Viver - Saúde

Trombose e COVID-19: qual a relação, riscos e tratamento?

28 de Abril de 2022

Por Dr. Álvaro Oliveira, Cirurgião Vascular

Mesmo após dois anos desde o primeiro caso da Covid-19, o desdobramento sobre os danos do vírus à saúde de milhões de pessoas ainda é um ponto de atenção à comunidade médica em todo o mundo. Um desses danos tem sido os inúmeros casos de trombose, dos mais diferentes tipos.

A explicação para isso tem a ver com uma afinidade existente entre o Sars-CoV-2, o patógeno que causa a Covid, e as células que formam a camada interna dos vasos sanguíneos, também conhecida como endotélio. Essa afinidade faz com que o vírus ataque a camada de revestimento, atingindo os vasos sanguíneos.

Desta forma, pacientes diagnosticados com COVID-19 podem apresentar distúrbios de coagulação, aumentando o risco de trombose, que nada mais é do que a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda do corpo humano, e que tem acometido cerca de um terço dos pacientes internados em UTIs, em decorrência do vírus.

Apesar de ser uma condição grave, os casos precocemente identificados podem ser tratados por meio de medidas farmacológicas, com anticoagulantes, associados a outras terapias, bem como a prática de atividades físicas. O tratamento não farmacológico, realizado com o uso das meias de compressão, também é amplamente indicado, pois compensam o baixo fluxo de sangue das regiões afetadas, assim como proporcionam uma espécie de massagem na batata da perna, impulsionando a circulação.

Atualmente, existe no mercado opções de terapia de compressão que auxiliam, desde a prevenção até um tratamento mais específico, como no caso da empresa Essity, líder global em higiene e saúde que, por meio de sua marca JOBST®, oferece produtos com alta tecnologia, diferentes cores, texturas e modelos, para que as pessoas sigam com sua vida normal e possam se beneficiar da terapia compressiva.

Sobre o Especialista

Cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, formado na FMUSP e doutorado em Cirurgia também pela FMUSP.

Sobre a JOBST

A JOBST é a marca líder mundial no mercado de compressão e também a marca mais prescrita pelos médicos nos EUA.

Sobre a Essity

Dedicada a melhorar o bem-estar por meio de seus produtos e serviços, a Essity é líder mundial em higiene e saúde. Com atuação em aproximadamente 150 países sob as marcas globais TENA® e Tork®, além de outras marcas fortes como como JOBST®, Leukoplast®, Actimove®, Cutimed®, Delta-Cast® e Libresse®, possui cerca de 46 mil colaboradores e suas vendas líquidas em 2021 totalizaram aproximadamente 12 bilhões de euros. A sede da empresa fica localizada em Estocolmo, na Suécia e está listada na bolsa de valores Nasdaq Estocolmo. No Brasil, a companhia conta com 530 colaboradores, com operação local na cidade de São Paulo e uma fábrica localizada em Jarinu, no interior de São Paulo. A Essity quebra barreiras pelo bem-estar e contribui para uma sociedade saudável, sustentável e circular. Mais informações em www.essity.com

Comentários
Assista ao vídeo