Viver - Beleza

Pós-verão: especialista dicas de como recuperar os cabelos dos efeitos da estação

15 de Março de 2022

A tricologista Viviane Coutinho comenta sobre o tratamento ideal para os fios

Os cabelos precisam de cuidado durante todo o ano, mas é no verão que a atenção deve ser redobrada. E com o fim da estação, os fios costumam ficar ressecados, quebradiços e com frizz pela grande exposição ao sol, mar e ao cloro da piscina.  

A tricologista Viviane Coutinho explica que os cabelos sofrem variações de acordo com as estações e defende os cuidados específicos após as agressões sofridas durante a estação mais quente do ano.

“Os raios solares precipitam ou aumentam a queda dos cabelos de um a quatro meses depois de seu ápice, que é o verão. Três meses depois vem o outono, trazendo o chamado eflúvio telógeno decorrente do sol de verão”, afirma. 

Para um tratamento eficaz, deve-se começar a usar produtos específicos para o verão. Eles possuem, em sua fórmula, elementos hidratantes e protetor solar para os fios, que ajudam a evitar mais danos. Quem opta por usar os cabelos lisos, deve investir em termoprotetores que diminuem os danos causados por secadores, chapinhas e babyliss. 

Viviane explica o passo a passo de ouro para a recuperação das madeixas: 

“O ideal é investir em hidratações em casa a cada 20 ou 30 dias e usar um shampoo mais adstringente a cada 15 dias, que irá proporcionar uma maior limpeza.  Já com os profissionais especializados, como em salões e consultórios de terapia capilar, há opções de reposições proteicas para proporcionar maior resistência nos cabelos”, explica.  

Vale frisar que cada tipo de cabelo deve ser tratado de um modo. Os cabelos com química, já fragilizados ficam quebradiços e ressecados e precisam de produtos específicos. O ideal é unificar tratamentos de salão de beleza com shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados. Já os cabelos loiros, além de danificados, podem ficar esverdeados pela ação do cloro. Para evitar o processo, deve-se enxaguá-los com água doce, após o banho no mar ou piscina.  

Em todos os casos, os fios devem ser lavados com água morna a fria, o que mantém o brilho e a maciez. A reposição lipídica também é uma ótima opção, com o uso de óleos, de acordo com a necessidade – como o de argan, abacate e macadâmia, por exemplo. E havendo queda, é extremamente importante a procura por um profissional que saiba avaliar os problemas e soluções para o dano. 

“A partir dessa etapa, o especialista faz um acompanhamento do tratamento escolhido, que é totalmente personalizado e voltado para as necessidades do couro cabeludo e da fibra capilar”, finaliza Viviane.

Comentários
Assista ao vídeo