Notícias -

Voos do Aeroporto de Congonhas sofrem pane e atrasos, relatam passageiros

19 de Maio de 2022

Instabilidade também afetou voos em outros aeroportos, como nos de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador

Na manhã desta quinta-feira (19/5), passageiros relataram pane nos equipamentos que controlam as frequências de rádio-comunicação do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo , o que gerou atrasos e cancelamentos de voos. Após instabilidade, os radares voltaram a funcionar por volta das 10h30.

Passageiros relatam atrasos em voos | Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

Ao menos 12 voos da companhia aérea Latam Airlines foram desviados para Ribeirão Preto-SP, Curitiba-PR e Rio de Janeiro-RJ devido a questões técnicas. As companhias Gol e Azul ainda monitoram a quantidade de viagens afetadas.

O problema registrado em São Paulo também afetou voos em Salvador-BA, Porto Alegre-RS, Curitiba e Brasília.

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que as causas da pane no radar aéreo de São Paulo estão sendo apuradas. Ainda não se sabe os motivos do problema. O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos segue com a operação normal.

Painel mostra atrasos nos voos na manhã desta quinta (19/5) | Foto: Arquivo pessoal 

Nas redes sociais, um passageiro que estava em Congonhas relatou ter ficado mais de 1h20 esperando para decolar.

Foto: Reprodução/ Twitter

Outra, escreveu que já estava dentro do avião em direção a Londrina (PR) quando foram registrados problemas nos radares do aeroporto.

Segundo o site da Infraero, diversos voos foram cancelados, além de algumas aeronaves terem ficado paradas no pátio do aeroporto. Alguns voos têm previsão de atraso de pelo menos 3 horas.

Site da Infraero mostra voos atrasados e cancelados após pane em Congonhas na manhã de hoje | Foto: Reprodução / Infraero

O Procon de São Paulo informou que a responsabilidade pelo ressarcimento dos clientes lesados pelo cancelamento dos voos — em decorrência de panes nos radares do espaço aéreo — é inteiramente das companhias aéreas. Ainda segundo o órgão, os clientes têm de 15 a 20 dias para abrir uma reclamação que pode ser feita pelo site ou de forma presencial.

Comentários
Assista ao vídeo