Viver - Saúde

Como ter uma alimentação saudável durante uma rotina corrida

27 de Abril de 2022

O nutricionista André Nascimento apresenta dicas para alcançar esse objetivo

É difícil encontrar um tempo para descanso. Muitas vezes, ele só é possível durante os finais de semana. O dia a dia dos brasileiros é bastante corrido, pois precisam lidar com faculdade, trabalho, atividades domésticas e várias outras responsabilidades, como a própria família, que precisa receber atenção e carinho. Com isso, muitas pessoas veem o fast food e comidas industrializadas como as opções mais práticas e rápidas, deixando de lado as refeições saudáveis.

André Nascimento, nutricionista e professor de Nutrição da UNINASSAU Recife, explica que essa decisão pode trazer consequências a longo prazo e indica evitar a compra de comidas industrializadas, mesmo elas sendo de fácil preparo. “Esse tipo de alimento é rico em conservantes e gorduras prejudiciais à saúde. Além do seu consumo exagerado causar cansaço e dificuldade de concentração, além de que doenças podem surgir com o tempo. Obesidade, hipertensão, colesterol alto, doença cardíacas e diabetes tipo 2 são alguns exemplos”.

O que muitos não acreditam é que é possível se alimentar bem e de forma equilibrada mesmo com a rotina corrida. “A história de que o café da manhã é a refeição mais importante é uma verdade, pois acelera o metabolismo, mantendo a pessoa com mais energia durante todo o dia. Raízes, como batata doce e cará, e alimentos como o cuscuz podem ser super aliados. Também não devemos esquecer das proteínas. Ovos e queijos são muito importantes para acompanhar”, explica André.

Ele adiciona que, para a energia permanecer em um nível ideal, é interessante ingerir algum alimento de três em três horas. Esses lanches podem ser frutas ou sanduíches naturais, que são de preparo rápido e podem ser levados na mochila.

No caso do almoço, o nutricionista diz que o importante é colocar carboidratos, proteínas e verduras. Esse conjunto vai dar a energia necessária para ficar bem durante o dia, além de ser extremamente saudável, pois contém um pouco de cada grupo alimentar. “Se não quiser gastar tanto em restaurantes e self-service, há a possibilidade de preparar marmitas. Mas como deixá-las prontas se o dia é corrido? Como as refeições podem ser armazenadas na geladeira ou congelador, há a possibilidade de cozinhar as refeições da semana em maior quantidade durante o sábado ou domingo, por exemplo. Não é impossível, basta separar um tempo e deixar tudo pronto para os dias que deseja levar comidas caseiras”, afirma.

O indicado para o jantar é seguir com a refeição equilibrada. Exagerar na quantidade e escolher alimentos gordurosos e processados podem resultar em insônia e pesadelos, pois as calorias não são gastas. O professor de Nutrição também chama a atenção para a hidratação. Segundo André, de nada adianta se alimentar da forma correta e esquecer de beber água durante o dia. Ao seguir essas dicas, as chances de ter uma vida saudável e mais energia durante os dias são maiores.

Comentários
Assista ao vídeo