Business - Agronegócio

Inovação em nutrição de solo beneficia produção de cana-de-açúcar

24 de Fevereiro de 2022

Adubação reúne nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, que reduz perdas por volatilização

As chuvas em São Paulo e Minas Gerais nos meses finais do ano passado e previsões apontando para normalidade das precipitações até março apontam para um cenário positivo para o mercado sucroenergético no início de 2022, especialmente após as secas e geadas da safra anterior.

Para que as perspectivas positivas se concretizem, o produtor de cana-de-açúcar deve considerar não somente as condições climáticas, mas também a saúde do solo e o manejo da fertilidade, fundamentais para que as plantas tenham um melhor desenvolvimento. Lembrando que as áreas de cultivo de cana-de-açúcar podem ser deficientes em alguns nutrientes essenciais para a cultura.

A adubação correta e consciente, além de garantir o desenvolvimento vegetativo do canavial, também permite que as raízes se desenvolvam não só na superfície, mas também em camadas mais profundas –o que é essencial em uma cultura semiperene. “Como não podemos controlar o clima, para alcançar ótimas produtividades na cultura, precisamos utilizar informações técnicas adequadas e fazer o manejo correto do solo e da cultura”, afirma Maria Luisa Aguiar, gerente de Produtos de Performance da Mosaic Fertilizantes.

Portanto, para garantir uma lavoura mais rentável e produtiva, o produtor precisa investir na sinergia entre os nutrientes. Para isso, a Mosaic Fertilizantes desenvolveu o Excellen, um produto exclusivo a base de ureia estabilizada (46% de nitrogênio).

A formulação de nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease reduz perdas por volatilização e gera benefícios como redução de cerca de 20% nos custos com armazenagem, melhora no manejo operacional com redução de perdas de insumos durante o manuseio pois os grânulos não empedram e diminuição do potencial de queima de folhas nas lavouras de cana-de-açúcar. “O nitrogênio é um dos nutrientes mais absorvidos pelas plantas e está envolvido na formação de componentes estruturais e metabólicos, sendo fundamental para lavouras saudáveis e de elevada produtividade de cana-de-açúcar”, explica Maria Luisa.

Contando com o portfólio mais completo do mercado em oferta de nutrição de solo, a Mosaic Fertilizantes investe constantemente no desenvolvimento de tecnologias que geram benefícios químicos, físicos e biológicos aos solos e processos produtivos. Dessa forma a empresa auxilia agricultores a alcançar os máximos potenciais produtivos das culturas, contribuindo para a ampliação de sistemas agropecuários mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudança climática e demanda por alimentos. “Além das soluções em nutrição de solos, nosso time de agrônomos atua também no campo para aconselhar os agricultores a tomar a melhor decisão para alcançar os potenciais produtivos de suas culturas. O Excellen promove uma adubação nitrogenada 25% mais uniforme, economizando 20% de hora-máquina”, complementa Maria Luisa.

Comentários
Assista ao vídeo