A TV Brasil apresenta amanhã, terça-feira, dia 19 de novembro, às 23h, o programa Arte do Artista. E com uma convidada mais que especial, a atriz Marieta Severo. O Arte do Artista desta terça busca fazer uma comparação entre as linguagens do cinema e do teatro, respeitando as virtudes da poética do imaginário de cada uma delas. Quem veio antes: Eisenstein ou Eurípides? O ovo do teatro ou o ovo do cinema? As perguntas são feitas por Aderbal Freire-Filho no último episódio desta temporada do Arte do Artista.
A partir da peça "Incêndios", que virou um filme canadense concorrente ao Oscar e que, no momento, está em cartaz no Rio de Janeiro, o programa traça um paralelo entre esses dois mundos ao entrar nos bastidores do teatro, desmontando o espetáculo, invadindo algumas cenas e conversando com os atores do elenco liderado por Marieta Severo.
“Quem viu o filme, é difícil você competir, entre aspas, com aquelas imagens tão fortes. E aí a gente vê que o teatro, quando ele consegue se realizar e ter a força dele ali, ele tem uma força tão grande quanto a imagem. Tudo acontece passeando no tempo e no espaço, quarenta anos pra trás, quarenta pra frente, uma cena no oriente, a outra no ocidente, sabendo que o teatro pode fazer essas viagens todas e propor essa viagem pra imaginação do espectador”, diz Marieta.
O programa ainda mostra bastidores da peça "Incêndios" e boas lembranças da atriz, que recorda com Aderbal, partes integrantes do cenário do programa, que também já foram peças pertencentes de diversos espetáculos dirigidos por ele. O Arte do Artista será veiculado amanhã, terça, às 23h, na TV Brasil.