Notícias - Viralizou na Internet

Nos EUA, gambá com deficiência reaprende a andar e viraliza na web

25 de Fevereiro de 2022

Após ser atacado ainda filhote, animal foi diagnosticado com nanismo, osteoporose e escoliose e recebeu cadeira de rodas personalizada

A história de amor de uma protetora e de superação de um gambá ganhou o noticiário do mundo animal nos Estados Unidos, nesta semana. Graças a uma cadeira de rodas personalizada, o gambá chamado Kewpie está reaprendendo a andar. As informações são do Costa Norte.

Animal sofre ataque ainda filhote | Foto: Reprodução / Handicappedpets.com / Tonya Poindexter 

O animal, que vive em tempo integral na ONG Wilderness Trail Wildlife, no Kentucky, sofreu um trauma ainda filhote após ser perseguido e atacado por um gato em uma árvore.

“Ele estava infestado de pulgas e com anemia extrema”, disse Tonya Poindexter, fundadora da ONG que adotou o animal desde então.

Kewpie também foi diagnosticado com escoliose, osteoporose, nanismo e tem a perna traseira esquerda mais curta. Ele também perdeu um olho, disse a revista People nesta quarta (24/2) e superou uma infecção no ouvido que comprometeu seu equilíbrio.

Tônia publicou um vídeo em que conta a história de Kewpie (assista abaixo).

A ONG que adotou o gambá, agora com um ano e meio, disse que recebeu uma cadeira de rodas personalizada de especialistas em mobilidade animal da Walkin’ Pets, outra organização que apoia animais de estimação idosos, feridos e com necessidades especiais.  

Com sede em New Hampshire, a Walkin’ Pets nunca havia construído uma cadeira de rodas para uma gambá antes e se ofereceu para projetar o equipamento e doá-lo à Kewpie. Com patas curtas, os gambás são baixos no chão, e a primeira cadeira de rodas para gambás precisou considerar esse aspecto.

Em vídeo, Tonya, a fundadora da ONG onde Kewpie vive, disse que ele “recuperou sua dignidade”. “Segurá-lo e carregá-lo é bom para ele um pouco, mas ele gosta de ir em busca de suas próprias aventuras”.

Tonya afirmou que o gambá está aprendendo como suas rodas funcionam e descobrindo que é mais fácil andar com elas do que se arrastar pelo chão. “Por ele ser tão adorável, eu fiz dele meu embaixador em minhas apresentações na USDA (United States Department of Agriculture –  equivalente ao nosso Ministério da Agricultura)”.

Comentários
Assista ao vídeo