Viver - Beleza

Covid agrava queda de cabelo, aponta revisão de Estudo

22 de Junho de 2022

O trabalho mundial realizado pela marca dermocosmética Ducray, indica que a condição da saúde capilar foi diretamente afetada pela infecção e os efeitos pós-covid

Ducray, marca dermocosmética pertencente ao grupo francês Pierre Fabre, revelou que a nova variante causadora da Covid, e até possíveis efeitos reacionais dos imunizantes, afetam diretamente a saúde do couro cabeludo e dos fios. Uma das principais descobertas compilada nessa revisão diz respeito ao tempo de resposta do corpo em relação à queda de cabelo.

Nesta revisão da bibliografia disponível sobre o tema desenvolvida pela indústria, descobriu-se que o eflúvio, que ocorre durante a infecção causada pelo novo coronavírus, se apresenta mais precocemente surgindo, geralmente após 57 dias da infecção. O termo eflúvio significa a perda capilar abrupta provocada por fatores externos, como estresse, drogas, traumas, doenças, deficiências nutricionais, etc, que ocorre geralmente 3 meses após a exposição à situação.

A razão da antecipação da queda ainda não foi totalmente esclarecida, mas os artigos científicos revelam que em alguns casos mais graves o vírus atinge o bulge, impedindo a formação de um novo fio por um período maior que em um eflúvio normal, causando falhas no local. Apesar de raros, esses casos merecem atenção médica, por isso a recomendação do uso de nutracêuticos e shampoos antiquedas, que melhorarão as condições de nutrição do bulbo nesta fase de geração de novos fios.

Vale lembrar que não existe medicamento capaz de parar os efeitos da Covid, porém os laboratórios Ducray, com mais de 90 anos de pesquisa e inovação, recomendam alguns pontos importantes na rotina de cuidados com o couro cabeludo e os fios. Confira a seguir:

Lavagem: Apesar do senso comum, não se deve diminuir a rotina de lavagens, pois isso causa uma percepção errônea de que a queda ocorre no banho, uma vez que os fios que estão prestes a cair se acumulam no couro cabeludo por mais tempo quando as lavagens são suspensas. A frequência ideal de lavagens vai depender do tipo de cabelo e deve ser orientada pelo dermatologista em consulta.

Produtos: Deve-se também ter maior atenção ao tipo de shampoo utilizado. Prefira os menos agressivos para uso diário. Já tratamentos químicos como pinturas e alisamentos, se possível, devem ser evitados. Como o fio costuma afinar nessa fase, convém a realização de um novo teste de mecha pelo profissional que realizará o procedimento.

Escovação: Assim como a lavagem, a escovação é uma das ações que normalmente as pessoas suspendem durante a infecção, dando a falsa percepção que diminui a queda. Porém, como explicado no caso das lavagens, a escovação também só mostra a queda dos fios que estavam prontos para cair.

Suplementos: O uso de suplementação oral é indicado, mas deve ser recomendado pelo médico. Para evitar expectativas irreais, da mesma forma como não existem medicamentos não existem suplementos que previnam ou bloqueiem o processo de queda. O papel do suplemento é de ajudar novos fios a crescerem de forma mais rápida e com melhor qualidade. Isso acelera a recuperação do volume capilar após o eflúvio.

Produtos que auxiliam no nascimento do novo cabelo!

Como já dito anteriormente, não existe medicamento capaz de parar os efeitos da Covid, mas a Ducray, líder na Europa em produtos para tratamento de queda e outras patologias capilares, elaborou um protocolo antiqueda que conta com o suplemento de vitaminas Anacaps ACTIV+, nosso shampoo antiqueda Anaphase+ e a Loção antiqueda Neoptide, que juntos melhoram efetivamente a queda capilar ocasionada pela Covid.

Anaphase+ é um shampoo dermocapilar com resultados comprovados, com redução de 88% na queda capilar, além disso, atua no crescimento e fortalecimento dos fios. O produto possui uma combinação exclusiva de ativos Ruscus, Monolaurina, Biotina, Vitamina B6 e D-Panthenol, atuando direto na vascularização do couro cabeludo permitindo maior aporte de oxigênio, nutrientes e fatores de crescimento capilar circulantes na região do bulbo. Todos os ativos participam ativamente do suporte nutricional necessário à geração de fios fortes e resistentes. Recomendamos a lavagem do couro cabeludo com o produto 3x na semana sempre deixando o produto em contato por 2 a 3 minutos, por um período mínimo de 3 meses.

Já a fórmula exclusiva das cápsulas deAnacaps ACTIV+ age de dentro para fora, fortalecendo desde a raiz até as pontas, fornecendo os nutrientes essenciais para o cabelo e diminuindo a queda. Além disso, contém 100% da dose diária recomendada pela ANVISA de ferro, biotina, zinco e selênio, elementos fundamentais para a manutenção de madeixas saudáveis, garantindo um cabelo 94,6% mais forte, 91,4% mais denso e aumentando em 86,5% o volume capilar.

loção antiqueda Creastim, por sua vez, tem a fórmula específica para combater a queda ocasional dos cabelos. A combinação de creatina, tetrapeptídeos e vitaminas freia a queda capilar, favorece o crescimento de novos fios e aumenta a força e o volume dos cabelos. A eficácia é de 84% menos quedas percebida já no primeiro mês, e os resultados definitivos aparecem em até dois meses.

A premissa da Pierre Fabre é justamente cuidar da saúde de modo geral. Além da forte atuação na área farmacêutica, as marcas do grupo trabalham tratamentos em dermocosméticos. No Brasil, Ducray traz soluções capilares para o dia a dia, tratando desde problemas de queda capilar e ofertando até suplementos alimentares.

Sobre Ducray - 90 anos de inovação útil

Albert Ducray, jovem cabelereiro e filho de dermatologista, que nasceu com o século, em 1901, percebeu o quanto os pós de sabão, utilizados na altura como shampoo, enfraqueciam e tornavam o cabelo opaco. Criou sua própria marca, Dr. Ducray, em 1929, com a invenção de uma gama vanguardista de shampoo em doses individuais, adaptados aos diferentes tipos de cabelos. Em 1969, Ducray encontra Pierre Fabre e o resultado é uma convergência dos pontos de vista e uma ambição comum. Esta aliança conferiu à marca um novo balanço e acelerou o seu desenvolvimento.

Ducray, do cabelo à pele - Na década de 1980, graças à confiança concedida pelos médicos, a marca aceita um novo desafio do tratamento da pele. A marca seguiu assim o seu rumo na investigação dermatológica e concebeu um conjunto de soluções específicas para tratar as desordens capilares e dermatológicas. Hoje, Ducray ultrapassa fronteiras e está disponível em mais de 80 países tem produtos que tratam desde queda de cabelo até os mais modernos tratamentos faciais.

Sobre o Grupo Pierre Fabre 

Com 60 anos de história, o Grupo Pierre Fabre tem a missão de cuidar para viver melhor e desenvolve em solo brasileiro suas duas atividades: farmacêutica e dermocosmética. Com as marcas francesas Eau Thermale Avène (líder em dermocosméticos na Europa com produtos de cuidado e tratamento para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis*) e Ducray (marca de shampoos No 1 na Europa**), além da brasileira Darrow Laboratório (líder no segmento de peles oleosas, a marca oferece alta eficácia dermatológica para pele e cabelos de todos os brasileiros***), a empresa ocupa hoje o segundo lugar no mercado nacional de dermocosméticos.

*IQVIA -- Pharmatrend international -- mercado de dermocosméticos em farmácias na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Polônia, Portugal, Eslováquia, Suíça, República Tcheca -- Unidades e valor -- 2019 

** IQVIA -- Pharmatrend Internacional - Mercado de shampoo líquido em farmácias na Europa (incluindo França, Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica, Áustria, Portugal) -- 2018 -- Em unidades. 

*** Close-up - Mercado dermocosmético no Brasil de produtos para pele oleosa e/ou acneica -- MAT Junho 2020 -- Unidades

Comentários
Assista ao vídeo