Viver - Esporte

Adhemar Ferreira da Silva ganha escultura na Avenida Braz Leme neste domingo

13 de Maio de 2022

Obra integra projeto da Secretaria Municipal de Cultura para homenagear personalidades negras da cultura paulistana

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a inauguração da escultura em tributo a Adhemar Ferreira da Silva, neste domingo (15), no canteiro central da Avenida Braz Leme. A obra integra o projeto do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que propõe criações, todas feitas por artistas negros, para homenagear personalidades negras da cultura paulistana.

“A figura do Adhemar é um exemplo de quebra de estigmas estabelecidos pelo racismo, sobretudo dentro do esporte. Apesar delas, ele nunca deixou de se superar e vencer”, disse a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.
Adhemar Ferreira foi o primeiro atleta bicampeão olímpico do Brasil e primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais.

A escultura é uma criação de Alex Hornest, que retrata o atleta com os dois braços para cima, em uma releitura de uma das suas posições de salto. O artista trabalha com a temática do urbanismo e do lúdico, de forma a promover a reflexão entre os transeuntes e o espaço urbano. Nas suas obras, traz o cotidiano com uma licença poética. Já recebeu diversos prêmios, como o 1º Prêmio Mostras de Artistas no Exterior - Fundação Bienal de São Paulo/SP e duas edições do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras - CADON/Fundação Palmares.

A primeira escultura a ser inaugurada, em dezembro de 2021, foi em homenagem a Itamar Assumpção, no Centro Cultural da Penha. No mês de abril, ocorreram mais duas inaugurações: a de Madrinha Eunice na Praça da Liberdade, em 02/04; e a de Geraldo Filme na Praça David Raw, em 21/04. Está prevista mais uma obra para este ano, que brevemente será anunciada a data, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.

Programação

10h20 | Abertura do cerimonial do evento

10h30 - 11h | Atividades crianças representando o atletismo (Federação Paulista de Atletismo)

11h - 11h30 | Trovadores Urbanos

11h40 - 12h10 | Ato de inauguração da escultura em homenagem a Adhemar Ferreira da Silva

12h10 - 12h25 | Diego Menasse

12h25 - 12h55 | Bloco Ilú Oba De Min

12h55 - 13h25 | Fred Jorge

Comentários
Assista ao vídeo