Viver - Esporte

Beach Tennis: conheça o esporte do momento, as regras e os benefícios

17 de Março de 2022

Especialista explica que a prática melhora concentração, força e velocidade

O interesse pela modalidade cresceu no Brasil! O beach tennis (BT ou tênis de praia) é um esporte italiano e derivado do frescobol, chegou ao Brasil por volta de 2008 e tem se popularizado. A prática tem se tornado um meio interessante para a promoção de um estilo de vida mais ativo, dentro do modelo de saúde que atende às necessidades biopsicossociais dos praticantes.

Foto: Divulgação

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Bianca Carnavale, dentre os principais benefícios da prática, observa-se a melhora da concentração, velocidade de reação e socialização. “O sucesso do beach tennis é pela facilidade com que a pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona, mesmo para quem nunca praticou antes, não é necessária experiência ou habilidade para começar. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde com: gasto calórico médio de até 600 kcal, aumento do condicionamento físico geral e, além, do controle da pressão arterial de praticantes com hipertensão”.  

Bianca explica que o BT é acessível a todas as idades, mas ressalta a importância do acompanhamento de um especialista para o aprendizado de forma segura e eficiente das técnicas e estratégias de jogo. “Além disso, realizar exercícios na areia é uma maneira saudável de fortalecer e melhorar o sistema cardiovascular, por conta de sua intensidade e dinâmica. Com a movimentação intensa em terrenos mais duros costuma ser perigosa, na areia é uma forma de evitar lesões”.

Sobre a adesão da prática, a facilidade do desenvolvimento do jogo, somado ao ambiente descontraído e praiano em meio a cidade, por exemplo, favorecem a disseminação do esporte. Além de oferecer benefícios como força e resistência a quem joga, é uma forma a mais de praticar um esporte regularmente, principalmente em tempos em que o isolamento social afastou a muitos e reduziu drasticamente o nível de atividade física das pessoas.

Conheça as regras:

De acordo o regulamento da confederação Brasileira de BT (2020), sozinhos ou em duplas os jogadores disputam o melhor de 3 sets e até 4 games.  Em caso de empate em 3x3, joga-se um tie-break até 7 pontos. Em caso de empate em sets 1-1, o terceiro set será disputado em um match tie-break de até 10 pontos. Em todos os games, caso aconteça empate em 40x40, haverá disputa em NO-AD (sem vantagem). Mas quando a motivação dos jogadores é a diversão e o lazer, a adaptação das regras com certeza é válida.  

 A Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) foi criada em 2009 e atualmente possui 5.500 atletas cadastrados, sendo 1.100 filiados a 16 federações estaduais. Existem as categorias profissionais e amadoras para vários níveis de condicionamento e idade. Em 2022, a CBBT será a primeira entidade a ter um centro de treinamento específico para a modalidade em Atibaia (SP). 

Comentários
Assista ao vídeo