Cultura - Música

Música, teatro e atividades gratuitas marcam a 20ª Semana Nacional de Museus

17 de Maio de 2022

Museus da Energia do estado de São Paulo oferecem programações especiais para as datas comemorativas

Museu Energia São Paulo

Já decidiu como vai aproveitar a 20ª Semana Nacional de Museus? O evento nacional existe desde 2003, como uma iniciativa do IBRAM para mobilizar instituições de todo o país em torno de programações com o mesmo tema. A comemoração ocorre sempre na semana de 18 de maio, que é o Dia Internacional dos Museus.

Neste ano, a Semana Nacional de Museus ocorre de 17 a 21 de maio e tem como temática “O Poder dos Museus”. A ideia é refletir sobre a importância dessas instituições em seus projetos de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

No estado de São Paulo, a Fundação Energia e Saneamento participa do evento mais uma vez através dos Museus da Energia, presentes na capital, em Itu e em Salesópolis. As unidades contam com exposições gratuitas ao longo de toda a semana, além de apresentações de música e teatro, que reforçam o papel dos museus em propagar a diversidade da cultura brasileira.

Espetáculo de teatro infantil
Museu da Energia de Salesópolis

"A cada ano, os Museus da Energia se desafiam a propor novas atividades para a Semana Nacional de Museus, que é um momento especial em nossas programações anuais. E este ano, com o tema ‘O Poder dos Museus’, reconhecemos a potência dos nossos museus em seus territórios, transformando vidas, sendo palco de manifestações artísticas e culturais, e cultivando relações de afeto com as comunidades. Por isso, celebramos a possibilidade de voltar a receber nossos visitantes presencialmente para a fruição das exposições e dos eventos culturais", afirma Fernanda Morais, coordenadora de educativos dos Museus da Energia.

No dia 21 de maio, das 14h às 16h, o Museu da Energia de São Paulo realiza o evento gratuito “Na Varanda”, uma apresentação intimista do grupo Pagode na Lata na varanda térrea da entidade, que fica no bairro de Campos Elíseos, região central. Durante a semana, também haverá gratuidade para visitantes nas exposições “Tempos de Energia: São Paulo em transformação” e “Memórias do Casarão”, além dos roteiros de visitação “Espaço das Águas e Roteiro Arquitetônico”.

Já o Museu da Energia de Salesópolis promove o espetáculo de teatro infantil "Os Lavadores de Histórias”, realizado pela Cia. De Achadouros e inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A peça será apresentada no dia 19 de maio, às 15h, de forma gratuita, tal como o acesso a outras atividades realizadas durante a semana pelo museu, como visitações aos espaços Casa de Máquinas, Espaço Energia, Espaço das Águas e Reservatório.

O Museu da Energia de Itu, por sua vez, estará aberto gratuitamente durante a 20ª Semana Nacional de Museus com as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “O ato fotográfico acessível subversivo e sua transversalidade cultural”. Neste período acontecerá a ação “Objetos que conta a história” com o objetivo de registrar as memórias dos visitantes referentes ao acervo do Museu. Entre os dias 20 e 21 de maio, também ocorrerá a exposição de artes visuais “Invisibilizados” e uma Mostra de Audiovisual promovida em parceria com a Feira Literária e Cultural de Itu (FLIC). Já no dia 21 de maio, haverá a mediação “Todas por Todas”, que será baseada na exposição "História, Energia e Cotidiano" para abordar a importância da mulher na sociedade, com a participação de Sabrina Souli, organizadora do Círculo Ilumina. 

O ato fotográfico
Museu da Energia de Itu 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

CESP

PATROCINADOR MASTER

CTG Brasil

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia

20ª Semana Nacional de Museus – Museu da Energia de São Paulo

Na Varanda – apresentação do grupo Pagode na Lata

Data: 21 de maio, das 14h às 16h

Gratuidade nas exposições “Tempos de Energia: São Paulo em transformação” e “Memórias do Casarão”

Datas: de 17 a 21 de maio, das 10h às 17h

Endereço: Alameda Cleveland, 601

Campos Elíseos - SP - Brasil

Contatos: WhatsApp (11) 99169-8531, telefone (11) 3224-1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br 

20ª Semana Nacional de Museus – Museu da Energia de Salesópolis

Espetáculo teatral "Os Lavadores de Histórias”

Data: 19 de maio, às 15h

Gratuidade na visitação aos espaços do museu

Datas: de 17 a 21 de maio, das 10h às 17h

Museu da Energia de Salesópolis

Endereço: Estrada dos Freires, km 06 - Freires, Salesópolis, São Paulo

Datas: 22 a 26 de março de 2022, a partir das 14h

Contatos: WhatsApp (11) 99115-0020, telefone (11) 4696-1332 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br

20ª Semana Nacional de Museus – Museu da Energia de Itu

Gratuidade nas exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “O ato fotográfico acessível subversivo e sua transversalidade cultural”

Datas: de 17 a 21 de maio, das 10h às 17h

Mostra de artes visuais “Invisibilizados” 

Datas: 20 e 21 de maio, das 10h às 17h

Mostra de Audiovisual

Datas: de 17 a 21 de maio, das 18h às 21h

Endereço:  R. Paula Souza, 669 - Centro, Itu

Contatos: e-mail itu@museudaenergia.org.br ou telefones (11) 4022-6832 e (11) 94805-4429 (WhatsApp)

Comentários
Assista ao vídeo