Cultura - Teatro

A Noite do Choro Pequeno

28 de Abril de 2022

Após uma temporada de sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2021, o espetáculo A Noite do Choro Pequeno retorna para uma nova temporada na capital paulista a partir do dia 07 de maio no Teatro do Shopping West Plaza.  

A peça estrelada pelas atrizes Daliléa Ayala e Letycia Martins, com texto do autor português João Ascenso e direção de Ricardo Brighi conta de duas mulheres - Luísa e Maria Ana - que passam a noite numa estação rodoviária em Lisboa.  

A ação se passa nos anos de 1960, no período da Ditadura Salazarista em Portugal. Isoladas do olhar dos outros, elas aguardam o  primeiro trem da manhã, enquanto vão conhecendo um pouco da vida da outra. Luísa é pobre, saiu da prisão há algumas semanas e espera reencontrar-se com o passado.  

Vítima de violência sexual, tentou assassinar o estuprador e por isso foi presa. Na penitenciária dá à luz a seu filho, que é entregue ao “pai”. O desejo de Luísa é reencontrar a criança, ainda que não consiga estabelecer com ela o laço materno.  

Maria Ana foge do passado. Casada com um médico, viu sua vida se reduzir à vida doméstica, ao trato do filho e do marido. Não se sente amada, anulou-se em função do casamento, está infeliz. Decidiu fugir, acreditando ser essa a solução para suas frustrações.  Aos poucos, a conversa entre as duas deixa a verdade à solta e o amanhecer revela duas mulheres diferentes. 

 A Noite do Choro Pequeno teve sua primeira montagem em Portugal em 2015 e voltou à cena em 2018 / 2019, com as atrizes portuguesas Sofia Nicholson (Luísa) e Alexandra Sargento (Maria Ana).   

FICHA TÉCNICA:

Texto: João Ascenso 

Direção: Ricardo Brighi 

Direção de produção: Gerardo Franco 

Elenco: Daliléa Ayala e Letycia Martins 

Iluminação: Gerardo Franco      

Trilha sonora: Amanda Annunciato 

Voz em Off: Axel 

Fotos: Priscila Palumbo 

Assessoria de imprensa: Fabio Camara 

Realização: Carriola Cultural e Spledore Produções e Eventos

SERVIÇO:

LOCAL: Teatro West Plaza- Sala Laura Cardoso (Av. Antártica 408, – Água Branca), 122 lugares. Com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

DATA: 07/05 até 28/05 (Sábado 20h30)  

INGRESSOS: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia) 

INFORMAÇÕES: 11 2649 1688 

DURAÇÃO: 80 min 

CLASSIFICAÇÃO: 16 anos 

EQUIPE:

Daliléa Ayala (atriz) 

Atuou em 31 espetáculos, sendo premiada em duas peças como melhor atriz: “A Cozinha Maluca” e “A Filha Da...”, de Chico Anísio (Robalo de Ouro e SuperCap, e indicada para o prêmio MAMBEMBE (MINC) e APETESP com o melhor atriz, e de melhor texto original em “A Cozinha Maluca”). Em 2019 atuou em “Dois Perdidos Numa Noite Suja” de Plínio Marcos, pela primeira vez os personagens masculinos, “Tonho” e Paco”, foram vividos por duas atrizes. Ainda no teatro foi dirigida por Bibi Ferreira em dois espetáculos de grande sucesso: “Sua Excelência o Candidato” e “Procura-se um Tenor”. Atuou em mais de 1000 comerciais para TV. Participou das séries “Retrato de Mulher” e “Sandy e Junior” da TV Globo e das novelas “Um Homem Muito Especial” da TV Bandeirantes; “Meus Filhos Minha Vida” e “Cúmplice de Um Resgate” pelo SBT.

Letycia Martins (atriz) 

Atriz e cantora, integrou por 7 anos a banda reconhecida no Rio Grande do Sul, The Hard Working Band. Participou do programa reality show FAMA 4, da Rede Globo. Fez parte da montagem "A Megera Domada" realizada no Teatro Maria Della Costa pela Braapa, com direção de Eduardo Osório e Juliana Lucilha; integrou a montagem do texto "A canção de Bernie" de Aguinaldo Silva no Teatro Folha e da peça Luz del Fuego de Julio Kadetti, produziu o espetáculo DIVA: uma visita a Era de Ouro do Rádio, em que estava no elenco, além de assinar o texto e a direção.

Ricardo Brighi (diretor) 

Formado em Publicidade e Jornalismo. Trabalhou na área de criação publicitária e desde 1993 é professor do ensino técnico público nos cursos de Comunicação Visual e Administração. Formado em Teatro pelo Incenna, atuou nos espetáculos “Alo?” e “Todas as Formas de Amar” (online). Participou da Oficina de Direção Teatral com André Grecco e do curso do método TAPA com Bruno Barchesi. Escreveu e atuou na peça Naquela Noite eu Olhei Pela Janela e Vi a Lua Morrer em 2020.

Comentários
Assista ao vídeo