Business - Agronegócio

Entenda melhor as funcionalidades e os principais tipos de máquinas agrícolas

14 de Março de 2022

O avanço da tecnologia e a alta da demanda, fez com que a produção de alimentos se tornasse maior e, consequentemente, os agricultores precisam investir em equipamentos que os ajudem a ter uma qualidade e produtividade boa. Graças às máquinas agrícolas, há a possibilidade de se realizar os processos de plantio e colheita de formas mais padronizadas, o que ajuda a otimizar os procedimentos.

Existem diferentes tipos e modelos de máquinas que atuam no setor de agronegócio e, cada uma delas possui uma função diferente que é importante em uma parte diferente do processo. Algumas delas são: semeadura, preparo do solo, transplante, plantio e também na aplicação dos fertilizantes e dos adubos também. Veja a seguir as principais máquinas que são consideradas indispensáveis para o agronegócio.

Foto: Agrofy

Do que se trata as máquinas agrícolas?

Basicamente, as máquinas agrícolas são apetrechos que dão a possibilidade para uma mecanização de trabalhos específicos da zona rural. Em geral, elas se tratam de equipamentos mais pesados que tem como principal serventia, realizar tarefas pesadas em pouco tempo. Esses tipos de trabalhos demorariam dias para serem realizados se fossem com pessoas. Para que esses diferentes trabalhos possam ser realizados, existem diferentes tipos de equipamentos para o campo.

Preparo do solo: trator

Quando se trata de preparar o solo para o plantio, o trator é a máquina mais indicada. Essa é a parte inicial da safra, ela antecede o plantio das sementes. A principal função do trator é revolver o solo de forma que as condições físicas e químicas ideais para o desenvolvimento daquele alimento.

O trator é um equipamento que pode ter acoplado em seu corpo o acessório agrícola chamado de arado. Ele é a peça ideal para lavrar o solo e descompactar a terra. Ele é uma máquina pesada que tem como funcionalidade principal tracionar.

Máquinas para fase de plantio: semeadoras

Elas também podem ser consideradas acessório rurais, isso porque podem ser acopladas em alguns modelos de tratores. O seu principal objetivo é abrir os sulcos da terra, distribuir as sementes por meio dela, nas quantidades certas de forma padrão, depois cobrir essas sementes e, por fim, compactar o solo que está ao redor do local onde elas foram depositadas. Pode-se encontrar apetrechos tanto para o plantio direto quanto para o convencional.

Máquinas agrícolas para colheita: colheitadeira

As colheitadeiras têm como principal função colher os cereais e as demais culturas agrícolas da forma mais consistente, rápida e precisa possível. Existem, basicamente, três tipos diferentes desse modelo de máquina: automotrizes, montadas e de arrasto. Cada uma delas possui uma variedade entre si para poder atender às diferentes demandas do campo.

As automotrizes são equipamentos bastante fortes e que possuem a capacidade de realizar todas as tarefas da fase da colheita com um motor próprio. Já as montadas têm a necessidade de serem tracionadas por um trator agrícola. O modelo de arrasto tem a vantagem de poder ser equipado com um motor auxiliar e/ou também ser tracionadas por um trator.

Comentários
Assista ao vídeo