um passo do título, o mais importante do primeiro clube do Brasil, fundado em 1900. O primeiro jogo acontece já na quarta-feira (4/12), no estádio do Pacaembu.
Em contraponto, no Campeonato Brasileiro, a Macaca está praticamente rebaixada para a série B. A duas rodadas do fim da competição nacional, o time de Campinas ocupa o 19º lugar na tabela, com um total de 36 pontos.
Márcio Della Volpe começou a se envolver profissionalmente no clube em 2003, como auxiliar no Departamento de Marketing. Desde então atuou no Conselho Fiscal, foi coordenador do Programa Torcedor Camisa 10, diretor de marketing e gestor da Ponte Preta. Em 2012, uma liminar da justiça impediu que Sérgio Carnielli, eleito para a presidência em 2011, assumisse o cargo. Assim, Della Volpe, seu vice, tornou-se o 54º presidente do Alvinegro.
Além da Copa Sul-Americana, o Cartão Verde fala também do Flamengo, que se sagrou campeão da Copa do Brasil na quarta-feira (27/11), quando bateu o Atlético-PR por 2 a 0, no Maracanã. O primeiro jogo da final, em Curitiba, acabou em 1 a 1. A conquista garantiu ao time carioca uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.
Com o Brasileirão se encaminhando para o final, o time de comentaristas dá ainda sua opinião sobre quem terminará a competição no desejado G-4 e quem não conseguirá escapar do rebaixamento para a série B do nacional.
O Cartão Verde, que conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Celso Unzelte, Roberto Rivellino e Vitor Birner, é transmitido todas as terças-feiras, das 22h às 23h, na TV Cultura, e está no ar desde 1993.