Viver - Esporte

Carlo Ancelotti torna-se o primeiro treinador a vencer as cinco principais ligas da Europa e quatro

30 de Maio de 2022

Depois de conquistar títulos na Itália, Inglaterra, França e Alemanha, o estrategista tornou-se agora campeão da LaLiga Santander com o Real Madrid e levou sua quarta Champions

Carlo Ancelotti não para de acumular troféus em sua galeria. O último veio no sábado, com a conquista da UEFA Champions League em cima do Liverpool: sua quarta “orelhuda” como técnico (já havia levado o título outras duas vezes como jogador). O técnico italiano, assim, é o primeiro a vencer as cinco principais ligas da Europa (Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra) e levar o tetra do principal campeonato europeu de clubes.

Don Carlo conquistou o seu primeiro título como treinador há quase duas décadas, liderando a Serie A em 2003/04 ao serviço do AC Milan. Venceu a Premier League em 2009/10 com o Chelsea, a Ligue 1 em 2012/13 com o Paris Saint-Germain e a Bundesliga em 2016/17 com o Bayern de Munique. Ser o melhor em cada uma das cinco principais ligas da Europa é algo que ninguém havia conquistado antes.

Em sua primeira passagem pelo Real Madrid, entre 2013 e 2015, a LaLiga Santander o escapou. Foram o Atlético de Madrid e o Barcelona que ergueram o título durante essas duas temporadas. No entanto, o Real Madrid de Ancelotti tem sido a melhor equipa de Espanha este ano e o italiano tem agora 22 títulos na sua carreira de treinador.

A jornada de Ancelotti até agora

Nascido em Reggiolo, cidade equidistante entre Parma e Bolonha, Ancelotti passou a infância em uma fazenda e ajudou a família no trabalho nos campos. Eles produziram queijo parmesão e Ancelotti ajudou a ordenhar as vacas, uma responsabilidade que ele disse que lhe ensinou o valor da paciência.

Ele queria ser um jogador de futebol e conseguiu esse objetivo. Dado que ele pendurou as chuteiras em 1992, nem todos os fãs de futebol se lembram de vê-lo jogar. Mas quem o viu jogar vai se lembrar de Ancelotti como um dos melhores meio-campistas de sua geração. O italiano fez parte do lendário Milan de Arrigo Sacchi, conquistando Copas da Europa consecutivas com os rossoneri em 1989 e 1990.

A carreira de treinador de Ancelotti foi lançada quando ele trabalhou como assistente de Sacchi na seleção italiana. Ele foi então contratado como treinador principal no Parma, Juventus, AC Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid pela segunda vez.

Na sua passagem anterior pelo banco do Bernabéu, Ancelotti conquistou a décima Taça dos Campeões Europeus do Real Madrid, a Décima, que veio 12 anos após o seu último título. Foi o quinto em sua carreira geral e o terceiro como treinador. Ancelotti, portanto, faz parte de um clube exclusivo, pois há apenas três treinadores que venceram a Copa da Europa três vezes. Um deles é Bob Paisley, do Liverpool, e o outro é Zinedine Zidane, que foi assistente de Ancelotti antes de garantir três títulos consecutivos da Liga dos Campeões com o Real Madrid.

Cinco coisas que você talvez não saiba sobre Vini Jr.

O atacante brasileiro do Real Madrid tem sido um dos melhores jogadores da LaLiga Santander nesta temporada, e está inclusive entre os artilheiros

Com 21 anos e um futuro promissor pela frente, Vini Jr. é o dono do sorriso eterno, o jogador que se diverte com a bola nos pés e espalha energia positiva para companheiros e torcedores. O jogador que joga cada jogo como se fosse o último e está a caminho de se tornar um dos melhores atacantes da LaLiga Santander depois de um início deslumbrante na temporada 2021/22, classificando-se entre os artilheiros da competição e tornando-se uma chave jogador do Real Madrid. Um jogador que, sem dúvida, nasceu para marcar e colocar os fãs de todo o mundo de pé, com sua qualidade, seus truques impossíveis e suas definições de superstar.

Esta é a sua quarta temporada pelo Real Madrid na LaLiga Santander, já que, na campanha 2018/19, disputou os primeiros minutos e alternou partidas com o Real Madrid Castilla. Na temporada 2019/20, firmou-se como titular do Los Blancos e disputou um total de 29 jogos, nos quais marcou três gols. O mesmo número que alcançou durante a última temporada 2020/21. Dito isso, na atual campanha ele levou as coisas a outro nível: 8 gols e 2 assistências nos primeiros 13 jogos do Real Madrid na atual edição da LaLiga Santander. Números de estrelas do mundo. E, no entanto, há algumas coisas que você provavelmente ainda não sabe sobre Vini Jr.

1. É o jogador estrangeiro mais jovem a marcar no ElClasico.

Na sua segunda temporada em Madrid (2019/20), Vini Jr. marcou o gol que abriu o caminho para a vitória por 2x0 no ElClasico no Santiago Bernabéu. Mas não parou por aí. Esse gol fez dele o estrangeiro mais jovem a marcar na história do clássico, com apenas 19 anos e 230 dias, superando um recorde que pertencia a Messi (19 anos e 259 dias). Nacionalidades à parte, o primeiro lugar entre os mais jovens é ocupado por Raúl, que marcou aos 18 anos e 95 dias no ElClasico na temporada 1995/1996, também disputado no Bernabéu.

2. Começou sua carreira no futsal

Como muitos jovens em todo o Brasil, Vini Jr foi rápido em se inscrever no futsal aos sete anos de idade no Canto do Rio Futebol Clube, com sede na zona sul de São Gonçalo. Devido à longa distância entre sua casa e o centro de treinamento, que incluía uma curta viagem de balsa, Vini Jr foi morar com seu tio Ulisses. Lá, Vini Jr aprendeu a driblar e explorar espaços abertos, o que melhorou sua agilidade, reflexos e grande potencial futebolístico. Aos nove anos, tentou o Flamengo, mas apesar de ser elogiado, teve que esperar mais uma temporada para assinar pelo clube.

3. Ele adorava jogar videogame... com Messi

Quando criança, Vini Jr adorava jogar futebol na rua com os amigos. No tempo que passava em casa, dividia sua atenção entre o celular e os videogames. Na época, o atual jogador do Real Madrid se voltou muito para o Barcelona, ​​porque adorava jogar com o gênio argentino Lionel Messi. Agora, mais velho e com uma carreira mais consolidada, a paixão pelos games continua. Mas agora ele provavelmente joga com um time diferente…

4. Assim como Kaká, Vini Jr não gosta de festas

É verdade que sempre foi uma recomendação de sua equipe pessoal, principalmente quando começou a dar os primeiros passos pelo time principal do Flamengo, onde a expectativa da torcida e da imprensa começou a crescer. Mas Vini Jr nunca gostou muito da vida noturna. Relutante em festas, o jovem prefere videogames, principalmente com os amigos.

5. Paixão pelo basquete

Assim como Neymar, um de seus grandes ídolos do futebol, Vini Jr. também tem paixão por outro esporte: o basquete. Fã da NBA, Vini Jr também acompanha muito o esporte brasileiro, principalmente o Flamengo, do NBB (Novo Basquete Brasil), onde costumava assistir aos jogos das arquibancadas. Agora, de longe, ele mantém sua conexão com o clube carioca e com várias franquias da NBA postando fotos em seus perfis nas redes sociais.

Cinco coisas que você talvez não saiba sobre Karim Benzema

Poucos jogadores no futebol europeu podem igualar a longevidade e a qualidade de longo prazo que o francês mostrou desde que ingressou no Real Madrid em 2009, mas ainda há muito que você pode não saber sobre a estrela da LaLiga Santander.

  1. Ele marcou o gol mais rápido da história do ElClasico

Benzema levou apenas 22 segundos para marcar em uma partida da LaLiga Santander entre Real Madrid e Barcelona em dezembro de 2011, tornando-o o artilheiro mais rápido da história do maior jogo do futebol de clubes. Desde 2009, ele marcou 11 vezes contra os maiores rivais de seu time, ocupando o quarto lugar no ranking de artilheiros ativos, atrás de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Luis Suárez.

  1. Ele é um dos quatro maiores artilheiros de todos os tempos da Champions League

O nome de Benzema pode não ser o primeiro que vem à mente quando se pensa nos maiores artilheiros de todos os tempos da Champions, mas o francês tem impressionantes 86 gols em 141 jogos na competição. Ele marcou 12 pelo seu primeiro clube, o Lyon, antes de somar 74 pelo Real Madrid desde 2009. Benzema atualmente ocupa o quarto lugar na classificação de todos os tempos, depois de quebrar a marca de Raúl González em setembro de 2021, e apenas atrás dos grandes nomes da LaLiga Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, e com o mesmo número de gols que o polonês Robert Lewandowski.

  1. Ele poderia ter jogado pela Argélia

Nascido na França, mas de ascendência argelina, Benzema poderia ter jogado pela seleção da Argélia. De fato, sabe-se que a Federação Argelina de Futebol tentou convencê-lo quando ele estava se destacando. Ele escolheu a França e tem 94 internacionalizações pelos Les Bleus, depois de retornar em junho de 2021 após quase seis anos fora da seleção.

  1. Um filme foi feito sobre sua vida

'Le K Benzema' foi lançado em 2017 e marcou sua ascensão no Lyon e ao estrelato global no Real Madrid, com entrevistas com seus pais, amigos e companheiros de equipe. O filme também falou sobre sua amizade com o rapper francês Booba e seu relacionamento próximo com o técnico Zinedine Zidane.

  1. Ele tem oito irmãos, alguns dos quais também são jogadores de futebol

Benzema vem de uma grande família. No total, ele tem oito irmãos -- três irmãos e cinco irmãs. O craque do Real Madrid é o terceiro mais novo da família, enquanto seus dois irmãos mais novos -- Gressy e Sabri -- também fizeram carreira no futebol, embora não no mesmo patamar de Karim.

Cinco coisas que você pode não saber sobre Thibaut Courtois

O goleiro belga do Real Madrid começou a sua carreira longe das traves e seguiu um caminho diferente do resto da família. Eis por que Thibaut Courtois é um personagem tão interessante para os fãs.

  1. Ele era um lateral-esquerdo quando era mais jovem

O belga é atualmente um dos melhores goleiros do mundo, mas na verdade não começou na posição quando iniciou no futebol. Courtois jogou como lateral-esquerdo em seu primeiro time, que era o Bilzerse Waltwilder. Foi só quando chegou ao Genk que viram a sua capacidade de jogar entre os postes e decidiram dar-lhe uma oportunidade nesta posição. Não foi até os sete ou oito anos de idade que ele colocou as luvas pela primeira vez, mas então suas proezas o levaram até a equipe principal para fazer sua estreia em 2009 contra o Gent.

  1. Sua família jogava vôlei

Embora Courtois tenha passado a vida inteira jogando futebol, sua família adorava um esporte diferente. O jogador belga revelou que seus dons como goleiro se devem em parte à genética, já que seus pais costumavam jogar vôlei. Em entrevista à Real Madrid TV, explicou: “Eram jogadores de voleibol e é um esporte onde é preciso que as pessoas altas cheguem ao chão muito rapidamente. Desde criança, eu costumava bater no chão do jardim e jogar vôlei de praia. Isso também me tornou o goleiro que sou, e me ajudou muito. Ter dois metros de altura e ser capaz de descer rápido significa que você pode aparar muitas bolas.” Embora seus pais não jogassem profissionalmente, sua irmã Valérie joga. Valérie Courtois tem 31 anos e joga como líbero do Stade Français Paris Saint Cloud e da seleção belga de vôlei, sendo eleita a melhor líbero do Campeonato Europeu em 2013.

  1. Seu amor por comemorar os gols dos companheiros

O goleiro do Real Madrid falou uma vez sobre a forma como comemora os gols de seus companheiros e a diferença entre fazê-lo em casa ou diante de torcedores rivais, em entrevista à mídia oficial de seu clube. Ele disse: “Eu sempre dou um pulinho. Quando jogamos em casa celebro com os torcedores, mas nos estádios fora de casa nem sempre estão contentes consigo e vaiam. Sempre toco as duas traves e o travessão e, quando meus companheiros voltam para o nosso lado do campo, fazemos um gesto com os dedos”.

  1. Seu papel na DUX Gaming e na DUX Madrid

Em parceria com Borja Iglesias, do Real Betis, Courtois é dono da equipe de eSports DUX Gaming. Além disso, em junho de 2020, eles compraram o time de futebol de Madrid Inter de Madrid, que foi renomeado DUX Internacional de Madrid e que joga na liga Primera División RFEF. O goleiro do Real Madrid é, portanto, conhecido pelo seu amor pelos eSports e até já foi visto a compartilhar tela com streamers famosos.

  1. Ele era o goleiro do Atlético de Madrid quando o Real Madrid venceu a Décima

Courtois ingressou no Real Madrid em agosto de 2018, mas apenas alguns anos antes havia enfrentado o Real Madrid em uma das partidas mais importantes da história dos merengues: a final da UEFA Champions League em maio de 2014, na qual o Real Madrid conseguiu vencer a Décima. Courtois esteve na baliza do Atlético de Madrid nessa final, que terminou com uma vitória por 4x1 para a sua equipa atual.

Real Madrid em números

1 - Posição na classificação histórica da LaLiga Santander.

3 - Único clube europeu a conquistar três títulos consecutivos da UEFA Champions League desde a reestruturação da competição (2016-18).

5 - Único clube europeu a ter conquistado cinco Copas da Europa consecutivas (1956-60). Além disso, o único clube espanhol que conquistou cinco títulos consecutivos da LaLiga Santander (1986-90).

7 - Clube com os mais diferentes jogadores nomeados Bolas de Ouro (11 troféus): Cristiano Ronaldo (4), Di Stéfano (2), Kopa, Figo, Ronaldo, Cannavaro e Modrić. Além disso, Di Stéfano foi premiado com a única 'Super Ballon d'Or' da história.

14 - Clube com mais títulos de Taças da Europa/Liga dos Campeões da história.

14 - Títulos conquistados por Miguel Muñoz, o treinador de maior sucesso da história do Real Madrid. Entre eles, conquistou 9 títulos da LaLiga Santander.

35 - O clube espanhol com mais títulos da LaLiga Santander.

90 - "Noventa minuti en el Bernabéu son molto longo". A famosa frase de Juanito sobre a influência de 'Miedo Escénico' ('medo do palco'), que os rivais sofrem no estádio Santiago Bernabéu do Real Madrid.

100 - O recorde conjunto de pontos em uma única temporada da LaLiga Santander (2011-12).

121 - O recorde de gols em uma única temporada da LaLiga Santander (2011-12).

450 - Gols marcados em todas as competições por Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro de todos os tempos do clube. Ele marcou 311 gols na LaLiga Santander.

741 - Jogos disputados pelo Real Madrid por Raúl González, o jogador com mais jogos na história do clube. 550 deles estavam na LaLiga Santander.

1902 -- Ano de fundação do Real Madrid.

1947 -- Ano de inauguração do Santiago Bernabéu, um dos melhores e mais emblemáticos estádios do mundo.

2000 -- Ano em que a FIFA nomeou o Real Madrid como "Melhor Clube do Século XX", uma distinção única na história do futebol.

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários
Assista ao vídeo