Cultura - Educação

Livro sobre vida e obra de Dra. Rosa Celia, do Pro Criança Cardíaca, tem lançamento oficial

11 de Abril de 2022

Sessão de autógrafos acontece na segunda-feira, 11/4, às 18h, no Leblon

A fundadora do Pro Criança Cardíaca, Dra. Rosa Celia, médica cardiologista pediátrica, lança oficialmente o livro Rosa Celia e o Coração da Criança, escrito em sua homenagem pela jornalista Beth Ritto, na próxima segunda-feira, 11/4, a partir das 18h, na Livraria Argumento do Leblon (R. Dias Ferreira, 417). 

O livro – publicado pela ID Cultural - é bilíngue e passa pelos anos em que Dra. Rosa esteve no internato do Colégio Maria José Imperial, com uma vida regrada e pausada por jantares com representantes da sociedade e que mantinham doações para os internos. Naquele local, a menina Rosa se revelou, no revezamento de afazeres, cozinheira de mão cheia. Ao terminar o científico, e então de volta para a casa da família, em S. João de Meriti, passou por dificuldades de adaptação para se socializar com irmãos já com mais de uma década de idade, e precisou de ajuda para lidar com a vida do lado de fora do internato.

A história, organizada em oito capítulos, começa em Alagoas, mais especificamente de Palmeira dos Índios onde a médica nasceu, mas de onde pouco se lembra, passa por esse internato em que viveu 18 anos, pela escolha da Medicina, pela dedicação para conquistar o espaço, pela ida para Londres e pelos conflitos que enfrentou quando precisou decidir pela volta para o Brasil.

O Pro Criança Cardíaca, fundada e dirigida por ela, tem destaque na obra, com 1641 procedimentos invasivos realizados, 74.310 atendimentos ambulatoriais, 15.100 crianças atendidas e 151 mil pessoas impactadas. Muito além de números, famílias que voltaram a sorrir e a ter esperança na vida porque quando uma criança adoece toda a família fica comprometida, sobretudo quando está aliada à impotência de não ter recursos financeiros para tratamento.

Foi por conta deste anseio, ou o que no livro é a “verdadeira obsessão por proteger crianças” que Dra. Rosa tanto lutou para viabilizar a construção do Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista, também tema de Rosa Celia e o coração da criança. Não adiantava tanta dedicação e esbarrar em limitações para realizar os procedimentos que salvam vidas.

SERVIÇO:

Lançamento livro Rosa Celia e o Coração da Criança

11/4, segunda-feira

Livraria Argumento Leblon (R. Dias Ferreira, 417)

Às 18h

Comentários
Assista ao vídeo