Viver - Esporte

Os cinco melhores jogadores que atuaram no FC Barcelona e no Valencia CF

17 de Fevereiro de 2022

Barcelona vs Valencia CF é um grande desafio para os fãs de futebol em todo o mundo, e não é nenhuma surpresa que alguns dos maiores nomes do futebol se alinharam em ambos os lados da rivalidade

Aqui estão cinco dos melhores jogadores que atuaram no Barcelona e no Valência, além de uma menção especial a um homem que ocupou o banco de reservas em Camp Nou e Mestalla nos últimos anos.

David Villa

Poucos jogadores conseguem se tornar lendas em dois clubes diferentes, mas isso é exatamente o que David Villa fez no Valencia e no Barcelona. O atacante asturiano desembarcou no Mestalla em 2005 com 23 anos e marcou 129 gols pelo clube nas cinco temporadas seguintes, tornando-se o quinto artilheiro da história do clube.

Ele estava há muito tempo vinculado a uma transferência do Mestalla e acabou se mudando para o Barcelona em 2010, o verão em que desempenhou um papel de destaque na vitória da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul. Se o sucesso veio rápido para ele em Valência, foi ainda mais rápido no Camp Nou, onde conquistou o título de LaLiga Santander e a Liga dos Campeões em sua primeira temporada. Sua transferência deve ser considerada uma das mais astutas da história recente do Blaugrana.

Legenda das fotos: David Villa teve grande sucesso em ambos os clubes. Ele marcou 129 gols pelo Valencia entre 2005-2010, tornando-se o quinto melhor artilheiro de todos os tempos do clube, antes de ir para o Barcelona para levar LaLiga Santander e a Liga dos Campeões.

Jordi Alba

Jordi Alba pode ter se formado na academia do Valência, mas na verdade ele começou sua educação futebolística na academia La Masia do Barcelona. Depois de ter sido dispensado pela equipe da capital catalã, mudou-se para Cornellà e depois para Valência, onde chegou à primeira equipe como um dos jogadores mais promissores do futebol mundial.

Após três temporadas impressionantes na primeira equipe do Valência, durante as quais dominou a transição de extremo esquerdo para lateral-esquerdo, foi contratado pelo Barcelona e desde então tem vindo a voar pelo flanco esquerdo com grande êxito.

Legenda das fotos: O lateral Jordi Alba, nascido no Barcelona, chegou ao cenário mundial em Valência antes de voltar para seu clube de infância em 2012. Desde então, ele consolidou sua reputação como um dos melhores laterais do futebol mundial.

Paco Alcácer

Paco Alcácer estrelou o Valencia antes de se mudar para o Barcelona em 2016 e passar duas temporadas na Catalunha. Nascido nos subúrbios de Valência, Alcácer ingressou na academia do clube de sua infância quando era jovem e subiu na classificação antes de fazer sua estreia na equipe principal com a tenra idade de 17 anos. Ele marcou 43 vezes em 124 partidas, ganhando a capitania do clube , antes de ingressar no Barcelona.

No Camp Nou, ele conseguiu uma relação muito útil de minutos por gol de um gol a cada 153 minutos e ajudou a sua equipa a ganhar títulos consecutivos da Copa del Rey e um campeonato de LaLiga Santander. Seguiu-se uma transferência para o Borussia Dortmund, onde continuou a sua notável habilidade para marcar o gol em grandes jogos, antes de regressar à LaLiga em 2020 com o Villarreal CF.

Legenda da foto: Paco Alcácer subiu na hierarquia ao ser capitão do Valencia, seu clube de infância, antes de ingressar no Barcelona em 2016, onde conquistou o LaLiga Santander e os títulos consecutivos da Copa del Rey.

Gaizka Mendieta

O internacional espanhol aposentado Gaizka Mendieta fez seu nome em Valência, representando o clube da costa leste de 1992 a 2001, ganhando a Copa del Rey de 1999 e marcando um dos melhores gols do torneio na final contra o Atlético de Madrid.

A partir daí, o jogador basco tornou-se o jogador espanhol mais caro de todos os tempos, ao se transferir para a Lazio, da Itália, antes de voltar para a LaLiga com o Barcelona por empréstimo. Agora um Embaixador da LaLiga, Mendieta é lembrado com carinho pelos dois grupos de fãs.

Legenda da foto: Um dos melhores capitães da história do Valência, Gaizka Mendieta liderou o time que alcançou duas finais consecutivas da Liga dos Campeões no final da década de 1990. Ele se tornou o espanhol mais caro de todos os tempos antes de ir para o Camp Nou, onde jogou ao lado de jogadores como Luis Enrique, Rivaldo e Patrick Kluivert.

André Gomes

Agora no Everton, André Gomes fez a sua viagem à Premier League via Valencia e Barcelona. O meia português mudou-se do Benfica para o Valencia no verão de 2014 e viveu duas temporadas impressionantes com Los Che.

Depois de vencer a Euro 2016 com Portugal, ele assinou pelo Barcelona no final de julho e passou dois anos no Camp Nou, ganhando quatro troféus antes de seguir para a Premier League.

Legenda da foto: Andre Gomes teve duas temporadas de sucesso em Valencia entre 2014 e 2016 antes de se transferir para o Barcelona, onde conquistou quatro troféus, incluindo o título de LaLiga Santander em 2018.

Ronald Koeman (como treinador)

O ex-treinador do Barcelona é uma instituição de clube, tendo estrelado o Dream Team de Johan Cruyff no início da década de 1990 e marcado o gol da vitória na final da Copa dos Campeões de 1992. Após sua aposentadoria na virada do século, ele foi considerado um futuro treinador do Barcelona, mas foi com o Valencia que ele fez sua primeira incursão na gestão de LaLiga.

Koeman chegou a Mestalla em 2007 com o clube em turbulência institucional, mas ainda liderou o time na conquista do título da Copa del Rey de 2008 em sua única temporada no clube. Doze anos depois, o holandês finalmente assumiu as rédeas do Barcelona, novamente levando o clube ao título da Copa del Rey em sua primeira temporada no cargo. O treinador deixou o cargo em outubro de 2021.

Legenda da foto: Ronald Koeman, que passou o auge de sua carreira como jogador no Barcelona na década de 1990, teve uma carreira de sucesso como empresário. Ele comandou o Barcelona e o Valencia na LaLiga Santander, ganhando títulos em ambos os lados.

Assista ao duelo entre Valencia e Barcelona neste domingo (20), às 12h15 nos canais esportivos do Grupo Disney e na plataforma de streaming Star+!

Não é só Futebol. É LaLiga.

#PlayLaLigaSantander

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis ​​pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander

Comentários
Assista ao vídeo