Business - Agronegócio

Santander DATAGRO faz abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23 supera expectativa

11 de Março de 2022

Com direito à viagem inaugural de ônibus movido a biometano, evento reuniu autoridades, executivos do setor sucroenergético, produtores, usineiros e mais de 1300 pessoas

Na manhã da última quarta-feira (9), a 6ª edição do evento Santander DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23 foi o destino da viagem inaugural do ônibus para transporte coletivo urbano da Scania, movido a biometano e/ou gás natural. A viagem experimental, inédita na cidade de Ribeirão Preto, foi responsável pelo traslado das autoridades que participaram da abertura oficial do evento.
 
Estavam a bordo: o senhor Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto; Arnaldo Jardim, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de Valorização do Setor Sucroenergético; Itamar Borges, Secretário de Estado da Agricultura do Estado de São Paulo; Francisco Maturro, Secretário Executivo; Christopher Podgorski, CEO e Presidente, Scania Latin America; Plinio Nastari, Presidente DATAGRO; Eduardo Leão, Diretor Executivo UNICA; Maurilio Biagi Filho, Presidente, Grupo MAUBISA; João de Biase, Vice Presidente do Corporate, Santander Brasil; entre outros importantes nomes.  
 
Em seu retorno ao formato presencial, mas também com transmissão ao vivo para mais de 2000 participantes, o evento Santander DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23 realizado dia 09 de março, em Ribeirão Preto (SP), recebeu o dobro da quantidade prevista de participantes presenciais nesta retomada pós-Covid: foram 1380 participantes. Representando um aumento de 20% em relação ao número da última edição totalmente presencial do evento, em 2020. 
 
Durante a cerimônia de abertura, a guerra entre Ucrânia e Rússia, assunto em voga na mídia, foi também foco de considerações feitas pelas autoridades e executivos do segmento sucroenergético presentes.
 
A mensagem central foi de que a atual situação de fornecimento de petróleo e gás provenientes da Rússia é mais um fator que aponta para a importância de se continuar avançando em direção a uma economia descarbonizada, que proporcionaria independência global de combustíveis fósseis.
 
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite adiantou que além de estar apto a receber elevados volumes de investimentos em projetos “verdes”, o Brasil já desenvolve propostas para viabilizar a criação de um mercado de carbono nacional.
 
Ele afirmou que o país é o que mais apresenta diversidade de rotas para descarbonização e que a geração de créditos de carbono verdes, inclusive advindos do biometano, poderão ser negociados e utilizados na prática como ativos ambientais-financeiros do Brasil.
 
"Poderemos exportar estes créditos", disse.
 
Ainda durante a cerimônia de abertura, Patrick Tranjan, subsecretário de Articulação Regional de São Paulo, que na oportunidade representou o senhor Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado de São Paulo, anunciou que o governo do Estado revisará o material didático utilizado no sistema educacional público, com o intuito de corrigir incongruências acerca do que se fala a respeito do agronegócio.
 
"A maneira como se fala do agro no material escolar é o modo como a população vai enxergar o agro", disse Tranjan.
 
No evento, a DATAGRO anunciou parceria com o movimento "De Olho no Material Escolar", cuja missão é contribuir para que o conteúdo do material didático distribuído às escolas reflita a realidade moderna e atual do agro brasileiro.
 
“Eu quero dizer com muito orgulho que a DATAGRO faz parte da associação, contribuindo com conteúdo para ajudar a haver uma melhor compreensão das nossas crianças sobre a importância do agro para todo o pais”, disse Plinio Nastari.
 
A DATAGRO divulgou, também, suas estimativas para a safra de cana 2022/23 em painel moderado por Renato Pontes Cunha, Presidente SINDAÇÚCAR – PB e Presidente da Novabio, com participação de Plinio Nastari, presidente da DATAGRO; Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); e Alberto Gomes, engenheiro agrônomo da DATAGRO.
 
Destaque para ameaça à safra 22/23 no Centro-Sul do Brasil devido ao clima irregular. As condições do 1º terço da safra, piores por conta do fogo e geadas do ano passado, trazem viés de baixa para estimativa de 562 mi de t de cana para a região, por enquanto maior que a de 21/22 – 525 mi de t.

Mais informações e notícias sobre os painéis apresentados no eventohttps://portal.datagro.com/pt/

Serviço
Data: 09 de março de 2022
Local: Centro de eventos Taiwan – Av. Dr. Francisco Gugliano, 2710 – Royal Park, Ribeirão Preto

Sobre a DATAGRO
A DATAGRO é uma consultoria agrícola independente, que produz análises e dados primários sobre as principais commodities agrícolas. Com mais de 35 anos de experiência, analisa os mercados de açúcar, etanol, energia, milho, soja, carnes, e suas relações com a economia como um todo. Concentra suas atividades em cinco escritórios – Alphaville/São Paulo, Ribeirão Preto, Santos, Recife e Nova York (EUA). Através de análises inovadoras e diferenciadas, fornece ferramentas para uma melhor compreensão do mercado, agregando valor ao posicionamento estratégico e comercial de seus Clientes.

A DATAGRO assessorou empresas privadas e governos em iniciativas relacionadas a planejamento energético (em etanol, gasolina e outros biocombustíveis), desregulamentação, integração e disputas comerciais no US-ITC e na OMC. Além disso, a DATAGRO trabalha continuamente para a diversificação da indústria agroenergética e o desenvolvimento dos biocombustíveis em diferentes países do mundo. A base de clientes da DATAGRO é formada por produtores agrícolas, trading companies, bancos, distribuidores de combustíveis, fornecedores de insumos, governos, fundos de investimentos, empresas de logística, e agências de informação de todo o mundo.

Comentários
Assista ao vídeo