Cultura - Teatro

Teatro Sérgio Cardoso recebe, presencialmente, o 20º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

23 de Março de 2022

Toda a programação do concurso é gratuita e aberta ao público, respeitando a capacidade do local e seguindo todas as regras sanitárias

Foto de divulgação: Maria Callas

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe o evento de abertura oficial do 20º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas no dia 27 de março, domingo, às 11h. A entrada é gratuita e aberta ao público mediante reserva de ingresso pelo site da Sympla. No programa, serão executadas obras de Giuseppe Verdi e Antônio Carlos Gomes.

O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas é destinado a cantores líricos brasileiros e latino-americanos entre 18 e 40 anos de idade, esta edição teve, ao todo, 98 inscrições - sendo 75 de brasileiros e 23 de outros países da América Latina. Para a semifinal, foram selecionados 43 artistas de dez estados brasileiros e também da Argentina, Chile, Colômbia e México. Os vencedores serão anunciados no dia 3 de abril de 2022, domingo, em um recital que acontece a partir das 11h, também no Teatro Sérgio Cardoso.

O júri presencial é composto por nomes de destaque e importância na cena lírica nacional e internacional. Entre eles estão Sabino Lenoci (editor chefe da revista especializada l’Opera International Magazine – Itália), José Velasco (Agente artístico internacional), Carlos Rauscher (Membro do Conselho Consultivo e do Comité artístico do Cultura Artística), Fernando Sáns Riviere (Diretor chefe da revista especializada Ópera Acutal de Barcelona – Espanha), Fulvio Macciardi (Superintendente e diretor artístico do Teatro Comunale de Bologna – Itália) e Luiz Fernando Malheiro (diretor artístico do Festival Amazonas de Ópera, Diretor artístico e regente titular da Orquestras Amazonas Filarmônica) como presidente da banca.

Sobre o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

Criado por Paulo Abrão Esper em 1993, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo e do Festival Callas, o concurso realizou 10 edições bianuais até o ano de 2011. No ano de 2013 começou sua trajetória anual até 2017 realizou o concurso para um título de ópera, além dos primeiros grandes prêmios masculino e feminino. Os títulos produzidos durante esses 5 anos foram Rigoletto (G. Verdi – 1813-1901), Il Barbiere di Siviglia (G. Rossini – 1792-1868), Carmen (G. Bizet – 1838-1875), La Bohème (G. Puccini – 1858-1924) e La Traviata (G. Verdi).

Em 2018 o Concurso percebe a necessidade de mudança em sua estrutura e passa a oferecer três prêmios masculinos e três femininos, sendo 1o; 2o e 3o lugares em cada categoria. E premiações para qualquer candidato efetivamente inscrito e que se apresente presencialmente ao menos na fase semifinal, concorrendo a papéis de ópera em títulos realizados pela Cia Ópera São Paulo, recitais e concertos. E, ainda, os prêmios oferecidos por parceiros da Cia Ópera São Paulo e do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

Em razão da pandemia, o concurso passou a realizar sua fase eliminatória de forma remota, ou seja, por vídeos gravados pelos candidatos e avaliados por uma comissão para selecionar os candidatos para a fase semifinal presencial.

Serviço:
Abertura Oficial do 20º Festival Callas
Dia 27 de março de 2022, domingo, às 11 horas 
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Nydia Licia
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista | São Paulo – SP
Ingressos: Entrada Gratuita | Retirada de ingresso pela Sympla
Classificação etária: 12 anos

Programa: 
Concerto Maria Callas
Orquestra Sinfônica de Santo André e Solistas
Regência Maestro Abel Rocha
Obras de G. Verdi e A. Carlos Gomes no programa

Recital Vencedores do 20º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas Solistas e Piano
Dia 3 de abril de 2022, domingo, às 11 horas
Solistas e piano

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Nydia Licia
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista | São Paulo – SP
Ingressos: Entrada Gratuita | Retirada de ingresso pela Sympla
Classificação etária: 12 anos
 
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e diversos programas de difusão cultural e economia criativa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 17 anos, a entidade desenvolveu 12 mil ações culturais, atingindo mais de 25 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.

Redes Sociais TSC
Instagram | Facebook | Site

Comentários
Assista ao vídeo