No início deste mês, a administração do Porto de São Francisco do Sul concedeu à Yara, líder do mercado de fertilizantes no Brasil, autorização para que o navio M/V HEMUS, com 21 mil toneladas do produto YaraMila, fizesse a primeira atracação no berço público 201. A embarcação foi a primeira a utilizar, em caráter experimental, a nova área, que passou por reforma para ter sua capacidade de embarque e desembarque de produtos a granel ampliada e será oficialmente inaugurada em dezembro.
Com mais capacidade, o Porto de São Francisco do Sul, que recebeu investimentos de R$ 30 milhões do governo federal, poderá garantir os fluxos de matéria prima para regiões-chave de crescimento da produção agrícola, como MS, MT, SC e PR. “Com a ampliação, a Yara irá reforçar sua posição nesse polo, buscando maior competitividade”, afirma o Diretor de Logística da Yara, Paulo Schuch. O produto YaraMila, fertilizante que combina nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) no mesmo grânulo, foi descarregado no novo Berço 201 para abastecimento da safrinha do milho do Paraná e Mato Grosso.
Porto de São Francisco do Sul
São Francisco do Sul é considerado o sétimo porto do País em movimentação de cargas, com cerca de 11 milhões de toneladas movimentadas em 2012, exportação de 12% da produção de grãos do Brasil, com projeção de 7.5 milhões de toneladas em 2013, e importação de 1.5 milhões de toneladas de trigo e fertilizantes, 700 mil toneladas de aço e dois milhões de toneladas de cabotagem de produtos siderúrgicos a granel. O destaque para volume de importação fica para os fertilizantes, que registraram aumento de 100% em 2012, quando comparado com o ano anterior.
Sobre a Yara
Fundada em 1905 na Noruega, a Yara tem presença em 50 países e distribuição comercial para 150 países, utilizando sua plataforma de produção e sistema de abastecimento global para criar benefícios locais e oferecer aos clientes a combinação de produtos de qualidade e conhecimento especializado que melhor corresponda às suas necessidades. No Brasil, tem sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo, três fábricas, 32 unidades misturadoras e um centro de distribuição, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Seu portfólio de fertilizantes – que vai de misturas de grânulos a produtos diferenciados, como foliares e NPK no grão – e programas nutricionais ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais.