Cultura - Música

Dinah Perry volta ao palco com Divas em homenagem às estrelas do cinema

21 de Novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mágico e eterno encantamento provocado pelas estrelas do cinema foi o quê inspirouDinah Perry a montar Divas, espetáculo de teatro musical que está em cartaz, no Teatro Augusta (Sala Experimental), em São Paulo, até dia 15 de dezembro.

Dinah assina concepção e direção da montagem que mescla textos autorais, coreografias criadas e interpretadas pela própria atriz e bailarina e direção musical do maestro Edmundo Villani-Côrtes. O espetáculo conta também com participação de quatro bailarinos - Átila Freire, Ricardo Januário e Yuri Ruppini - que contracenam e dançam com Dinah Perry.

Divas é uma montagem que traz como referência o glamour das estrelas dos anos 30, 40 e 50 do século XX, que marcaram época pelo talento, versatilidade e charme. Dinah Perry faz uma releitura desses “anos dourados” dos musicais de Hollywood, simbolizados pelas divas Marilyn MonroeLiza MinelliCyd CharisseLeslie Caron Ginger Rogers, mulheres que usaram o corpo como uma forma de expressão.

As cenas e coreografias são inspiradas nas fitas originais do cinema e nas características que imortalizaram as estrelas homenageadas. As referências são explícitas em Divas, mas o espetáculo é uma adaptação das películas originais, feita por Dinah Perry. Inclusive a trilha sonora segue a mesma linha: são temas originais, criados pelo maestro Villani-Côrtes, que trazem apenas referências das trilhas dos filmes. A música ao vivo, executada pela pianista Deise Hattum, é outro artifício usado pela atriz e bailarina para promover interação entre as cenas e maior intimidade entre espetáculo e espectador.

O cenário reconstitui um cabaré, proporcionando o clima apropriado à encenação intimista e densa. Os elementos cênicos ficam expostos. As caracterizações são coreografias à parte: realizadas na frente do público, provoca curiosidade e fascínio ao revelar o ato de compor uma personagem com simplicidade, delicadeza e arte.

As personagens vividas por Dinah são instrumentos para elucidar e explorar o universo feminino mergulhando em temas como paixão, sensualidade, melancolia e amor, traduzidos em diferentes situações vividas pelas “divas”. Ela quer mostrar de forma poética a força da mulher; uma mulher que deixa sua marca na história da sociedade por meio do comportamento e das posturas sociais e artísticas.

O espetáculo une teatro e dança com a linguagem artística particular de Dinah Perry. Ela selecionou algumas cenas marcantes de musicais, estrelados pelas atrizes em questão, e as traduziu para o palco explorando os simbolismos das expressões femininas universais, contrapondo a realidade e o sonho, características antagônicas comuns ao universo da mulher. A realidade aparece nos textos autorais lúdicos, abrindo cada cena teatral; já o sonho da mulher se revela em forma de idealismo e fantasia, quando Dinah incorpora Marilyn, Liza, Cyd, Leslie ou Ginger e o corpo dançante se revela como expressão máxima da alma feminina.

 

Ficha técnica

Musical: Divas

Concepção, direção e coreografia: Dinah Perry

Elenco: Dinah Perry e bailarinos/atores (Átila Freire, Ricardo Januário e Yuri Ruppini).

Música (composição e adaptação): Edmundo Villani-Côrtes

Piano: Deise Hattum

Preparação vocal: Efigênia Côrtes

Preparação corporal: Fernando Machado

Fotos: Dennis Phillipps

 

Serviço

Estreia: 15 de novembro – sexta-feira – às 21h30

Teatro Augusta (Sala Experimental)

Rua Augusta, 943 – Consolação/SP – Tel: (11) 3151-4141

Temporada: sexta (21h30), Sábado (21 horas) e domingo (19 horas) – Até 15/12

Ingresso: R$ 50,00 (meia: R$ 25,00) – Duração: 70 minutos – Gênero: Teatro musical

Classificação etária: 12 anos - Bilheteria: 4ª a 5ª (14h às 21h), 6ª (14h às 21h30), sáb. (15h às 21h) e dom. (15h às 19h) - Lotação: 50 lugares - Aceita dinheiro e cartões (MC, D, V, RS e VE). Reservas p/ telefone: 4ª a sáb. (15h às 19h) e dom. (15h às 17h) - Ingressos antecipados: www.ingressorapido.com.br (tel 4003-1212). Acesso universal. Ar condicionado. Estacionamento conveniado no local – Site: www.teatroaugusta.com.br

 

Comentários
Assista ao vídeo