Para cada artigo que você lê ou vídeo que assiste no Youtube sobre Transformação Digital, você verá uma definição diferente sobre o significado do termo e a aplicação prática da sua atividade profissional
Por Cido Rodrigues
Todas as áreas profissionais e todos os negócios foram “atirados” em um ambiente onde a realidade é: adapte-se ao digital ou morra - e apesar da fábrica de burocracia que se tornou o sistema judiciário brasileiro - os profissionais de direito foram afetados.
Foto: Divulgação |
Muitos acham que apenas usar as novas tecnologias digitais ou implementar o software da moda ou passar a usar uns “termos bonitinhos em inglês”, vai fazer a transformação digital que os profissionais e empresas precisam para jogar um jogo de adultos, em um mercado cada vez mais competitivo e mutante.
Na verdade, usar as novas tecnologias é apenas uma fração do que realmente significa Transformação Digital no Ecossistema do Direito.
Então, o que é exatamente a Transformação Digital no direito?
Neste artigo resolvi trazer de forma clara e definitiva tudo o que os profissionais do direito precisam saber, para construir uma presença digital efetiva, para não serem vistos como amadores. Ao final você terá uma compreensão sobre:
• O que é a transformação digital?
• Por que a transformação digital é urgente?
• Será que meu escritório precisa disso?
• Como posso fazer a transformação digital
acontecer?
• O que a minha organização deveria fazer?
• Quem conseguiu a transformação digital?
O que é a transformação digital?
A transformação digital é uma mudança no comportamento do cliente que está menos paciente com demora e ineficiência nos processos de atendimento e consumo de produtos e serviços, inclusive na área jurídica.
O mundo digital mudou a dinâmica das empresas, e dos prestadores de serviços foi muito afetada porque o desenvolvimento tecnológico colocou fortemente o poder de escolhas nas mãos do consumidor.
As pessoas agora têm mais opções do que nunca e o novo nome no jogo é: a experiência de se consultar e comprar de você, precisa ser melhor do que se consultar ou conversar com o outro.
Através de uma simples pesquisa no Google, ele é capaz de encontrar um número ilimitado de opções e fornecedores e não só isso, os clientes têm voz ativa maior do que nunca para entender o que funciona e o que não funciona.
Um único cliente descontente pode prejudicar a reputação de uma empresa ou profissional, através de uma simples avaliação no Google. Os clientes estão cada vez mais conscientes dessa mudança de poder e mais uma vez isso os leva a serem cada vez mais exigentes.
Esse é o verdadeiro poder da era digital
Isso muda nossa definição de transformação digital, que passa a ser algo muito além da tecnologia e passa a ser algo aplicado diretamente para melhorar a experiência do consumidor.
A Transformação Digital nos escritórios de Advocacia nos Escritórios e empresas de todos os segmentos e portes, passa a ser mais urgente. O Marketing Digital e uma consultoria em processos operacionais pode ser a porta de entrada para levar os serviços do profissional a uma transformação positiva.
Por que a transformação digital é urgente?
Se toda a transformação digital fosse somente sobre a integração de alguma tecnologia nova, seria mais simples e menos urgente. Mas, como sabemos que o comportamento do cliente mudou, devemos nos adaptar muito mais rápido se quisermos continuar relevantes e sobreviver.
A verdade é que seus clientes em potencial podem estar flertando com concorrentes nesse exato momento e se a experiência e a facilidade de comunicação com seu competidor forem mais positivas, você perdeu.
Será que meu escritório realmente precisa disso?
Neste ponto, você pode estar pensando que seus clientes não mudaram e seu setor é o mesmo de sempre e o “basicão” vai resolver.
Na verdade, seus clientes não são apenas seus. Eles são as mesmas pessoas que usam aplicativos bancários, usam ferramentas como Google e assim por diante e sabem reconhecer quando alguém promove uma experiência melhor, mais clara e mais rápida usando tecnologia.
Eles fazem compras on-line usando sites e conversam com amigos em todo o mundo através de aplicativos de ponta como o Skype e usam tecnologia para aprender, reclamar, enfim, interagir e acessar informações que antes, só alguns privilegiados tinham acesso.
Do ponto de vista do marketing digital, os clientes não estão apenas comparando você com sua concorrência. Eles estão comparando você com a última melhor experiência que eles tiveram online. É isso que torna a Transformação Digital tão urgente para todos os negócios.
Além disso, quando se trata de digital, tanto prestadores de serviços, como a indústria e o comércio são impactados, pois, todos precisam de:
• Visibilidade online.
• Recomendação dos seus produtos ou serviços.
• Pessoas que os conheçam e saibam o que fazem ou entregam.
• Visibilidade e boa reputação no mercado
Como Posso Fazer a Transformação Digital Acontecer?
Um passo crucial na transformação digital é entender como sua organização é madura digitalmente. Sem uma avaliação honesta, pode ser difícil iniciar em uma transformação digital efetiva e alcançar sucesso na rede.
O fato de você estar lendo este artigo, já é um indicador que talvez você precise de um projeto de transformação digital em sua atividade. Para ajudar a alavancar o marketing digital e a transformação digital os profissionais e líderes de organizações devem entender alguns pontos cruciais:
• Quanto sua estrutura organizacional é compatível com o digital?
• Você ou sua empresa quer ser mais digital?
• Sua organização possui uma estrutura digital?
• O digital irá receber investimento adequado?
• Sua organização está focada na experiência do cliente?
Ao responder a estas questões, você pode começar
a elaborar um planejamento digital e iniciar seu plano de Transformação Digital exclusivo para seu
negócio.
Não há como você mudar sua organização sozinho.
Você precisa de outras pessoas na empresa para te ajudar neste processo se quiser fazer rápido e certo.
O que a minha organização deveria fazer?
O primeiro passo é fazer um benchmarking, para identificar o que os principais players de seu mercado já estão fazendo... Dar aquela espiada básica nos competidores que você admira e ver se há práticas que você consegue modelar no seu negócio.
Após isso, precisamos entender que cada realidade é diferente e talvez seja necessário falar com especialistas para te ajudar a fazer o seu plano de aceleração digital.
Os benefícios valem a pena, porque evita erros que podem custar tempo e dinheiro e ainda não entregar o resultado que seu negócio precisa para subir de nível.
Quem conseguiu a transformação digital?
Na área jurídica já existem diversas empresas no chamado mercado LawTech. Esse mercado tende a se expandir no Brasil. São empresas que criam soluções jurídicas baseadas em tecnologia, seja para os profissionais de direito, para órgãos públicos ou para o usuário final da justiça.
Nesse exemplo poderíamos citar a própria câmara arbitral da FADESP que se beneficia da tecnologia para facilitar conciliação entre partes de conflitos, que poderiam virar ações judiciais e entulhar ainda mais os tribunais do BRASIL.
Agora que você já entendeu a importância da Transformação Digital para os negócios, é hora de refletir como você pode se preparar para essa realidade e agir.
Cido Rodrigues - é empresário diretor da SPAR.DIGITAL (https://spar.digital), Consultor, Jornalista e Especialista em Negócios Digitais, além de Head de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na FADESP - Federação Nacional dos Estagiários, Bacharéis e Advogados, com sede em São Paulo.