Colaboradores - Valéria Calente

Comissão dos Juristas de Língua Portuguesa

4 de Abril de 2022

“A solução para a guerra da Ucrânia e a busca pela Paz Mundial”

No dia 30 de março o Ministra da Justiça José Gregori foi o palestrante do encontro presencial que teve lugar no Hotel Vila Gale em São Paulo.

José Gregori discorreu sobre sua carreira, asseverando que seu testemunho é em favor da vida e da família, e que toda experiencia, boa ou não, contribui para o desenvolvimento humano.

O Ministro discorreu sobre a influência da mídia e da opinião pública na tomada de decisões, muitas vezes tonando difícil a tomada de decisões pelos governantes, que nunca se sentiram tão pressionados. No entanto, a mídia e fundamental na defesa da liberdade e da democracia, dando origem a comoventes demonstrações globais de solidariedade.

Afirmou que a Guerra de Putin é um ato de covardia e irresponsabilidade, em pleno século XXI, entre povos irmãos, já que ucranianos também lutaram para defender Stalingrado.

Concluiu dizendo que a paz é insubstituível.

Dr. Alfredo Atiê, um dos presentes, fez uso da palavra mencionando Tolstoi, autor de “Guerra e Paz”.

Alfredo Atiê, inspirado pela obra, discorreu sobre a paz positiva e a paz negativa.

A idéia de "paz positiva" é relacionada ao entendimento de que a paz não é o contrário apenas da guerra, mas é contrário de todas as formas de violência. Já a "paz negativa" seria pensar apenas em "guerras" e ignorar todas as outras formas de violência, incluindo questões individuais e sociais.

Essa obra prima atemporal, de Tolstoi, ao acompanhar o percurso de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820, narra a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida de centenas de personagens.

Em meio a cenas de batalha, bailes da alta sociedade e intrigas veladas, destacam-se as figuras memoráveis dos irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, cuja busca espiritual serve como espécie de fio condutor e o torna uma das mais complexas personalidades da literatura do século XIX.

Ao descrever o cotidiano e os grandes acontecimentos que se sucederam à invasão de Napoleão em 1812, Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana.

Cada encontro da Comissão de Juristas de Lingua Portuguesa alimenta mente e alma e nos faz aguardar ansiosos o próximo.

Valéria Calente

Comentários
Assista ao vídeo