Por que trazer um filho a este mundo? É a pergunta que a Unilever responde com o “Project Sunlight”, lançado mundialmente no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Universal da Criança. A campanha envolve várias ações baseadas em uma pesquisa realizada entre pais e filhos nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Inglaterra, em que especialistas ouviram o que eles esperam do mundo e o que as aflige, e quais são as suas expectativas e esperanças para as gerações futuras.
O estudo foi realizado com oito mil pessoas, sendo metade com os pais e outra metade com seus filhos, entre 8 e 12 anos de idade. O resultado mostra que as crianças são a chave para motivar os adultos a adotarem estilos de vida mais sustentáveis, e uma poderosa influência para a mudança de hábitos dos pais. Nove em cada 10 pais dizem que o otimismo e o entusiasmo naturais das crianças os inspiram a fazer do mundo um lugar melhor, e sete em cada 10 pais dizem que sua maior motivação para quererem viver de um modo mais ecológico é o futuro de seus filhos.
Para ilustrar a mensagem que a companhia deseja transmitir, um vídeo, encomendado especialmente pela Unilever e dirigido pelo diretor vencedor do Oscar, Errol Mortis, mostra que, embora não pareça, o mundo nunca esteve melhor para se viver. Com quase cinco minutos de duração, o curta, criado e produzido pelas agências DAVID e Ogilvy & Mather, mostra a reação de futuros pais ao assistir a imagens emocionantes e otimistas de um futuro melhor para as crianças. Com o lançamento do “Project Sunlight”, a Unilever irá conscientizar as pessoas a viver de forma sustentável e ajudará 2 milhões de crianças no Dia Universal das Crianças.
Além disso, uma campanha no Twitter com 10 celebridades chama a atenção dos fãs para o vídeo que recebe o nome de “Anthem”. No último domingo (17/11), Felipe Andreolli, Fernanda Paes Leme, Fernanda Pontes, Fernanda Souza, Fiorella Matheis, Giovanna Lancelotti, Patrícia Maldonado, Samara Felippo, Sérgio Marone, e Tata Weneck mudaram suas fotos para uma imagem iluminada por raios de sol. No dia 20 de novembro (quinta-feira) todos convidaram seus seguidores para ver o vídeo com a hashtag #futuromelhor
No mesmo dia, outras duas ações aconteceram, uma delas na Maternidade Santa Joana, em São Paulo, onde um vídeo será produzido com depoimentos das novas mamães sobre quais são seus medos e desejos para seus filhos, recém-nascidos. O resultado final será postado nos canais da Unilever nas redes sociais.
A outra ação aconteceu na manhã de quarta-feira, em um café da manhã com influenciadores online no espaço Chácara Santa Cecília, onde foi apresentado o vídeo da campanha e aconteceu uma palestra com a psicóloga e consultora em educação, Rosely Sayão, que debateu sobre o tema com os convidados e com a presença, também, da diretora de mídia da Unilever, Maria Luisa Lopez.
O “Project Sunlight” terá início em um hub online – www.projectsunlight.com – que reúne as histórias dos projetos sociais das marcas da Unilever ao redor do mundo, e mostra aos consumidores como eles podem se envolver com as várias atividades do projeto, e como elas podem ajudá-los a fazer pequenas mudanças em seu cotidiano, rumo a um estilo de vida mais sustentável.