Cultura - Educação

Neuropsicóloga, psicóloga e escritora Lucia Moyses lança o seu 13º livro “Pânico”

18 de Abril de 2022

A escritora, neuropsicóloga e psicóloga Lucia Moyses, lança seu 13º livro “Pânico”, disponível na Amazon em formato e-book. O livro trata-se de um romance e suspense psicológico falando de um transtorno muito comum nos tempos de hoje: Pânico.

Segundo uma pesquisa feita pela National Comorbidity Survey (NCS), dos EUA, 71% das pessoas com síndrome do pânico são mulheres e apenas 29%, homens. Quando se especializou em neuropsicologia, a escritora se deparou com os mitos e estigmas que acompanham diversos transtornos mentais, tanto os mais frequentes quanto os menos conhecidos. A coleção DEZequilíbrios, de sua autoria, aborda vários destes transtornos, mostrando sintomas, possíveis causas e tratamentos, sob a forma de romance e suspense psicológico. No entanto, há muitos outros transtornos sobre os quais ainda falta falar. Assim, a escritora decidiu abordar a síndrome do pânico, tão comum e ao mesmo tempo tão dolorosa.

“Quando estava quase terminando este livro, praticamente na revisão, começou a quarentena. Minha personagem principal não saia de casa há quatro anos e, como por ironia, passei a viver a mesma situação angustiante. Os motivos, é claro, são bem diferentes e, paradoxalmente, semelhantes. O medo da morte, o perigo rondando sua porta, o inimigo à espreita. Como por ironia, a vida que passei a levar (assim como a maioria das pessoas, acredito) se mostrou em diversos aspectos muito similar à vida da minha personagem: o isolamento, a carência de um abraço apertado, a falta que faz sentir o sol batendo no rosto, o vento bagunçando os cabelos, descobrir que é possível fazer de tudo pela internet, descobrir que o mundo virtual já é uma realidade e talvez, no futuro, seja mais comum do que se imagina", explica Lucia. Ainda, segunda escritora, a quarentena fez com que Lucia entrasse em sua própria história. “Fazer parte dela e entender melhor como a personagem vivia, o que devia estar sentindo, como passava seus dias confinada em sua residência. De repente, eu me tornei minha personagem. Eu me tornei ficção e ela se tornou realidade. Para deixar meu livro ainda mais rico, contei com diversos depoimentos que não só tornaram o enredo mais detalhado como, até mesmo, mais poético em alguns trechos. A vida imita a arte? No meu caso, sim.”, relatou Lucia Moyses, quando estava pronta para lançar seu novo livro.

Coincidência? Acaso fortuito? De qualquer forma, com a pandemia, o número de casos de Síndrome do Pânico aumentou consideravelmente, assim como a ansiedade e a depressão, de modo que este livro, embora não fale sobre a pandemia, pode ajudar quem está sofrendo do mal do confinamento.

O enredo conta a história de Luana, que não cometeu nenhum crime e, no entanto, vive encarcerada. Há quatro anos não sai de seu apartamento, quase não vê ninguém, não tem redes sociais e não imagina mais a vida de outra forma. Por ironia, o mesmo motivo que a condenou à prisão é aquele que a fará lutar pela sua liberdade.

Livro: Pânico

Autora: Lucia Moyses

Página:

Ano: 2022
Clique aqui para comprar o e-book na Amazon (R$10)

Números de páginas: 277

Clique aqui para saber mais sobre Lucia Moyses

Lucia Moyes é psicóloga, neuropsicóloga, palestrante e escritora. Lançou seu primeiro livro -- Você Me Conhece? -- em 2013 e o livro E viveram felizes para sempre, em 2015, ambos voltados para a psicologia. Em 2016, após se especializar em neuropsicologia, lançou os três primeiros livros da coleção DEZequilíbrios, uma série de 10 volumes onde cada um aborda um transtorno mental, em forma de ficção, suspense e romance. Em 2018 lançou mais três livros da coleção e finalmente em 2021 lançou os últimos quatro, completando a coleção. A partir de 2018, especializou-se em Reabilitação Cognitiva e Inteligência Emocional.

Como psicóloga, atende em consultório particular, trabalhando transtornos como depressão, síndrome do pânico, ansiedade e outros. Trabalha com psicoterapia, orientação profissional, aplicações de testes neuropsicológicos e reabilitação cognitiva. Também atua como palestrante em escolas ou instituições. Uma de suas palestras, por exemplo, fala sobre o inconsciente e sua importância em nossa vida. Outra é voltada para os desequilíbrios mentais e como alcançar o equilíbrio completo.

Comentários
Assista ao vídeo