Viver - Esporte

Campeonato Inglês lucra mais com direitos de transmissão internacionais que domésticos

15 de Fevereiro de 2022

Pela primeira vez na história, a Premier League (Campeonato Inglês) terá mais lucro com os direitos de transmissão do exterior do que com o mercado interno. De acordo com a liga, os direitos de internacionais de transmissão foram negociados por 5.3 bilhões de libras, correspondendo ao período de 2022 a 2025. Enquanto isso, os direitos de transmissão para o mercado doméstico foram vendidos por 5.1 bilhões de libras para o mesmo período. Com isso, os ingleses conseguiram uma arrecadação de 10,4 bilhões de libras para o próximo ciclo de broadcasting.

Foto: Divulgação

Muito desse valor angariado pelo torneio se deve à grande competitividade da Premier League, que é vista como a liga mais disputada do globo, agradando tanto espectadores quanto palpiteiros de todo mundo. Sendo que os fãs brasileiros além de acompanhar os jogos de alto nível de perto, aproveitam a seleção das melhores plataformas de apostas online do confiavel.com para arriscar alguns pitacos no torneio. Já que no site, além de encontrar um catálogo das operadoras idôneas e seguras atuantes no país, o usuário ainda tem acesso a uma lista de bônus e promoções, assim como avaliações de clientes referentes a cada plataforma presente.

Diferença discrepante

Os valores relacionados com a negociação impressionam ainda mais quando levamos em consideração as quantias adotadas para o ciclo atual (2019 a 2022), que foi vendido por 4.27 bilhões de libras. Em comparação com as outras ligas da Europa, os ingleses estão bem à frente dos demais.

A La Liga, por exemplo, ainda está na segunda metade do seu acordo de cinco anos, e a exibição para o mercado internacional foi vendida por 3,7 bilhões de libras, enquanto para o doméstico por 2,9 bilhões de libras

Enquanto isso, o Campeonato Italiano tem um acordo de três anos, que foi negociado a 569 milhões de libras e o Campeonato Alemão também conta com um contrato com um valor semelhante, mas o período de duração é de quatro anos.

Retornando para o Campeonato Inglês, uma bela fatia do valor dos direitos de transmissão é dividida igualmente entre os clubes, já outras quantias variam de acordo com a posição que o time ocupa na tabela e a quantidade de jogos que são exibidos na TV. Com isso, o Manchester City, que foi a equipe que mais arrecadou com imagem na última temporada, recebeu 153 milhões de libras, já o Sheffield, que tinha a menor cota da competição, embolsou 96,5 milhões de libras. Lembrando que o campeão do torneio na temporada 2022/23 irá embolsar aproximadamente 173 milhões de libras.

Brasileiro é o queridinho de time inglês

Inúmeros times de destaque no exterior contam com ao menos um brasileiro em seu plantel, e nas equipes da Inglaterra não poderia ser diferente. Atualmente, Lucas Moura tem tido um desempenho impressionante no Tottenham sendo o queridinho do time inglês e alguns até o denominam como o ‘dono’ da equipe. Contudo, essas afirmações não são infundadas e os números apoiam aqueles que acreditam nesta teoria.

O brasileiro é o líder de assistência do Tottenham no Campeonato Inglês, sendo também aquele que cria mais chances de gols. Na temporada 2021/22 participou de 31 das 36 partidas disputadas pela equipe, boa parte delas como titular, onde balançou as redes em seis oportunidades. Com isso, só as estrelas Harry Kane e Son possuem mais gols que ele, 15 e 10 respectivamente.

No Campeonato Inglês, o Lucas Moura apenas não disputou um jogo, e coincidências a parte, o Tottenham acabou perdendo a partida. E além de liderar as estatísticas de passe para gols e chances criadas, ele também está na frente em dribles certos, faltas sofridas e duelos ganhos, de acordo com os dados do SofaScore.

Comentários
Assista ao vídeo