Notícias - Motor

Caminhões: quais os diferentes tipos, capacidades e para quais operações cada um deles é indicado

23 de Maio de 2022

Tomar a decisão de adquirir uma nova máquina para sua empresa ou fazenda é uma decisão muito importante e que deve ser estudada com cautela. Isso porque um bem desses costuma ter um valor bastante alto e existem diferentes categorias dentro do mercado de caminhões. Por isso, se faz necessário entender os diferentes modelos, as categorias e, obviamente, a capacidade de carga de cada um deles.

Foto: Divulgação/ Agrofy

É importante saber também sobre as legislações existentes para o transporte de carga, isso vai ajudar a comprar o modelo que pode transitar de forma segura e também dentro da Lei. Por exemplo, o modelo indicado para carregar cargas mais leves não é o correto para transportar mais pesadas e vice-versa. Ao fazer uma escolha errada, a vida das pessoas pode ser colocada em risco, por isso, é importante entender melhor sobre o assunto. Para saber mais, leia o artigo até o final e fique atento às dicas que estão contidas aqui.

Caminhões para cargas mais leves

Basicamente, se você está em busca de caminhões a venda no Rio Grande do Sul (RS), saiba que essas categorias são divididas em alguns fatores e o principal deles é a quantidade de carga máxima que cada tipo consegue suportar dentro dos desígnios da Lei. O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), é o órgão responsável por criar essas regras, com o intuito de promover mais segurança e a infraestrutura das estradas.

Veículo Urbano de Carga

Também conhecido pela sigla VUC, sua principal característica é que ele é o modelo mais indicado para transitar nos grandes centros, por ter um porte menor que os demais de sua categoria. Ele possui um comprimento máximo de até 6,3 metros e uma capacidade de carga de 3 toneladas.

Semi-pesado

Esse caminhão também pode ser chamado de Toco, ele é um pouco maior que o VUC, possui 14 metros de comprimento, apenas um eixo, capacidade de carga máxima de 6 toneladas e o seu peso bruto é em torno de 16 toneladas.

Caminhões para cargas pesadas

Os caminhões que suportam transportar uma quantidade maior de carga são chamados de carretas, porém, existem subcategorias. Isso acontece porque parte de sua estrutura é movida pela força motriz, pelas rodas de tração e também pela cabine do operador.

Cavalo Mecânico

Ele possui apenas duas rodas de tração, ou seja, eixo simples e é dependente do semirreboque. Esse caminhão é considerado como extra pesado e aguenta cargas mais pesadas que os anteriores, mas ainda é limitado comparado a outros da sua categoria.

Carreta de 2 e 3 eixos

Esses dois modelos são muito parecidos entre si, a única diferença é o número de eixos. Dessa forma, o primeiro possui 18,15 metros, mas suporta somente 33 toneladas, enquanto o segundo tem o mesmo comprimento, mas aguenta até 41,5 toneladas. Assim, eles são ótimos para transportar cargas mais pesadas nas estradas por causa da quantidade de eixos.

Comentários
Assista ao vídeo