Informes - GERAIS

Amaxofobia: Rosana Souza faz sucesso com conteúdo voltado ao tratamento ao medo de dirigir

20 de Abril de 2022

Profissional produz vídeos-aulas elaboradas com métodos próprios para ajudar alunos a escaparem da síndrome que afeta cerca de 4,5 milhões de motoristas habilitados no Brasil

Foto: Divulgação

Embora o Brasil seja dotado de uma frota que se aproxima dos 70 milhões de automóveis* e a população tenha verdadeira paixão por carros, um fator preocupante ainda afasta um alto índice de motoristas da condução de veículos nas ruas e estradas brasileiras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amaxofobia, o famoso Medo de Dirigir, afeta quase 4,5 milhões de pessoas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país.

As motoristas do sexo feminino são as que mais sofrem com medo de dirigir. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) em 2018, a amaxofobia atingia 80% das mulheres habilitadas. O número, considerado elevado para os padrões nacionais, é apenas um dos diversos fatores que fizeram a instrutora de trânsito Rosana Souza se preparar para mudar a vida de quem convive com o pavor de assumir o volante. “É importante saber que vamos à auto-escola, mas não saímos de lá sabendo dirigir. Tem um contexto em volta que todo mundo faz uma pressão muito grande em cima da mulher, em cima das pessoas que acabaram de se habilitar como se ela, apenas por obter a CNH, já saiba dirigir e isso não é verdade”, aponta a mentora.

Atuante na área desde o ano de 2019 e cursando a faculdade de Psicologia, a profissional desenvolve lições de reeducação direcionadas às condutoras e aplica, por meio das aulas elaboradas com métodos próprios, todo o conteúdo didático de aulas teóricas, práticas presenciais e orientações audiovisuais a distância. Entre os programas de acompanhamento, estão cursos, mentorias e Master Class do “Método M4P, a Teoria da Prática”. Criados pela própria Rosana Souza, todos estão registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com as aulas e as dicas periódicas, a instrutora auxilia motoristas a recuperarem confiança e auto-estima, o que permite fazê-los a retornarem às ruas guiando automóveis antes abandonados nas garagens. “Os quatro pilares para movimentar um carro manual não são passados durante o período na auto-escola. Nesse tempo, ouve-se quase nada sobre entendimento da embreagem, compreensão sobre amplitude de volante, marchas/velocidades e ré/manobras. Se a pessoa não viu e não treinou esses fatores, não consegue reproduzir no carro”, explica Rosana.

Formada como Instrutora de Trânsito, Rosana se vale da tecnologia para promover um elo e facilitar a comunicação com o público acometido pelo medo de dirigir. Por meio das redes sociais como YouTube, Instagram, TikTok e Kwai, a instrutora faz sucesso entre os milhões de seguidores e produz vídeos periódicos com conteúdos que vão desde alertas importantes do cotidiano no trânsito, dicas e abordagens como treinamentos específicos em benefício de quem convive com a amaxofobia e quer se ver livre dos traumas causados pela síndrome. De acordo com Rosana, o alcance das redes sociais a permitiu criar cursos para serem também aplicados por meio do ambiente virtual. “Devido à quantidade de pessoas que me procuram fora de São Paulo e precisam da minha ajuda, foi que desenvolvi esses cursos. Neles, temos dicas emocionais, o mesmo método passo a passo das aulas presenciais, de modo que as pessoas aprendem da mesma forma que ensino no que eu chamo de Teoria da Prática”, ressalta a instrutora que também indica os programas de mentoria a empreendedores que querem atuar como profissionais do trânsito.

Além de aplicar as lições teóricas, auxiliar na parte prática com métodos diferentes do que fora visto pelos habilitados nas auto-escolas e oferecer suporte pedagógico aos alunos, a instrutora coloca paixão no que faz e sente-se realizada por ser peça fundamental na reeducação de habilitados no trânsito. “Estou muito feliz com meu trabalho, instruo por amor e tenho prazer em ajudar cada aluna ou aluno, pois eu estou realizando o meu sonho de ajudar todas essas pessoas”, completa Rosana.

Seja mais um dos milhões de seguidores no Instagram, YouTube e TikTok. Conheça mais do trabalho da instrutora Rosana Souza nas redes sociais:

Instagram: @rosanasouzainstrutora

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtxU0oyFp_IfNUbj4tSwDbg

Comentários
Assista ao vídeo