Viver - Esporte

Real Betis reacende esperança por G4 enquanto Pellegrini assume seu lugar entre os grandes técnicos

13 de Abril de 2022

O treinador chileno é agora o nono maior vencedor da história entre os técnicos da principal divisão do futebol espanhol

Muitas vezes descrito como homem quieto devido à postura discreta no comando de seus times, Manuel Pellegrini construiu uma carreira de gigante sucesso, passando por alguns dos principais clubes europeus. E ele continua mantendo sua bela reputação com o Real Betis, que vem obtendo sua melhor temporada na LaLiga Santander em 17 anos e ainda está garantido na decisão da Copa do Rei contra o Valencia no fim de abril.

Após alguns jogos desafiadores antes da data FIFA, Los Verdiblancos voltaram à boa forma para reacender suas esperanças de classificação para a UEFA Champions League pela primeira vez desde 2005.

Na sequência da impressionante vitória na última semana contra o Osasuna, o time de Pellegrini conquistou uma empolgante virada sobre o Cádiz, chegando às redes duas vezes nos 25 minutos finais de partida para chegar ao triunfo por 2x1. Esse resultado deixou o Real Betis a apenas um ponto do Atlético de Madrid, que abre o G4. Na última rodada, o time madrilenho sofreu uma surpreendente derrota por 1x0 para o Mallorca, que luta contra o rebaixamento.

A reta final da LaLiga Santander reserva agora aparentemente uma corrida de três raias por vagas na próxima Champions League entre Atletico de Madrid, Real Betis e Real Sociedad, com os bascos na sexta posição na tabela, a dois pontos dos comandados de Pellegrini, após conquistar uma vitória de virada fora de casa contra o Elche, por 2x1.

O bom momento das duas equipes não poderia ter chegado em melhor hora, já que Real Betis e Real Sociedad se enfrentam na próxima rodada da LaLiga Santander, em um duelo que pode ser vital na briga pelo quarto lugar.

Escalando o ranking histórico da LaLiga Santander

Pellegrini deixou a sua marca na virada sobre o Cádiz com importantes mudanças táticas. Cristian Tello, por exemplo, anotou o gol de empate da partida apenas um minuto após o treinador chileno o colocar em campo. Outro reserva decisivo foi Borja Iglesias, que conquistou e converteu a penalidade máxima que definiu o placar.

A retaguarda do time também teve importante papel na vitória, com o zagueiro Germán Pezzella desviando arremate de Álvaro Negredo quase em cima da linha, prevenindo que o Cádiz abrisse vantagem de dois gols naquele momento. O goleiro Claudio Bravo foi outro que brilhou, com uma tremenda defesa no fim do jogo em falta cobrada por Rubén Alcaraz, assegurando a oitava vitória do Real Betis fora de casa na temporada. Apenas o Real Madrid, líder da competição, conquistou mais vitórias que o time de Pellegrini em partidas fora.

Também foi um resultado histórico para o técnico chileno, pois o colocou como o nono treinador com mais vitórias na história da LaLiga Santander.

A satisfatória vitória contra o Cádiz foi a 201ª de Pellegrini na competição e ele pode ainda superar Victor Fernández em oitavo (202) e Javier Clemente em sétimo (205) ainda nesta temporada.

Mas o que o deve mais motivar neste momento é conduzir o Real Betis de volta à principal competição de clubes europeia, onde ele tem ótimas performances. Pellegrini levou o Villarreal à Champions League pela primeira vez em sua história em sua temporada de estreia com o clube, atingindo as semifinais em 2005/06 e as quartas em 2008/09.

Depois de registrar o recorde histórico de 96 pontos em uma temporada com o Real Madrid, o chileno fez mais maravilhas com o Málaga, atingindo sua melhor posição final na tabela da LaLiga Santander e os levando à Champions League pela primeira vez, em campanha que foi até as quartas-de-final.

O futebol ofensivo de Pellegrini também foi destaque em outros países, principalmente com a conquista da Premier League em sua primeira temporada com o Manchester City, que viria a se beneficiar do pedigree europeu do chileno chegando ao mata-mata da Champions em cada temporada sob seu comando e alcançando as semifinais em sua última campanha.

Naturalmente, o experiente treinador está de olho em nova Aventura na principal competição de clubes europeia, desta vez com o Real Betis, e seu entusiasmo claramente se espalhou entre seus jogadores.

Borja Iglesias, decisivo na última vitória do time, declarou após o jogo que “queremos classificar para a Champions League, este é nosso objetivo agora. Temos todas as chances de realizar isso e daremos tudo para conquistarmos”.

Comentários
Assista ao vídeo