Informes - GERAIS

Empreendedorismo na internet: saiba como é possível começar um negócio mesmo investindo pouco

11 de Abril de 2022

William Oliveira, CEO de uma das maiores lojas online de joias do país, já fez mais de 100.000 envios pela internet e dá dicas de como ter rentabilidade com uma empresa virtual.

Você sabia que algumas empresas – como a Amazon, por exemplo – começaram em uma garagem e viraram gigantes, se tornando marcas valiosas no mundo? Mas a realidade de quem está começando um negócio do zero, ainda mais com pouco dinheiro, é muito diferente.

O empresário William Oliveira se tornou mentor de negócios, com mais de 700 alunos, onde ajudou centenas deles | Foto: Mark Lauther/ Divulgação 

De acordo com o CEO da Invictus Joias – que faturou R$ 1 milhão no primeiro ano da loja online –, William Oliveira, o segredo não é ter dinheiro ou não, é saber usar o que você tem da melhor maneira possível. 

Muito mais do que dinheiro, o que vale é a visão para enxergar oportunidades. Hoje em dia é possível começar a vender na internet sem estoque, por exemplo, além de não precisar de uma estrutura física, que gasta com aluguel e outros custos”, destaca.

O empresário afirma que não é preciso ter um grande capital de giro para empreender e apenas com poucas unidades de um produto, já é possível ter lucratividade. “Dá para começar a vender pelas redes sociais ou marketplaces e isso demanda pouca verba. Na internet é possível construir uma boa credibilidade, tão alta quanto uma loja física, só que pra muito mais pessoas, graças ao poder de comunicação eficiente”, explica, ressaltando que a base do empreendimento é "vender o tempo todo", não especificamente o produto em si, mas a ideia por trás do negócio e como é confiável apostar na empresa.

William Oliveira deu o pontapé nas vendas pela internet quando a sua família passava por um período difícil financeiramente e ele tinha apenas um relógio – caro – para vender e não conseguia. Esse insight foi o que ele precisava para buscar subterfúgios e entender como poderia fazer o negócio. Foi aí que surgiu a sua empresa - ele trabalhava de dentro do quarto -, que saiu do ramo familiar e já tem representantes no Brasil inteiro, além de ser umas das maiores empresas de semi joias masculinas do país.

O empresário se tornou mentor de negócios, com mais de 700 alunos, onde ajudou centenas deles a ultrapassarem o faturamento de R$ 10 mil por mês com suas lojas online.

William Oliveira deu o pontapé nas vendas pela internet quando a sua família passava por um período difícil financeiramente | Foto: Mark Lauther/ Divulgação

O importante é dar um passo de cada vez, sem excessos no início. Para isso, é essencial manter uma estrutura enxuta e sem gastos desnecessários. A empresa começou a crescer depois que focamos em um determinado nicho e entendemos o que era preciso para ter um diferencial e, com isso, aguçar no cliente a vontade dele comprar”, finaliza o CEO.

Veja algumas dicas – que funcionam – para gastar pouco para dar início ao seu negócio online:

- Comece sozinho, sem funcionários. É importante se consolidar para poder iniciar contratações;
- Tenha um espaço na sua residência para usar como local de trabalho;
- Utilize meios digitais sem custo para chegar ao cliente, como redes sociais, WhatsApp e marketplaces;
- Busque por especialização, faça cursos e, principalmente, entenda como vender seu produto;
- Personalize a sua marca, dê "cara" ao seu produto. Apareça em vídeos, faça a demonstração você mesmo. Isso ajuda muito garantir mais credibilidade;
- Formalize o seu negócio como uma microempresa individual (MEI), para ofertar segurança aos clientes.

Comentários
Assista ao vídeo