Cultura - Educação

Jornalista Andrielly Ferro lança hoje o seu livro-reportagem: "Por Dentro - Plantão Covid"

10 de Maio de 2022

Acontece hoje, Livraria Travessa do Ribeirão Shopping, o lançamento do livro-reportagem "Por Dentro - Plantão Covid" da jornalista Andrielly Ferro. 

 "Por Dentro - Plantão Covid" | Foto: Divulgação

O livro é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Andrielly, realizado em 2020, no auge da pandemia, e traz as histórias dos profissionais de saúde da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas durante o principal período de enfrentamento da Covid-19.

A jornalista conta que durante a produção acompanhou de perto o dia-a-dia de cinco profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, além de alguns pacientes. “Eu não tinha noção do que veria lá dentro até realmente entrar lá. Sabia que seria difícil, mas não sabia que seria tanto. Ouvir as histórias dos pacientes, a falta de despedidas e o medo da morte foi algo que me chamou muito a atenção e, em contrapartida, me fez crescer profissionalmente e pessoalmente”, conta.

De acordo com Andrielly, o objetivo da obra foi apresentar o lado de dentro do hospital, onde médicos, enfermeiros e técnicos tentam salvar vidas na Unidade de Terapia Intensiva. A aluna foi a primeira jornalista a conseguir ter acesso à UTI da UE do HCRP. Outra proposta do livro foi a de debater a importância da ciência e da credibilidade de fontes seguras no jornalismo.

É importante falarmos sobre o assunto para mostrar para as pessoas a importância de confiar na ciência e confiar em informações fundamentadas. O livro foi escrito em uma fase bastante conturbada da história, tanto no âmbito político quanto econômico. É importante mostrarmos para as pessoas a rotina e os desafios reais dos médicos lidando com a doença e vários outros problemas, enquanto cuidavam dos pacientes e da vida pessoal”.

O lançamento da obra acontece a partir das 19h na Livraria Travessa do Ribeirão Shopping, onde a autora estará presente para uma sessão de autógrafos.

SINOPSE: Resultado de uma coletânea de relatos de cinco profissionais da saúde da Unidade de Emergência (UE) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), Por Dentro – Plantão Covid é um retrato complexo da realidade humana ao longo do período de enfrentamento do novo Coronavírus nesse hospital que é considerado o maior complexo hospitalar da América Latina. Armada de dados e histórias reais que explicam literariamente, sob diferentes óticas, um importante momento da história mundial, a obra permite, pela primeira vez, a imersão do leitor a um dos lugares mais restritos da história do vírus. Um tipo de reportagem que alia um texto de alta qualidade a um olhar que foge aos lugares-comuns.

SOBRE A AUTORA: Andrielly Ferro se formou no curso de Jornalismo da Unaerp no final de 2020. Durante a faculdade estagiou nas principais emissoras de Rádio e TV de Ribeirão Preto (RECORD TV, EPTV, GRUPO THATHI DE COMUNICAÇÃO). Atualmente, aos 23 anos, é produtora da RÁDIO CBN RIBEIRÃO.

Jornalista Andrielly Ferro | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo