Notícias - Motor

Honda Racing avalia roteiro do Sertões 2022, apontado como o maior rally do mundo

28 de Abril de 2022

Após anúncio do percurso de 7.216 km, 4.811 deles de trechos cronometrados, equipe está em contagem regressiva para acelerar na prova marcada para agosto

 

Bissinho Zavatti, piloto da equipe Honda Racing, no evento de anúncio do roteiro do Sertões 2022, no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP)
Crédito: Ângela Monteiro/Mundo Press

A edição 2022 do Sertões irá comemorar 30 anos de história e o bicentenário do Brasil com a realização do maior rally do mundo em trechos cronometrados (especiais). Os detalhes do roteiro, que conta com 7.216 quilômetros, 4.811 deles contra o relógio, acaba de ser anunciado pela organização do evento. Maior vencedora das motos, com nove títulos na classificação geral, a equipe Honda Racing já traça as estratégias para acelerar na competição.

O percurso foi conhecido na noite desta terça-feira (26/4), em evento no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP). Serão 14 dias de disputas, além de um dia de descanso, entre 27 de agosto e 10 de setembro. Nas edições anteriores, a prova durou, em média, oito dias. O Sertões 2022 terá largada em Foz do Iguaçu (PR) e chegada em Salinópolis (PA), passando por oito estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) das cinco regiões do país. 

Dono de sete títulos, Jean Azevedo é o maior vencedor das motos no Sertões e está confirmado com a Honda CRF 450RX na classe Moto 1. “Vai ser o verdadeiro rally cross country, no sentido raiz do esporte. Fiquei muito contente com o que vi, porque gosto de prova longa e difícil, com longas quilometragens. Essa edição vai levar pilotos, máquinas e equipes de apoio ao limite, só os que estiverem focados e bem preparados vão chegar ao final. As motos CRF 450 RX já provaram que são robustas, aguentam muito bem, e isso vai ser superimportante”, explica o paulista de São José dos Campos, decacampeão brasileiro da modalidade, no Sertões pela 27ª vez.   

Por conta dessa trajetória vitoriosa, ele foi homenageado pela organização do evento e entrou para o “Hall da Fama” do Sertões. “Estou muito honrado e orgulhoso pela homenagem. Vi a prova crescer e cresci junto com a prova, conquistei vários títulos. Estou muito contente pela lembrança”, declara Azevedo. Ele recebeu um quadro com a sua fotografia. “Vou guardar para sempre, num lugar especial na minha galeria”, acrescenta o piloto. 

Atual bicampeão da classe Moto 2, Bissinho Zavatti irá completar 10 participações no Sertões em 2022. “O roteiro me surpreendeu bastante. As especiais serão bem longas, é fundamental o time trabalhar a parte física e o lado psicológico. O Sertões vai ser decisivo desde o começo, e pelo que vimos as características de terreno vão mudar de cidade em cidade, vai ter de tudo um pouco. O ano também vai ser histórico para mim, enquanto o Sertões completa 30 anos eu comemoro 10 como piloto, e quero um grande resultado para a equipe Honda Racing”, conta o paulista de Monte Alto, que também compete com a CRF 450RX.  

A equipe Honda Racing terá mais dois pilotos com o mesmo equipamento: o mineiro Gabriel Soares (classe Moto 2) e o argentino Martin Duplessis (Moto 1), ambos estreantes no Sertões. Na categoria Brasil, exclusiva para produtos nacionais, o capixaba Tiago Wernersbach defende o título com a motocicleta CRF 250F. O comando da equipe é do mineiro Dário Júlio, responsável por organizar a ampla estrutura de apoio e a logística para suprir todas as necessidades dos competidores durante o extenso percurso. 

“Vamos atravessar o Brasil de Sul a Norte em uma prova muito técnica, com bastante variação de clima e terreno. A equipe está muito bem entrosada, pilotos e todos os integrantes do time de apoio, o que é um ponto muito positivo tendo um percurso tão desafiador pela frente. Temos uma equipe forte e motocicletas extremamente resistentes, ideais para provas com essas características”, avalia o chefe de equipe. 

“É fundamental ter preocupação com o desgaste dos equipamentos – não só das motos, mas dos carros de apoio, carretas e furgão, já que todos os veículos são necessários o tempo todo. Estamos muito animados, as expectativas são ótimas para esse gigantesco Sertões”, conclui Dário Júlio.  

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, DID e Seguros Honda.
 
Confira o roteiro completo e as características de cada etapa do Sertões 2022*:

1ª etapa – 27/8 (sábado)
Foz do Iguaçu (PR) / Umuarama (PR)
Deslocamento inicial – 25 km
Especial – 172 km
Deslocamento final – 173 km
Total do dia: 370 km

A primeira especial será um aquecimento para o Sertões 2022, com um dos menores trechos cronometrados do roteiro. A disputa será realizada em estrada agrícola, com piso de cascalho e bem técnica. Como é característica da região, haverá várias lombas – ou seja, a atenção na pilotagem e na navegação será fundamental para evitar os perigos.    
 
2ª etapa – 28/8 (domingo)
Umuarama (PR) / Presidente Prudente (SP)
Deslocamento inicial – 17 km
Especial – 305 km   
Deslocamento final – 213 km   
Total do dia: 535 km

Com direção ao Sudeste, a segunda etapa é inédita e traz estradas de fazendas com lavouras de cana. A especial é apontada como a mais exigente da história do Sertões no quesito navegação. Principalmente nos últimos 110 quilômetros, por conta das referências muito próximas, qualquer erro pode custar muito tempo. 

3ª etapa – 29/8 (segunda-feira)
Presidente Prudente (SP) / Campo Grande (MS)
Deslocamento inicial – 134 km 
Especial – 306 km   
Deslocamento final – 360 km   
Total do dia: 800 km

O cenário muda com as fazendas pecuárias e sinais de lagoas características do Pantanal. As estradas são estreitas, porém rápidas e arenosas. No deslocamento final, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.   

4ª etapa – 30/8 (terça-feira)
Campo Grande (MS) / Costa Rica (MS)
Deslocamento inicial – 30 km   
Especial – 382 km
Deslocamento final – 31 km 
Total do dia: 443 km

Inédita no Sertões, a especial traz várias estradas de cascalho. Será rápida no início, porém, a partir do km 50, haverá trial pesado e estradas estreitas até o km 200, local do abastecimento. O percurso continua por uma serra e, nos últimos 30 km, apresenta algumas lombas altas, o que exigirá bastante atenção.    
 
5ª etapa – 31/8 (quarta-feira)
Costa Rica (MS) / Barra do Garças (MT)
Deslocamento inicial – 87 km
Especial – 526 km 
Deslocamento final – 23km 
Total do dia: 636 km

Do Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso, a quinta etapa traz evento promocional em Alcinópolis (MS). A especial será bastante dura, com estradas estreitas e arenosas. A cada 50 quilômetros, as características da prova irão mudar - e não haverá zonas longas de radar no extenso percurso. O preparo físico será primordial para cumprir o desgastante dia.      
 
6ª etapa – 1/9 (quinta-feira)
Barra do Garças (MT) / São Félix do Araguaia (MT) / 1ª parte ETAPA MARATONA 1
Deslocamento inicial – 66 km 
Especial – 601 km   
Deslocamento final – 0 km   
Total do dia: 667 km

Será a maior especial da história do Sertões e a parte inicial da primeira Etapa Maratona, na qual não é permitido auxílio mecânico externo aos pilotos. Longas retas, extremamente rápidas, e muitas deps (depressões causadas por poça seca) marcam o início do caminho, que fica bastante travado nos últimos 300 km. O final do dia terá muita areia, travessia de rios e uma travessia por balsa. 

7ª etapa – 2/9 (sexta-feira)
São Félix do Araguaia (MT) / Palmas (TO) / 2ª parte ETAPA MARATONA 1
Deslocamento inicial – 9 km 
Especial – 165 km 
Deslocamento final – 401km
Total do dia: 575 km

Após uma travessia de balsa pelo Rio Araguaia, os competidores descobrirão a Ilha do Bananal, local que conta com mais de 40 aldeias indígenas. É a menor especial do roteiro, mas que representa o final da primeira Etapa Maratona do Sertões 2022 – ou seja, os pilotos seguem sem contar com as equipes de apoio até o término da etapa. As características do local lembram a região do Jalapão, com piso arenoso. No deslocamento final até Palmas, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.     

Dia de descanso – 3/9 (sábado) 
Palmas (TO)

8ª etapa – 4/9 (domingo)
Palmas (TO) / Mateiros (TO) / 1ª parte ETAPA MARATONA 2

Deslocamento inicial – 97 km 
Especial – 462 km 
Deslocamento final – 0km
Total do dia: 559 km

Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.   

9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) / Bom Jesus (PI) / 2ª parte ETAPA MARATONA 2
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 452 km
Deslocamento final – 61km 
Total do dia: 513 km

Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.   
 
10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) / Bom Jesus (PI)
Deslocamento inicial – 0 km   
Especial – 325 km 
Deslocamento final – 2 km
Total do dia: 327 km

Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.     
 
11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) / Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 16 km   
Especial – 260km 
Deslocamento final – 225km   
Total do dia: 501 km

Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022. 
 
12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) / Imperatriz (MA)
Deslocamento inicial – 11 km   
Especial – 265 km
Deslocamento final – 125 km   
Total do dia: 401 km

A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final. 
 
13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) / Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 29 km
Especial – 377 km
Deslocamento final – 67km 
Total do dia: 473 km

Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará. 
 
14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) / Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 3 km   
Especial – 213 km   
Deslocamento final – 200 km 
Total do dia: 416 km

Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.   
 
TOTAL DO PERCURSO: 7.216 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.811km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações

Comentários
Assista ao vídeo