Business - Agronegócio

Obtenção de crédito rural é facilitada por seguro

18 de Abril de 2022

A contratação de um seguro de penhor rural permite proteger bens dados em garantia de financiamento, reduzindo riscos para a instituição bancária, além de trazer segurança financeira para o produtor

A produção agropecuária demanda muitos investimentos em insumos e infraestrutura. A cada safra ou ciclo pecuário, os produtores rurais equilibram despesas operacionais e investimentos rurais desembolsando recursos próprios ou provenientes de financiamento.

Foto: Pexels

O aumento dos recursos disponíveis para linhas de crédito rural colabora para a expansão do agronegócio, oferecendo taxas de juros diferenciadas e condições que atendem às necessidades específicas do setor. O Plano Safra 2021/22, vigente para contratações até 30 de junho deste ano, disponibilizou R$ 251,22 bilhões para apoiar o agro brasileiro, representando um aumento de 6,3% em relação ao período anterior.

No entanto, embora as políticas públicas busquem estimular o agronegócio, a mera disponibilização de recursos não significa uma garantia de que todo o montante será de fato aplicado no setor. A concessão de financiamento depende de regras que variam conforme a linha de crédito, além de ficar atrelada aos objetivos do produtor e cálculos de risco.

Entre as linhas de crédito mais populares para investimentos, vale a pena citar as linhas Inovagro, Pronamp, Moderagro, Pronaf e Moderfrota, por exemplo, todas ofertadas pelo BNDES. É importante que o produtor conheça os detalhes das opções disponíveis para definir qual mais se adequa ao perfil do negócio rural e conseguir ter sucesso no processo de financiamento. Além disso, existe um fator que facilita muito a liberação de crédito rural: a contratação de um seguro de penhor rural.

A obtenção de crédito é facilitada pelo seguro de penhor rural porque essa modalidade de seguro é capaz de proteger bens relacionados às atividades agropecuárias que são oferecidos como garantia nas operações de crédito rural. Dessa forma, esse tipo de apólice leva o nome da instituição financeira como beneficiário. Ou seja, em caso de sinistro, o seguro vai cobrir perdas e danos do bem empenhado, indenizando o credor. “O seguro de penhor rural é muito bem difundido como uma forma de transferência de risco. É visto como uma métrica importante para mitigar riscos, por isso facilita a contratação de crédito”, explica Gustavo Peri, coordenador comercial de agronegócio da FF Seguros.

Como exemplo, imagine que um agricultor obtém crédito junto a um banco para adquirir um trator e essa máquina fica como garantia de financiamento. Se ocorrer a perda da máquina por um incêndio, por exemplo, a seguradora indenizará o banco. Além de ser visto com bons olhos pelos bancos, o seguro de penhor rural traz segurança financeira para o produtor. “Se acontecer o sinistro, a seguradora honra a dívida e paga a indenização diretamente para a instituição financeira, então o produtor não corre o risco de ficar inadimplente”, diz Peri.

A recomendação é que o produtor busque o apoio de um corretor e simule uma cotação de seguro de penhor rural antes mesmo de solicitar uma proposta de financiamento. Para que o seguro seja elegível, os bens dados em garantia nas operações de crédito devem atender à produção vegetal, produção animal, armazenamento, pós-colheita ou outras atividades relacionadas à agropecuária previstas por coberturas do seguro de penhor rural.

Além disso, o seguro oferece três possibilidades de contratação: máquinas e equipamentos; benfeitorias e mercadorias. Cada um desses segmentos oferecerá diferentes opções de coberturas. Como exemplo, um produtor pode contratar um seguro de penhor rural de benfeitorias para assegurar um silo dado em garantia, com cobertura contra incêndio, queda de raio, explosão, vendaval, granizo, alagamento, entre outras coberturas disponíveis para essa modalidade.

Outro detalhe é que a apólice de seguro de penhor rural pode ter diferentes vigências. O produtor pode optar pela contratação anual ou plurianual, com duração de até cinco anos. A flexibilidade para escolher prazos, segmentos e coberturas da apólice permite que o produtor tenha um seguro de penhor rural aderente às necessidades para trazer segurança financeira e facilitar a contratação de crédito rural.

Comentários
Assista ao vídeo